Bomba Peristáltica. Ops! (Dosador de cloro na água)

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor fabim » 15 Mar 2010 07:43

pessoal, eu vi algo parecido com isso aqui em orlandia, no tratamento de agua, mais é coisa mais simples.
Era uma flauta com uns 20 bicos, e um atuador tipo valvula de torneira mesmo.
ele ficava gotejanto cloro concentrado de tempos em tempos, em um duto onde passava a agua e ia para um reservatorio e depois ia para as bombas para distribuição.
O mauricio disse que isso é muito antigo, e o reservatorio, serve para misturar a agua e o cloro em tipo centrifugação..
Acho que deve funcionar com você tambem moral, tipo aqueles gotejadores de laboratorio, e alguma eletrovalvula..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Mar 2010 09:53

gordomlm1 escreveu:Simples e direto.
Para o dosador repete o sistema de forma que a gangora do cloro seja liberada com a liberação da gangora da água. é certo que ela esvasiara mais rápido e voltara antes a posição inicial doque a de água.

P.S.: lógico que se mantem as proporções em relação ao volume manipulado.

Abraços

Maury

Maury.
... Não tinha pensado em um sistema semelhante ao da água para o cloro. Aí o volume de cloro ficaria correto. O problema é que, para 5 litros de água no reservatório (e entornando integralmente na caixa), seriam necessários apenas 0,5ml de cloro. Este volume pesa aprox. meia grama. Já o peso da água seria de 5kg, bem mais fácil de fazer. Poderia reduzir a concentração de cloro, com isso o peso poderia aumentar, a ponto de ser uma opção interessante.
Existe uma técnica de controlar a vazão de líquidos como o do cloro. Se introduzirmos um tubo fino na saída do recipiente que contém o cloro, a vazão do cloro vai depender do comprimento desse tubo (e do seu diâmetro interno). Eu acho que pode-se ajustar o comprimento desse tubo para a vazão correta. No fim desse tubo é que haveria a válvula mecânica, controlada pela água.

Fabim.
A entrada d'água na caixa não é regular, ora chega água, ora não. O consumo também não é regular. Minha preocupação é a de ter, ou muito cloro, ou pouco. Por enquanto estou restringindo o sisteminha para um funcionamento apenas mecânico. Caso não dê certo (despejar apenas 0,5ml de cloro por vez), aí vou apelar para a eletricidade, hehehe!
Bom. Com um gotejador (ou algo semelhante) no lugar de um tubo, e a válvula controlada pela água, daria certo.

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 24 Mar 2010 18:52

Pessoal.
Não parei com esse objetivo, não.
Já comecei a fazer o recipiente que vai receber a água a ser misturada com o cloro.
Só estou dando um tempo para que a mordida do leão seja menor. Estou catando minhas notas fiscais.
Logo que domar a fera, eu retorno.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Mecatronica a Automação