Modulação por fase PSK (Phase Shift Keying)
É a alteração da fase da função cosseno pela soma de algum sinal:
s(t) = A cos[2Πf + km(t)]
A primeira parte com 2Πf define da frequência de operação, por exemplo, 100KHz, agora se somarmos um sinal com km(t) vamos alterar a fase da portadora, esse são os dados digitais a serem transmitidos, multipliando por A temos a Amplitude em volts do sinal:
Alterando a fase da portadora enviamos o nosso sinal, é importante salientar que este tipo de circuito é basicamente digital, pois adicionar um sinal analógico geraria infinitas alterações de fase, que seriam tão pequenas a ponto de torna muito difícil a construção de um detector de mudança de fase, dentro do demodulador (receptor)
A grande vantagem desse circuito é a sua grande robustes a ruído, pois alterar a fase por adição de ruído é muito difícil. Usalmente se faz duas ou quatro mudanças de fase, cada mudança é considerada um símbolo, ou seja, se fizermos BPSK (Binary Phase Shift Keying) termos dois simbolos, 0 e 1, se usarmos 4PSK podemaos enviar dois bits por vez... e assim vai..
Legal comentar que a modulão BPSK é usada no Sistema IS-95 que é o CDMA 1X (1ª Geração)
Modulação por Reatância Variável, este é o nome pouco usado para Frequência modulada ou FM, que tem o nome mais usual de FSK (Frequency Shift Keying)
s(t) = Acos[2Πf]
Alterando "f" alteramos a frequência de modulação da portadora, então fica assim:
A modulação FSK (ou FM) é também muito robusta, admite sinais analógicos e digitais, os analógicos são usados no rádio fm por exemplo, quando sintonizamos 102.1 aqui em SP (Kiss FM) não quer dizer que a frequência é exatamente essa, e sim que ela é a central, a frequência real varia + e - 100 KHz (então por isso que temos 101.7 e depois 101.9, pois ai cada um pode variar 100KHz para mais ou para menos), ou seja o sinal literalmente varia linearmente a frequência da portadora...
Quando trabalhamos com sinais digitais, nada muda, apenas tornamos a portadora mais ainda robusta, então podemos transmitir mais símbolos..
É possível detectar vários sinais de amplitudes diferentes no FSK porque ao invés do QSK que temos que detectar a fase da onda, o que é difícil temos que apenas detectar o desvio da frequência no FSK, o que torna mais simples o circuito...
Comparando FSK com QSK é temos que no FSK é mais fácil de receber sinais analógicos com várias amplitudes diferentes ou com vários símbolos diferentes se for digital, mas mesmo ela sendo ainda muito mais robusta que o AM (ASK) ainda é menos robusta que o QSK, as desvatanges do QSK são a dificuldade de construção do receptor e também do maior consumo de banda para transmitir o mesmo sinal no FSK...
Espero ter ajudado, grande abraço!
P.S Recomendo a leitura do Capítulo 2 do livro Sistemas de Comunicação do Simon Haykin, e também do download do meu ftp dos livros de circuitos para RF ( phophollety.4shared.com )
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.