Controle de Umidade em Ambiente Fechado

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Controle de Umidade em Ambiente Fechado

Mensagempor jean » 14 Ago 2009 18:04

Boa tarde pessoal

Tenho uma aplicação para controle de umidade em uma estufa, e gostaria de opiniões dos colegas para achar uma solução para isso.

Dentro desta estufa vão ser colocados moldes de papelão que estão umedecidos com uma resina e deverão ser secas, até a umidade chegar a próximo de zero.

No topo da estufa tem um ventilador que fica tirando o ar de dentro da estufa, e a estufa possui uma entrada de ar com um filtro para evitar a entrada de poeira.

Bom o problema começa quando o dia está muito úmido, e ai o processo demora mais do que o habitual para secar o material.

Gostaria de sugestões de idéias de como seria a melhor idéia para este controle.

Pensei em usar um sistema de secagem de ar (tipo usado para ar comprimido) e controlar a entrada deste ar já desumidificado usar um dumper para controlar o volume de ar na entrada, e para saída desse ar controlar a velocidade de um ventilador. O que vocês acham?? Isso pode dar certo? Ou alguém tem alguma outra sugestão.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Ago 2009 20:00

Essa estufa esta aquecida ?

Se sim ---> faça uma depressão, ventilação mas, com restrição da entrada de ar.
O ar já deverá entrar pré aquecido.

105 °C
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor jean » 15 Ago 2009 10:12

Ola Djalma

Sim a estufa esta aquecida.
vou testar essa possibilidade.

Obrigado
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor pardal » 30 Ago 2009 12:24

Olá Jean, você já resolveu o problema? Já passei por problemas de umidade e, no meu caso que não envolvia produção eu apenas precisava conserva produtos em uma sala que tinha forte penetração de humidade encontrei um produto da ARSEC, não sei hoje mas na época era a única empresa nacional que fabricava desumidificador portáteis mas posso garantir que muito eficiente.

De uma olhada

http://www.arsec.com.br/
pardal
Bit

Voltar para Mecatronica a Automação