Motor , qual escolha fazer ?

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Motor , qual escolha fazer ?

Mensagempor Alexandro » 13 Set 2017 11:51

Para um robo em que a locomoção é por rodas, qual motor indicado pra se ter menor consumo de bateria , seria um de passo ? ou comum de escovas ? (como os servos contnuos.)
Alexandro
Byte

Re: Motor , qual escolha fazer ?

Mensagempor eletroinf » 13 Set 2017 13:12

Qual a potência/torque necessários? Faixa de rotação? Alimentação disponível? etc etc
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Alexandro » 13 Set 2017 14:28

10W / 12Vdc, a rotação pode ser qualquer uma, to falando de coisa leve 600 gramas no maximo, mas quero saber qual a melhor tecnologia de motor usar.
Alexandro
Byte

Mensagempor eletroinf » 13 Set 2017 15:16

Bom, dizer a melhor escolha sem a existência de parâmetros estabelecidos é praticamente impossível.
Mas, pensando em baixo peso, eficiência e robustez eu sugiro dar uma olhada nos motores BLDCs utilizados em aeromodelos e auto modelos, além de já possuirem os ESCs padronizados e de baixo custo.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor tcpipchip » 13 Set 2017 15:55

tem um tcc de meu aluno que quer fazer uma cadeira de rodas...

Pedi para ele de cara comprar motor de limpador de parabrisas....e uns drivers de potencia....
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Alexandro » 16 Set 2017 18:38

Obrigado pelas resposta, realmente um BLDC é otimo em eficiencia, mas pra altas velocidades, coisa simples ja fica caro, e um motor de limpador realmente é forte e por ser brushless é eficiente, mas to pensando mais baixo ainda , motorzinhos ! Será q motor de passo é mais eficiente que motor brushless pequeno ?
Alexandro
Byte

Mensagempor tcpipchip » 18 Set 2017 06:52

tentou motor de 6V com caixa de reducao com aqueles carrinhos que em que crianca fica em cima ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 18 Set 2017 08:08

Eu achava que os motores de limpador de para-brisa tinham carvão pois como o uso é pequeno não valeria a pena fazer um drive interno...

Motor de passo tem a eficiência muito pequena por não gerar muita inercia no movimento, eu iria para DC com redução.

O motor BLDC pode ser usado em baixa velocidade e com eficiência tanto que o usam em barco de aeromodelos, pois se usa-se a velocidade máxima não teria como balancear a hélice, tem a internet o projeto de uma prancha de surf com motor usando um BLDC da Leopard....
EDSONCAN
Word

Mensagempor Alexandro » 18 Set 2017 08:35

tcpipchip escreveu:tentou motor de 6V com caixa de reducao com aqueles carrinhos que em que crianca fica em cima ?

Nuca vi esse motor de perto, será q é de escovas ?

EDSONCAN escreveu:Eu achava que os motores de limpador de para-brisa tinham carvão pois como o uso é pequeno não valeria a pena fazer um drive interno...

Motor de passo tem a eficiência muito pequena por não gerar muita inercia no movimento, eu iria para DC com redução.

O motor BLDC pode ser usado em baixa velocidade e com eficiência tanto que o usam em barco de aeromodelos, pois se usa-se a velocidade máxima não teria como balancear a hélice, tem a internet o projeto de uma prancha de surf com motor usando um BLDC da Leopard....

Ah nao sabia que ele diminuia bem a velocidade, interessante, vou ler a respeito.

Bom se alguem tiver mais dicas agradeço.

Eu to querendo fazer algo parecido com esse https://www.youtube.com/watch?v=8uhSwJ7vMDU
mas com tanto consumo a bateria pode nao dar autonomia sufuciente , ja q o que vou fazer nao vai ter la uma qualidade assim...
Alexandro
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação