Página 1 de 1

Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 06 Out 2015 20:52
por MOR_AL
Olá pessoal!
Gostaria de sugestões para um curso de Comandos Elétricos.
Dei uma pesquisada no Google dos cursos sobre Comandos Elétricos, mas fiquei meio perdido. Tem os grátis, os que custam R$ 20,00 e outros. Não sei se ensina ou se apresenta um monte de matéria sem uma boa sequência.

Estou mais interessado nos detalhes a seguir.

1 - Dou preferência aos cursos por meio de apostilas em pdf. Assim posso consultar posteriormente.
2 - Deve conter parte prática de montagem em gabinetes, podendo ser em vídeos. Os vídeos tem que estar incluídos no curso para download e não por tempo limitado.
3 - Não ser presencial, pois não tenho esta disponibilidade.

Estaria disposto a gastar algo em torno de cem reais.

Conto com suas dicas.
Grato.
MOR_AL

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 08 Out 2015 11:49
por MOR_AL
Caros colegas.
Consegui baixar muita documentação em arquivos pdf e vídeos sobre o assunto.
Trabalharei com o material disponível para organiza-lo em capítulos.
Grato.
MOR_AL

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 08 Out 2015 17:19
por Eduardo Augusto
MOR_AL!
Acredito que pra vc não valha a pena. Uma vez que seu know how é vasto, vc se sentiria frustado sentando na cadeira de aluno esperando aprender em um curso especializante onde o professor só vai ensinar o necessário e oque esta no livro.
Acredito que o interessante seria vc primeiro ler e entender sobre o assunto, coisa que não é lá de outro, e depois ir para o curso somente para utilizar o laboratório/ferramental daí recomendo que faça um do SENAI, pois a infraestrutura deles é ótima.

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 09 Out 2015 16:50
por MOR_AL
Eduardo Augusto escreveu:MOR_AL!
Acredito que pra vc não valha a pena. Uma vez que seu know how é vasto, vc se sentiria frustado sentando na cadeira de aluno esperando aprender em um curso especializante onde o professor só vai ensinar o necessário e oque esta no livro.
Acredito que o interessante seria vc primeiro ler e entender sobre o assunto, coisa que não é lá de outro, e depois ir para o curso somente para utilizar o laboratório/ferramental daí recomendo que faça um do SENAI, pois a infraestrutura deles é ótima.


Olá Eduardo!
Realmente, não possuo prática nesta área. Nem sabia interpretar um diagrama esquemático com aqueles símbolos.
Já comecei a ler e também comecei a entender um pouco das coisas.
Baixei diversos vídeos do youtube. Uso o ótimo aplicativo "aTube Catcher", que também é free.
Baixei alguns vídeos dos seguintes nomes de pesquisa:
1 - Jadson Caetano.
2 - Clube do Técnico.
3 - Mundo da Elétrica.
4 - Zergui
5 - Comandos Elétricos da Carol Borges Nascimento.

O item 4 ensina a montagem, porém os vídeos são muito demorados.
O item 1 é interessante, vale a pena.
Não gostei do item 2. O som está baixo, o locutor só fica falando e nota-se que não preparou a aula.
O item 3 tem alguma coisa interessante.
Ainda só baixei três vídeos do item 5, mas só deu tempo de ver um. Acho que essa mulher ensina de modo crescente e aborda quase todos os tópicos. Para mim, que quero ver como é desde o começo, achei este o melhor dos vídeos. Vou baixar mais vídeos dela e estudar, pois ela tem a melhor didática. Para quem tem interesse, segue o link das aulas dela:
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... QNzvzxx4gM

Infelizmente, como mencionei, não tenho tempo e nem logística para aulas presenciais (moro longe dos cursos).
Acredito que agora já tenho literatura suficiente para seguir a partir daqui.
Em tempo:
Hoje tive que ir ao centro da cidade do Rio e aproveitei para me inteirar das lojas que vendem os materiais para trabalhar com esses comandos. Não que eu vá comprar nada agora, mas acho que incluí o último elo da corrente sobre este assunto.
Grato.
MOR_AL

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 13 Out 2015 19:04
por edison
Morris .....eu trabalhava com elétrica predial e pouco sabia desse ramo.
No meu primeiro emprego na área industrial (1986) tive a oportunidade de trabalhar com gente muito fera em comandos.
Nos turnos das madrugadas fazia-mos o seguinte: (não havia o Youtube na época)

Os "caras" riscavam no papel um determinado comando , começando pelos básicos L/D ,reversora e etc.
Explicavam cada simbolo ,identificação na norma e suas funções.
Numa chapa de madeirite eu montava os componentes meio na gambiarra ,testava o funcionamento , queimava alguns fusíveis e tal até funcionar.
Em seguida eu saia da oficina e os caras "sabotavam" a minha montagem ,eu voltava e tinha que detectar onde estava a falha e descrever passo a passo baseado no diagrama desenhado.
Resumindo : a melhor maneira de aprender comandos é praticando a montagem ,mesmo que na gambiarra. A parte estética vc adquire com o passar do tempo vendo nos trabalhos alheios (....nem todos.....).

Se vc tiver a oportunidade de ir a um ferro velho vc encontra barato alguns contatores , botoeiras e sinaleiras ,isso é o mínimo prá por em prática o que vai aprender.........depois vem os timers e seus vários tipos e lógicas.......!
Procure por contatores com bobinas 24VCA prá começar ,as numerações de terminais e simbologia é equivalente aos mais "parrudos" e são mais baratos e bem mais seguros prá treinar.
Um disjuntor de baixo valor na alimentação ajuda muito, já que os "curtos e sustos" são inevitáveis no início e haja fusível......!

Fornecedores como Siemens ou Schneider Electric tem links com modelos de diagramas básicos.
Vou ver se acho alguns e te passo.

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 13 Out 2015 19:56
por edison

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 14 Out 2015 06:32
por MOR_AL
Olá Edson!
Baixei dois dos três PDFs, um deles eu já tinha baixado antes.
Como mencionei, não tenho a necessidade atual de fazer um comando elétrico. O projeto que eu pensava em usar, pode ser feito mais barato com uC e relés para automóveis, ou mesmo dos comuns para 5V. Não é um projeto industrial e sim um projeto residencial. É o compartilhamento de um poço artesiano entre duas residências e o orçamento é apertado.
Por outro lado, gostei da sua ideia de colocar a mão na massa, mas os custos são altos. Eu acho excelente a ideia de comprar comandos em ferro velho para praticar. Eu não conheço um ferro velho aqui no Rio, que disponha de comandos descartados. Se algum dos colegas conhecerem um desses ferro velhos por aqui, agradeço pela dica.
[]'s
MOR_AL

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 14 Out 2015 12:40
por Djalma Toledo Rodrigues
Disjuntor e

CLP.
Este vc pode implementar com o econômico Arduino R3

Simples assim no presente objetivo.

DJ.

Re: Sugestão para Curso de Comandos Elétricos

MensagemEnviado: 14 Out 2015 15:36
por MOR_AL
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Disjuntor e

CLP.
Este vc pode implementar com o econômico Arduino R3

Simples assim no presente objetivo.

DJ.


Valeu, DJ.
MOR_AL