Olá galera! Acho que é meu primeiro post aqui, gostaria de me apresentar!
Meu nome é Fabrício, 17 anos, programador C/C++/AVR assembly, e futuro engenheiro de sistemas eletrônicos. Estou brincando de fazer um CNC no momento. Eu e meu mano que faz processos de produção e trabalha a tempos na indústria mecânica já fizemos a parte mecânica de madeira, usando guias de tubo de aço e barra roscada com porcas(daquelas porcas mais compridas). Acho que só falta o eixo Z ficar terminado.
Ai lá fui eu me meter a fazer a parte eletrônica do bicho:
http://www.esnips.com/doc/000a8040-6863 ... /driver_v1
Mãs, as leis de murphy sempre se aplicam em algum momento(ou em muitos momentos =]), então não deu muito certo.
O motor ficou bem fraco e sabendo que ele tem 5.5kgmf(eu sei que eles têm uma força legal, pois conectei a fonte aqui e liguei as bobinas manualmente). Portanto acredito que o problema é nos transistores que eu escolhi, lembrando também que o dissipador esquentou razoavelmente. A principio eu usei a porta paralela para dar os passos no atmega, e este de acordo com o programa que fiz pra ele, mandou os pulsos para as bobinas...
Eu estava pensando também em reduzir o valor do resistor para aumentar a corrente na base do BC547.
E eu queria saber se alguem pode me ajudar nesse tal driver ><
Ah e uma dúvida. Os motores são de 3V, com resistência de 1.9 em cada bobina, então eu posso saber a corrente apenas usando a lei de Ohm certo? O que daria ~1.57 A? O que não entendo é porque no motor tem escrito 2.7 A... Alguma luz a respeito???
Hum... e mais uma coisa, estou usando uma fonte de PC, por isso os 3.3V =]
Valeu galera!
Falow!
OBS.: Acho que não precisava daquele D2, pois já existe um diodo dentro do TIP102, certo? xD