Torque final - Como calcular?

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Torque final - Como calcular?

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Dez 2009 11:18

Olá Pessoal,

Estou com uma dúvida boba, seria esta:

Tenho um motor de passo com torque de 1,25Nm e nele acoplei uma caixa de redução que reduziu a RPM do motor em 5x. Esta caixa de redução estava em um motor DC e a inscrição na caixa diz 10 RPM. Fui no site do fabricante e diz que a caixa tem 2,25Nm de torque, mas isso era com o motor DC, será que eu posso simplesmente somar o torque, assim 1,25+2,25 = 3,50 Nm?????

Jorge
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Re: Torque final - Como calcular?

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Dez 2009 11:42

Jorge_Francisco escreveu:Olá Pessoal,

Estou com uma dúvida boba, seria esta: ....
será que eu posso simplesmente somar o torque,...?
Jorge


Não, e não, Jorge

Uma dúvida nunca é Boba -- Afinal não são as Duvidas a razão de viver dos Filósofos ?

Do outro não:

Se o Motor DC foi retirado já não há mais Torque.

Para saber o Torque final há que saber qual o Fator de Redução .

No seu caso Reduz 5 : 1 logo, o Torque será 5 vezes maior que o Torque do Motor

Abraço e bom Torque

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 17 Set 2010 16:07, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Jorge_Francisco » 14 Dez 2009 12:42

Pois é DJ, mas parece que deveriamos saber,hehe.

Obrigado pela explicação, está corretíssimo!
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Mensagempor Jorge_Francisco » 14 Dez 2009 13:18

DJ,

No catálogo informa o torque de cada caixa, OK, entendi que é com os motores, mas se é o MESMO motor, então porque uma caixa com 24 RPM tem menor torque que uma caixa de 42RPM?

Jorge
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Mensagempor MOR_AL » 14 Dez 2009 16:41

Jorge.
Acho que o torque informado na caixa é quanto a caixa suporta. O troque informado no motor é quanto ele fornece.
A sua caixa deve suportar, pelo menos, o mesmo torque que o motor fornece, sob pena de quebrar. Se ela aguentar um pouco mais, melhor, pois garante que, em uso normal, não quebrará.
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Mensagempor Jorge_Francisco » 17 Dez 2009 19:25

MOR_AL,

Obrigado pela explicação.
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Mensagempor edison » 22 Dez 2009 17:07

Complementando:
A caixa de redução apenas "converte os valores" de torque e velocidade de um motor.
Velocidade inversamente proporcional ao torque.
Ou seja : uma caixa com relação 1:40 > divide a velocidade do motor por 40 e multiplica o torque do motor por 40.
Uma caixa com relação 40:1 ( mais raro )> multiplica a velocidade por 40 e divide o torque por 40.
Claro sempre observando as já citadas pelo Mor Al as características limitações mecânicas nominais de cada caixa.
Curiosidade: Caixas de baixa velocidade usam graxa e as de média e alta usam óleo como lubrificante com volume máximo 60% do reservatório para facilitar seu deslocamento interno.( quando não especificado pelo fabricante )

Té mais....
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Mensagempor Flaviofrc » 17 Fev 2010 16:43

Na minha opinião uma solução rápida para esse problema poderia se o uso de uma chave com torquimetro.
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