eletroinf escreveu:Opa, só agora vi esse tópico....
Por fim, o projeto andou? Será open source? heheheh
Abraço
O que ocorreu foi o seguinte:
1 - Entendi que o uso de varicap só é interessante para pequenas variações de frequência. Um exemplo em CAF Controle Automático de Frequência em receptores, normalmente FM. Certamente pode ser usado em outras faixas e aplicações, mas essa aplicação eu estou ciente.
2 - Aumentando um pouco a variação entre freq. máxima e freq. mínima, vem a utilização em sintonia em receptores FM.
3 - Entendi que para variações maiores de frequência, como é o caso do gerador que estava tentando fazer, ocorre que não basta variar apenas o valor da capacitância de sintonia. Descobri isso na simulação de um oscilador Colpitts e na sua verificação prática. Para se conseguir que o circuito oscile é necessário que ele possua ganho unitário e fase zero no loop do circuito. Para se alterar muito a frequência de oscilação, é necessário se alterar o valor de outros componentes do oscilador. Lí sobre diversos osciladores e os simulei no software free "Simetrix". Em nenhuma topologia obtive grande variação de frequência sem ter que também alterar outros componentes. Exemplo. O capacitor que fornece a frequência é o que faz parte do circuito LC. O capacitor de realimentação tem que possuir uma relação com o de sintonia, para manter o ganho e a fase desejados. Como o circuito de sintonia amplifica somente a frequência de sintonia, o circuito funciona para uma faixa menor que a que eu desejava.
Na medida que se vai aumentando a relação entre freq. máxima e mínima, em um extremo a senóide vai distorcendo, porque a realimentação vai aumentando porque o sinal reaplicado contém mais harmônicos. No outro extremo, a oscilação para porque o sinal realimentado cai muito e o ganho vai ficando menor que 1. Isso ocorre porque se varia apenas o capacitor de sintonia e se deixa fixo o capacitor de realimentação. Ambos fazem parte do ganho do loop unitário.
4 - Bom. Já que para se obter larga faixa de frequência, vem junto a distorção, então é mais interessante usar um DDS, que permite maior faixa com menor distorção. Para frequências maiores, a distorção do CI com DDS aumenta, não sendo suficiente para fazer osciladores usados em rádios. Nestes casos é necessário incluir filtros na saída do sinal para diminuir a distorção (reduzir os harmônicos).
O inconveniente é que a modulação FM fica difícil ou limitada, pois deve-se reprogramar a frequência fundamental a todo momento.
5 - Quanto ao projeto ser "open source", eu costumo fazê-lo desse modo. Forneço informações suficientes para a montagem e funcionamento do projeto. Há excessões apenas para alguma parte teórica, que ou não há interesse ou que protege os direitos autorais.
6 - Concluindo. Não vou fazer oscilador LC com grande relação Fmáx / Fmín, pois ou é praticamente impossível, ou requer circuitos bem mais elaborados e componentes difíceis de encontrar.
Estou fazendo dois geradores: Um discreto e outro usando DDS, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Dê uma pesquisada nos tópicos do assunto. Apesar de estar em passo de tartaruga, continua andando, hehehe!!
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain