Como funcionam esses eletrodos?

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Como funcionam esses eletrodos?

Mensagempor joao » 04 Dez 2009 06:56

Ola Pessoal,

Acho que vários leram esta notícia aqui:
http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias.html

Que é sobre uma mão mecânica que é movida apenas pelo pensamento.
Será que alguém saberia me dizer como é que funciona a parte dos eletrodos?
Aparentemente, olhando as imagens, todos os eletrodos são externos, ou seja, aparentemente não foi necessária uma cirurgia para fazer o implante de eletrodos.
Estou, como hobbista, interessado em entender como funciona essa parte de captação dos movidos através dos eletrodos. Alguém tem algum doc ou link que explique mais sobre isso?

E sabe aonde podem ser comprados esses eletrodos?

Editando:
Vi no youtube que fizeram uma cirurgia para poderem pegar os movimentos dos musculos. Ou seja, a parada não é apenas os eletrodos que são responsáveis, existem componentes no braço do usuário que levam esses valores para a parte externa.

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor MOR_AL » 04 Dez 2009 09:12

João.
Até onde eu sei, há dois modos de se monitorar o "desejo" de movimento de um músculo.
O primeiro é por meio de eletrodos conectados à cabeça. Aqueles do eletroencefalograma. O couro cabeludo e o crânio deixam passar uma baixa tensão (da ordem de mV) para a parte externa. Determinadas regiões do cérebro são responsáveis por funções distintas (motoras, etc). Acho que tem a ver com o termo "força do pensamento".
O segundo é por meio da tensão obtida após o cérebro, através dos axônios (Prolongamento de neurônio que conduz impulso de corpo celular para as extremidades distais - Aurélio). Estes partem dos neurônios e chegam até os músculos (e outros pontos também).
Acho que em ambos os casos o sensor é constituído de um contato de prata com eletrólito de solução de prata com cloro.
Já tem 3 anos que estudei isso. Minhas EEPROMs estão ficando voláteis. Hehehe!!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação