Dúvida CLP

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Dúvida CLP

Mensagempor ric_vas » 02 Nov 2006 10:51

Pessoal,

Alguem saberia me informar de que maneira, em um CLP, o programa de usuário (Ladder por exemplo) é armazenado e executando internamente?

Minha dúvida, mais especificamente, é: o programa de usuário, quando compilado, é convertido diretamente para a linguagem de máquina do processador utilizado e chamado como uma espécie de rotina, ou é armazenado em uma forma intermediária e "traduzido/interpretado" pelo processador durante a execução?

Acredito que não se trate de um padrão, mas se alguem souber o que é mais comum...

Grato,

Ric
ric_vas
Nibble

Re: Dúvida CLP

Mensagempor andre_luis » 03 Nov 2006 09:07

Ric, não sei dos outros CLP's, mas eu já tive contato com um CLP "meio-profissional", que realizava uma Interpretacao de comandos. era escrito num SW feito em VB e depois convertido para um arquivo texto, enviado pela serial
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Augusto » 05 Nov 2006 13:05

:roll: Vc tem que escrever o programa Ladder na ferramenta específica por exemplo : Siemens vc tem o Step 5 e o Step 7 e Allen Bradley vc tem o RSLogix 500 , 5 , 5000 . Ele compila esse Ladder em código de máquina para o processador do PLC . Uma vez desmontei uma CPU 100 do S5 e tinha o que lá dentro ???? Um 8031.... então o S5 roda instruções de um uC de 8 bits . A memória de programa é uma RAM protegida por bateria mas o PLC de hoje é tudo EEPROM ou Flash. Ainda existe RAM protegida por bateria mas o micro PLCs é tudo armazanado em FLASH ou EEPROM e quando o PLC é ligado o programa da Flash ou Eeprom é transferido para a RAM do PLC sem precisar usar a bateria ......
Augusto
Bit

Mensagempor ric_vas » 05 Nov 2006 14:19

Legal! Obrigado pelas respostas.

Achava que as duas opções eram verdadeiras mesmo. Me parece que na opção usando o código de máquina direto se ganha em performance, porém o programador (compilador) deve ter mais trabalho para gerar um código seguro que não afete o funcionamento do CLP (variáveis, loops, etc).

Se alguem tiver mais informações, serão bem vindas.

Abraço,

Ric
ric_vas
Nibble

Voltar para Mecatronica a Automação