Controlador PID

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Controlador PID

Mensagempor ktulu » 27 Jun 2013 06:12

Olá,
Fazem 3 anos que nao logo nesse fórum, mas sei que aqui se encontram excelentes profissionais em diversas áreas de engeharia e necessito de uma ajuda de vocês.

Sou engenheiro elétricista e na faculdade nao pude me aprofundar em controle e automaçao, mas tenho utilizado muito controladores PID em meu trabalho diário e gostaria de aprofundar meus conhecimentos no tema.

Minha dificuldade é em aplicar os conceitos e equaçoes em controles reais.
Como eu trabalho na área automotiva, vou dar um exemplo nessa área.
Controle do regulador de marcha lenta de um automóvel. O controle é feito solicitando torque do motor (acionamento do throttle), e o setpoint e o erro vem da rotaçao. Muito simples, comparo a rotaçao atual do motor com o valor desejado, e essa diferença é aplicada no controlador PI e convertido em um torque de saída. Nao é necessario saber o torque, pois é uma correcao e ele varia todo tempo. O controlador I tem que absorver essa diferenca de torque e o P rejeitar perturbacoes como entrada e saída de ar condicionado, etc. Nao lido com nenhum tipo de equacao. Apenas 2 ganhos, Kp e Ki.

Muito básico, mas hoje para encontrar os ganhos é na tentativa e erro. Nao consigo modelar, simular e otimizar ganhos para isso. E mesmo que crie um modelo simples, ele nao cobre outras situacoes, como por exemplo quando se está dirigindo o carro em marcha lenta, em subidas, descidas, onde se muda a carga dinamicamente. E outro problema é que nao raramente encontro frequencia de ressonancia do veículo nessa frequencia, deixando o sistema criticamente instável.

Por isso preciso de ajuda. Alguém sabe que método posso usar em um sistema nao modelado e dinamico? Alguém me indica um bom livro que trate desses assuntos?

Abraços
ktulu
Nibble

Re: Controlador PID

Mensagempor KrafT » 27 Jun 2013 08:00

Bem vindo de volta, ktulu.

Passei pelo mesmo problema e resolvi adquirir o livro do Ogata ( http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... -5-ed-2011 ), que me mostrou uma severa falta de base teórica. Então adquiri o livro do Lathi ( http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... -2-ed-2007 ).

Acontece que isso é um assunto para toda a vida e eu estou fora de fase com um assunto tão complexo. Atualmente estou novamente estudando controle, controle por espaço de estados e controle voltado ao uso de DSP, isso no mestrado (Espero conseguir modelar minha fonte chaveada num DSP até o final do curso).

Há técnicas de sintonia de controladores, como Ziegler e Nichols que são bem clássicas, mas esses você já deve conhecer. Exemplo: http://www.eq.ufrj.br/links/h2cin/eqe48 ... ROBRAS.pdf

Enfim, não te ajudei em nada, mas ficam as dicas dos livros.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2013 14:24

Talvez seja mais produtivo você tentar o livro do CHEN.
Analog & Digital Control System Design - Transfer-Functin, State-space, & Algebraic Methods.
É antigo, mas ótimo. Procure em sebos.
Ví também aqui para download, mas não sei se é legal.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAARk ... sign-chen#

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor egipts » 27 Jun 2013 16:41

Olá, pelo que pude notar você adotou, no exemplo, um controlador PI e não PID pois no PID também há a constante derivativa. Ela é quem consegue segurar o overshut. Sistemas muito instáveis (oscilantes) ocorrem por causa do ganho muito alto (Kp - proporcional). Não sou expert no assunto, mas posso te assegurar que o livro do Willian Bolton, Engenharia de Controle, é a opção mais simples para se iniciar tal estudo. Nele tem todos os conceitos dos sistemas de controle desde o básico. Para cálculos mais avançados, o Lathi e principalmente o Ogata são mais completos.

Há vários links disponíveis para baixar os livros citados, só não consegui achar ainda o bendito do Bolton...

Att. Osiris.
egipts
Byte

Mensagempor ktulu » 28 Jun 2013 07:12

Vou tentar adquirir ou baixar pra ler antes de comprar os livros que vocês citaram. Destes, só conhecia o Ogata, que usei na faculdade, mas também achei muito teórico.

Osiris,
Sim, estou usando como um controlador PI, pois deixo o ganho D zerado. Mesmo tentando calibrar o D nao tive sucesso.
Meu sistema nao se parece com nada que já simulei ou calculei. Ele nao precisa apresentar uma resposta a um degrau, a uma rampa ou coisa parecida. Ele só precisa resistir a pertubaçoes, e a maioria delas nao se consegue modelar ou prever.
E a instabilidade que tenho nao é causada pelo controlador. Ela está presente no sistema, estou trabalhando justo na frequencia de ressonancia do sistema, por isso qualquer perturbaçao que excite o sistema causa instabilidade. Na verdade o que mais precisaria é de filtros, e nao de calibracao do controlador, mas como nao tenho essa opçao, só me resta tentar sintonizar o controlador da melhor forma para que nao excite essa frequencia.

Já tentei usar o método de Ziegler-Nichols e outros, mas como disse acima, nao consigo instabilizar o sistema pelo proporcional, o sistema se instabiliza antes por sua frequencia natural. Estou tentando estudar alguma relaçao ou método de calibrar o PID em funçao da frequencia natural do sistema, pra evitar qualquer excitaçao dele.

Abraços

Abraços.
ktulu
Nibble

Mensagempor egipts » 28 Jun 2013 11:43

Olá, certa vez eu li um manual de um controlador de temperatura PID, desses usados em máquina de solda da onda, e lá explicava como se fazer o ajuste. Foi a forma mais simples que vi até hoje. A zica é que não lembro qual o fabricante, dái tem que achar alguns na web pra ver...

Se achar o Bolton em PDF me avisa... rs

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor mega.rod » 01 Abr 2015 19:51

Veja isso!

Abraço!
mega.rod
Nibble

Voltar para Mecatronica a Automação