por eletroinf » 20 Nov 2006 22:24
Brasilma, tu também é radioamador ? Legal mas vamos lá. O otavio luiz escreveu:
"(...)para tem um transmissor em OM com alce de 30KM voce precisa de bem uns 1000 watts, para vencer essa distancia em VHF 5Watts são necessários em micro ondas, isso é facilmente alcançado com 500mW, logicamente que muda o sistema iradiante de um sitema onminidireciona como OM (...)"
Eu vou discordar, porquê tudo depende dos meios. Principalmente antena. Por exemplo, na faixa de VHF, um colega radioamador aqui da região aciona uma repetidora a 100Km com 250mW, na faixa de 144~148 MHz, claro, usando uma quadra-cúbica de 3 elementos. Na faixa de OM, temos a faixa de radioamador de 160m (de 1.8 a 2 MHz) onde conseguimos contatos a mais de 100Km com relativa facilidade, potência abaixo de 100W. Milagre ? Não, meus caros. Essas rádios broadcasting (não sei se é exatamente assim que se escreve) irradiam Kilowatts de potência em OM por exemplo e não vão muito longe, porquê ? Palpite: Alguém já prestou atenção como é a antena de um receptor de OM ? Quanto de perda tem aquilo ? Resumindo, além de todos os fatores que os colegas citaram, têm um, fundamental: antena; e ainda outro para as faixas de frequências mais baixas, generalizando, de uns 50 MHz para baixo, a propagação. Na faixa de 11 metros, o famoso PX, daqui do sul conseguimos bons contatos com Bahia e Minas Gerais por exemplo, com 4W! Mas a antena tem que estar nos conformes. No radioamadorismo dizemos que 99% da estação é a antena, os 1% ficam pro resto. Pra mim esse negócio dos Hz dos telefones é que nem os Watts PMPO dos aparelho de som: Pura maracutaia comercial.