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Torque final - Como calcular?

Enviado:
12 Dez 2009 11:18
por Jorge_Francisco
Olá Pessoal,
Estou com uma dúvida boba, seria esta:
Tenho um motor de passo com torque de 1,25Nm e nele acoplei uma caixa de redução que reduziu a RPM do motor em 5x. Esta caixa de redução estava em um motor DC e a inscrição na caixa diz 10 RPM. Fui no site do fabricante e diz que a caixa tem 2,25Nm de torque, mas isso era com o motor DC, será que eu posso simplesmente somar o torque, assim 1,25+2,25 = 3,50 Nm?????
Jorge
Re: Torque final - Como calcular?

Enviado:
12 Dez 2009 11:42
por Djalma Toledo Rodrigues
Jorge_Francisco escreveu:Olá Pessoal,
Estou com uma dúvida boba, seria esta: ....
será que eu posso simplesmente somar o torque,...?
Jorge
Não, e não, Jorge
Uma dúvida nunca é Boba -- Afinal não são as Duvidas a razão de viver dos Filósofos ?
Do outro não:
Se o Motor DC foi retirado já não há mais Torque.
Para saber o Torque final há que saber qual o Fator de Redução .
No seu caso Reduz 5 : 1 logo, o Torque será 5 vezes maior que o Torque do Motor
Abraço e bom Torque
DJ

Enviado:
14 Dez 2009 12:42
por Jorge_Francisco
Pois é DJ, mas parece que deveriamos saber,hehe.
Obrigado pela explicação, está corretíssimo!

Enviado:
14 Dez 2009 13:18
por Jorge_Francisco
DJ,
No catálogo informa o torque de cada caixa, OK, entendi que é com os motores, mas se é o MESMO motor, então porque uma caixa com 24 RPM tem menor torque que uma caixa de 42RPM?
Jorge

Enviado:
14 Dez 2009 16:41
por MOR_AL
Jorge.
Acho que o torque informado na caixa é quanto a caixa suporta. O troque informado no motor é quanto ele fornece.
A sua caixa deve suportar, pelo menos, o mesmo torque que o motor fornece, sob pena de quebrar. Se ela aguentar um pouco mais, melhor, pois garante que, em uso normal, não quebrará.
MOR_AL

Enviado:
17 Dez 2009 19:25
por Jorge_Francisco
MOR_AL,
Obrigado pela explicação.

Enviado:
22 Dez 2009 17:07
por edison
Complementando:
A caixa de redução apenas "converte os valores" de torque e velocidade de um motor.
Velocidade inversamente proporcional ao torque.
Ou seja : uma caixa com relação 1:40 > divide a velocidade do motor por 40 e multiplica o torque do motor por 40.
Uma caixa com relação 40:1 ( mais raro )> multiplica a velocidade por 40 e divide o torque por 40.
Claro sempre observando as já citadas pelo Mor Al as características limitações mecânicas nominais de cada caixa.
Curiosidade: Caixas de baixa velocidade usam graxa e as de média e alta usam óleo como lubrificante com volume máximo 60% do reservatório para facilitar seu deslocamento interno.( quando não especificado pelo fabricante )
Té mais....

Enviado:
17 Fev 2010 16:43
por Flaviofrc
Na minha opinião uma solução rápida para esse problema poderia se o uso de uma chave com torquimetro.