transmissor optico

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

transmissor optico

Mensagempor denis neves » 05 Dez 2007 10:55

i ai pessoal blzz?!?

eu estou projetando um controle remoto optico, mas a minha grande dificuldade esta sendo com relaçao a focalizaçao entre o emissor e o receptor.Eu fiz um com laser mas a focalizaçao tem que ser muito precisa ai então eu tentei fazer com led mas o alcance é muito pequeno.

Se alguem tiver alguma ideia de como eu posso fazer um controle com alcance de uns 4 ou 5 metros na faixa de frequencia entre 10 a 60 KHz
e sem precisar ficar focando muito no receptor eu agradeço muiito.

obs: a minha dificuldade esta sendo apenas em transmitir o sinal,,,o protocolo de comunicaçao eu ja criei e testei !!!

Grato
denis neves
Byte

Mensagempor Peters » 05 Dez 2007 14:49

Já fiz algumas coisas com transmissores laser.

O que vc pode fazer é usar uma lende na recepçao. Pode ser uma de uma lupa, a vc vê onde fica o ponto focal dela e colocar o receptor nesse ponto. Dessa forma, atingindo qualquer lugar da lente o laser vai para no receptor.

Já consegui taxas de quase 10Mbit, com um projeto feito apartir de uma adaptaço daquele Ronja.
Peters
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Dez 2007 19:08

Sabe o datasheet do seu led?!

Para ver o ângulo de abertura do led, recomenda-se um fechado, torno de 15 a 20°.

E o seu receptor, está usando apenas um fotodiodo com amplificação e filtro ou um completo que já tem filtro de 38KHz? (aliás, use esta freq, pois fica fácil de comprar receptores depois)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor denis neves » 06 Dez 2007 07:42

então...eu estou usando um fototransistor MRD300 da motorola e ja vem com lente de convergencia acoplada...mas essa do led eu nao sabia!!!
eu vou procurar o datasheet dele...

É... eu estou trabalhando com essa faixa de frequencia...fiz um amplificador e um filtro externo que funcionaram muito bem...a grande dificuldade msm esta sendo em transmitir a distancia sem ter q ficar focalizando muito!!!

uma coisa q eu acho legal é o controle remoto das tvs...vc pode até virar pro outro lado q ele pega...Será q seria possivel fazer um sistema desse q não use nenhum tipo de lente como os das tvs?!?!

Vou continuar tentando aqui...qualquer coisa eu dou um toque...

Grato
denis neves
Byte

Mensagempor phophollety » 06 Dez 2007 08:08

Claro, e não é nada complicado isso..

As TVs usam receptores integrados com uma pequena lente, bem simplezinha...

O que pode te ajudar é:

Suponhamos que esteja chaveando o led com 5V de sua fonte, coloque no coletor do transitor de chaveamento um valor baixo de resistor, 10R por exemplo e também coloque próximo ao transistor um pequeno capacitor eletrolítico, coisa de 47uF, este capacitor vai guardar alguns miliJoules para você, quando o transistor saturar e conduzir ele vai ter uma fonte para drenar corrente de forma rápida (mais rápida que as baterias) e assim dar um pulso de potência nos led, a sacada é realmente dar descargas intensas no led em um tempo muito curto, fazendo assim o consumo ficar baixo, mesmo por que todo led modulado é mais potente...

[]s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor denis neves » 06 Dez 2007 14:41

É...pode ser...

Acho q vou tentar utilizar um led IR de controle e um receptor de tv pra ver se da certo!!!

Valeu...qualquer evoluçao eu falo!!!
denis neves
Byte

Mensagempor MOR_AL » 07 Dez 2007 10:55

Olá Denis Neves. Tudo bem?!

Os receptores óticos do controle remoto das TVs são bem complexos. Eu usaria um deles no meu projeto.
Eles possuem Controle Automático de Ganho (CAG). Isso é que permite apontar para outra direção e funcionar do mesmo jeito que quando se aponta para a TV.
Já fiz projetinhos com os foto transistores tipo MRD3054 e led TIL31, mas isso foi há muito tempo. Hoje os leds suportam maiores correntes e os foto receptores possuem maiores recursos.
Não vale mais a pena projetar o receptor discreto. Fica maior, mais caro e pior que os já prontos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor denis neves » 07 Dez 2007 12:41

I aew MOR_AL...por aqui ta tudo bem...i ai?!?

é realmente esses receptores de tv são muito bons...eu achei um em uma carcaça de tv e tirei um led IR de um controle velho e estou tentando aplica-los ao meu projeto...ja tive uma boa evoluçao...

com esse sensor eu tenho um ótimo alcanse e uma boa angulação entre o controle e o receptor...o que eu nao sabia é q ele possuia controle automatico de ganho^^...legall..

bom vo v c eu consigo terminar esse troço,,,qualquer duvida eu pesso um help...

É isso aiii....Valeu a todos...qualquer coisa é so falar...
denis neves
Byte

Mensagempor phophollety » 07 Dez 2007 14:47

phophollety
Dword

Mensagempor Maurício » 07 Dez 2007 16:23

Por falar em lente, alguém sabe de algum fabricante de lentes aqui no BR?
A aplicação é a mesma do tópico: IV com receptor de 38KHz, só que eu preciso do dobro da distância que o Denis irá trabalhar.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor otavio luiz » 08 Dez 2007 09:10

Quem esta fabricando umas lentes que estou testando é a Patóla.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor phophollety » 08 Dez 2007 09:58

otavio luiz escreveu:Quem esta fabricando umas lentes que estou testando é a Patóla.

Mas eles não fazem só lentes Fresnel para usar com sensores piroelétricos?
phophollety
Dword

Mensagempor denis neves » 11 Dez 2007 16:29

i ai galera?!!?

meu controle funfo viuu...ele tá com um alcance de uns 6 metros e uma angulação de uns 25 graus..

eu coloquei um receptor de TV e dois leds IR para enviar o sinal...

to usanu um PIC pra gerar os sinais de comando e um decodificador, pra esses sinas, que eu bolei aqui...to trabalhando com 5 canais...ficou bom!!!

Muito obrigado a todos pela atençao...qualquer coisa estarei a disposiçao!!!
denis neves
Byte

Voltar para Telecomunicações