Resolvi abrir novo tópico sobre este assunto. Há um em andamento em "Componentes Eletrônicos Diversos". Apesar do assunto ser semelhante, não queria desviar a sequência das informações fornecidas ao nosso amigo Veioloko!
Naquele tópico diversos colegas responderam com informações úteis. Infelizmente as soluções encontradas dependem de comprar a bomba peristáltica e estas não se compatibilizam com minha restrição financeira a este aparelho.
Desejo fazer um dosador de cloro para a água da nascente que serve à minha casa. Ela é basicamente limpa (não notamos nenhuma reação referente a nossa saúde), porém após algum tempo, venho reparando que aparece limo por onde ela escorre e não há garantias maiores sobre sua eterna qualidade.
Naquele tópico, o Wagner respondeu:
Wagner de Queiroz escreveu:....
com material caseiro vc pode fazer uma bomba peristaltica para voce toda de plastico com acrilico. Acredito que um servo de RC nao tem força
suficiente para pressionar a mangueira.
Pôxa Wagner. Você tem experiência negativa a esse respeito?
Eu vou receber um servo RC dos pequenos. Pensei em usá-lo para fazer a bomba peristáltica. O volume de cloro é bem pequeno 10PPM (cerca de 10 partes por milhão), ou cerca de 10ml de cloro por 1000 litros de água. No meu caso acredito que dê para fazer, caso eu siga os seguintes procedimentos:
1 - Tornando o movimento do servo RC contínuo. Muita gente já fêz. Tem na net.
2 - Reduzindo o diâmetro do tubo da parte peristáltica. Reduz a vazão e a energia necessária para o servo.
3 - Reduzindo o diâmetro da parte móvel da bomba. Reduz a energia necessária no sensor.
4 - Acionamento intermitente da bomba.
Usando as quatro técnicas anteriores, acredito que o servo suporte. Não queime.
O custo do servo foi de 4 por US$15,00, ou cerca de R$6,75 por servo. Um parente está trazendo dos EUA para mim. Ele comprou no Ebay.
Sei trabalhar com acrílico.
A minha única dúvida seria como fazer (em casa) o corpo principal circular. Acho que esta peça já deveria ser aproveitada de algum produto e que deve ser de plástico.
Tenho aqui na minha mesa um umidificador de dedos para dedilhar páginas. Parece ótimo para fazer esta bomba. O acrílico, ou plástico seria usado para formar a parede frontal e a trazeira, onde possuiria alguns furos para fixação do conjunto e para a fixação do servo.
Você poderia me fornecer maiores detalhes desta sua idéia de fazer a bomba do modo que você sugeriu?
Ainda não descartei obter da impressora, vou ver se consigo, mas com o servo, uso apenas os +5V tanto para acioná-lo como para usar um uC para controlá-lo.
Acredito que desse modo, o meu dosador fique por volta de R$50,00.
Alguém tem outras idéias?
Grato.
MOR_AL