Qual o % de aumento temporario em um motor DC

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Qual o % de aumento temporario em um motor DC

Mensagempor rodrigoevaldo » 21 Jan 2009 08:19

Pessoal tenho uma aplicação que o motor a sua tensão nominal é de 24V, mas em certos momentos seria necessário uma aceleração rápida. Posso aplicar uma tensão superior ao nominal por um breve momento? Seria qual percentual?
Fiz uns testes em motor de brinquedo alimentado por 6V apliquei 9V até por um longo periodo sem impactar no funcionamento ou sobre aquecimento. Porém quando apliquei 12V após uns 15 segundos é possível sentir o cheiro de queimado das escovas.
Alguém tem um artigo; podendo ser em outro idioma, falando sobre testes deste tipo sobre motores DC?
E como funciona um motor DC sem escovas?
rodrigoevaldo
Nibble

Mensagempor rodrigoevaldo » 21 Jan 2009 09:24

Informações sobre motores sem escovas encontrei:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-sem-escovas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_Corrente_cont%C3%ADnua_sem_escovas
http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1082

Agora não sei ainda sobre aplicar uma tensão superior a nominal.
rodrigoevaldo
Nibble

Mensagempor ffcprog » 21 Jan 2009 09:44

tudo bom meu querido ?
O que você quer na verdade é um brushless.

A maioria deles tem 3 polos com enrolamento interno tipo triangulo, e com 12 a 48 interceções."depende de corrente e torque".

Em motores brushless, você pode trabalhar com a tensão nominal, até algumas dezenas de volt´s.

Por exemplo, um motor brushless para aeromodelismo.

ECU1285PWT.

Ele tem um torque de 6.8Kmm³, ou seja uma baita forma.

Observe isso.

Tensão nominal de 7.2V, corrente nominal em plena carga@ 14Krpm 4.5A.

Só que estes dados são pra boi dormir, na verdade o pessoal utiliza pac de 11,XXV. e o controlador pwm trabalha em função de frequencia e PWM para controle de torque, observando que não se ultrapasse os ditos 4.5A..

Ou seja você pode pegar um motor com rotação e forma bem maior do que esta utilizando para os ditos 24V, e controlar a força e rotação dele por pwm, quando precisar aumentar o torque/rotação, basta aumentar o TON do pwm...

Isso é só para você entender um tikim do tikim, qualquer coisa posta aí que nós ajudamos.

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2009 11:26

O que vou dizer pode ser um pouco "chocante" para alguns, mas possui uma boa fundamentação teórica e prática.

Nenhum motor queima por ser alimentado acima da tensão nominal, o que o danifica é o aquecimento acima da temperatura máxima permitida para a classe de isolação dos fios das bobinas.

Me enrolei um pouco no texto, mas acho que deu para pegar a idéia.

Vamos resumir: se você controlar a temperatura das bobinas, e não deixar que elas ultrapassem o limite para a classe de isolação do motor, tudo bem, ou seja, pode sobre-alimentar a vontade.

Ok?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ELFS » 24 Jan 2009 23:29

Rodrigoevaldo

Completando a contribuição dos colegas deve-se tomar cuidado para que a corrente máxima suportada pelo motor não seja ultrapassada, este valor situa-se entre 5 a 6 vezes a corrente nominal do motor para um tempo de poucos segundos (tempo de partida).
Estes valores estão relacionados com as resistências térmicas dos enrolamentos. A dissipação de calor depende delas, muitas vezes as conexões ou os fios dos enrolamentos são derretidos devido a elevação muito rápida da temperatura interna, quando aplicada uma tensão muito elevada em relação a nominal.
Procure na nete por chaves de partida com IGBTs ou soft starter.

ELFS
ELFS
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação