por xultz » 11 Jul 2009 14:39
Você consegue micro passo de forma mais simples (na verdade, consegue um passo intermediário).
Normalmente, usando uma ponte, você alimenta um enrolamento num sentido (vamos chamar de positivo), e outro no contrário (que vamos chamar de negativo). O motor assume uma posição.
Daí vocẽ inverte o segundo para positivo (ficando ambos positivos) e o motor dá um passo. Daí inverte o primeiro para negativo e dá mais um passo, e assim por diante. Este é o normal de um motor de passo.
Para obter um passo intermediário, vamos supor que você inicia com o primeiro enrolamento positivo, e o segundo negativo. Daí você desliga o segundo enrolamento (desigando ambos FETs, por exemplo), e o motor dá meio passo. Daí coloca ele em positivo, ele dá mais meio passo. Daí desliga o primeiro enrolamento, ele dá meio passo. Daí coloca ele em negativo, ele dá mais meio passo, e assim por diante.
No passo normal, você tem doi níveis de tensão no enrolamento, que são totalmente positivo ou totalmente negativo. No intermediário, você tem mais um nível, que é zero, mas também pode ser considerado 1/2Vcc. Se você usar positivo, negativo, 1/3Vcc e 2/3Vcc, você terá dois passos intermdiários (mas o circuito de acionamento fica ligeiramente mais complicado, porque ou trabalha em região linear, ou gera essa tensão por proporcional de PWM. Se você aplicar duas senóides no motor de passo, defasadas de 90 graus em cada enrolamento, você consegue passos infinitos.
Me fiz entender?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.