Receptor faixa de MHz

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Receptor faixa de MHz

Mensagempor Mersin » 04 Abr 2009 15:18

Olá pessoal,

Não tenho muita experiencia em Telecomunicações, por isso estou mais uma vez precisando da ajuda de vocês. É o seguinte:

Estou precisando fazer um receptor para um sinal de RF na faixa de 500MHz, alguem teria alguma luz para me dar, ou seja, quais componentes precisarei ter depois da antena(que será um simples filete na PCI)?

Que comprimento teria esse filete "antena"? pode ser em formato de espiral na PCI?

Tenho que ligar a antena direto na entrada de um AMPOP? ou teria que ter algum componente entre eles, tipo capacitores e resistores fazendo filtro?

Conto com a experiencia de vocês!

Grato! a todos!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor xultz » 04 Abr 2009 18:34

Se você precisa fazer um receptor, quer dizer que o transmissor já existe. A menos que você possa passar mais detalhes deste transmissor, fica difícil ajudar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Mersin » 05 Abr 2009 15:22

Então,

O Transmissor já existe, é um simples controle remoto de portão eletrônico, com 2 botões. Ok?

Já tive olhando algo na net e pude percebr que o loop da antena tem que ter um capacitor em cada ponta, é isso mesmo?

Como pode ser o circuito amigos?

Grato!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor xultz » 05 Abr 2009 15:51

Cara, não tome meu comentário como ofensa, mas a rádio-frequência é um assunto bem complicado. Apesar de ter alguma experiência no assunto, não tenho coragem de dizer que entendo do assunto. Prá você, que é mais iniciante, pode vir a ser algo até frustrante.
O que eu sugiro a você é usar um módulo receptor pronto, de 433,92MHz, que é a frequência mais comum de controles remotos. A marca mais interessante é a Telecontrolli, porém é mais cara. Existem modelos nacionais, como os módulos Dhay, ou Metavision, que são bem mais baratos. Qualquer que seja tua escolha, será muitíssimo mais simples de concluir teu circuito.
xultz
Dword

Mensagempor ELFS » 05 Abr 2009 23:29

Mersin

Trabalhar com com alta frequencia é complicado, no caso de controle remoto de baixo alcance o circuito é simplemente um circuito LC sintonizado na frequencia desejada. A principio você pode copiar o mesmo circuito do transmissor e alterar o circuito de polarização do transistor com uma realimentação do coletor para a base via um capacitor 2 a 3 PF, com a exitação o receptor tende a oscilar na mesma frequencia do transmissor, e entra em ressonancia. Retire o sinal do coletor do transistor via um AMPOP de alta impedancia com um filtro sintonizado na frequencia do sinal modulado pelo transmissor em cima dos 500MHz. Isto seria o inicio da encrenca.

Concluindo use a cabeça e siga o conselho do xultz.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor Mersin » 08 Abr 2009 08:35

Oi Amigos,

Na verdade eu não expliquei direito o que pretendo fazer, preciso somente projetar uma anteninha que possa captar um sinal que varia de 100 a 900MHz e uma vez captado, vou enviar o mesmo para um AMPOP comparador digital que transforme o mesmo num sinal pré amplificado de baixa impedância (onda quadrada mesmo) na frequencia que a antena está captando. Só isso!

A amplitude do sinal é muito boa, pensem vocês que é como se fosse um controle remoto de portão "encostado" nesse meu circuito.

Para isso então, vou apenas desenhar o filete "antena" e jogá-lo na entrada do AMPOP "alta impedância" e trabalhar com o sinal já pré amplificado e forte do outro lado.

Ok!?!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor xultz » 08 Abr 2009 08:54

Sim e não, Mersin.
Primeiro, que você está pensando numa banda beeeeem larga. Receptor para faixa tão larga é um tiquinho complicado.
Segundo, suponho que você tenha um sinal quadrado modulado numa frequência que pode estar entre 100 e 900MHz. Neste caso, você vai precisar gerar uma frequencia local, que deve variar (sweep) entre 100 e 900MHz, fazer o batimento para uma frequencia mais baixa, demodular, e então jogar no teu sonhado ampop de alta impedância. Não dá prá simplesmente jogar o sinal da antena no ampop.
O pepino é: se você nao sabe em que frequencia vem teu sinal (já que você estã chutando que estará entre 100 e 900MHz), como vai saber quando a frequencia local bateu com o sinal. É um circuito bem chato o que você está querendo fazer.
xultz
Dword

Mensagempor Mersin » 10 Abr 2009 17:46

Amigos,

Eu não tenho sinal nenhum não gente! não tem nada modulado não!

O Nome mais certo do que quero desenvolver é um "Analizador de Espectros", ou seja, só quero procurar qual frequencia está presente na minha antena desde a faixa de 100MHz a 900MHz, e como disse antes, como o sinal tem uma relação sinal/ruido muito boa, não dá pra confundir com outras frequencias não, pois ela aparecerá muito evidente dentro desse espectro, como se existisse somente ela.

Na Elektro deste mês veio um analizador de espectro e parece que vou poder tirar alguma idéia desse aí, mas quero pegar somente a parte do circuito receptor e da antena, mas na Elektor ainda está um pouquinho complicado, vou tentar simplificar um pouco.
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor fabim » 10 Abr 2009 21:16

Mersin escreveu:Amigos,

Eu não tenho sinal nenhum não gente! não tem nada modulado não!

O Nome mais certo do que quero desenvolver é um "Analizador de Espectros", ou seja, só quero procurar qual frequencia está presente na minha antena desde a faixa de 100MHz a 900MHz, e como disse antes, como o sinal tem uma relação sinal/ruido muito boa, não dá pra confundir com outras frequencias não, pois ela aparecerá muito evidente dentro desse espectro, como se existisse somente ela.

Na Elektro deste mês veio um analizador de espectro e parece que vou poder tirar alguma idéia desse aí, mas quero pegar somente a parte do circuito receptor e da antena, mas na Elektor ainda está um pouquinho complicado, vou tentar simplificar um pouco.

Primo!!.
Tu ja ouviu a expressão.

Os fins, justificam os meios ???

Desculpe ser direto, mais ..

O que você exatamente quer fazer ????
O que é o equipamento e para qual fim você precisa dele ??

Dessa forma, fica mais fácil pros meninos, justificarem os meios de lhe atender.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Abr 2009 13:45

Caro Mersin.

Vou ser direto e franco, porém sem querer lhe ofender. Peço que você encare o que lhe passo como um conselho.

Pelo que pude entender de suas postagens, sua experiência não se encontra ao nível da dificuldade que é se trabalhar com frequências e faixas de frequências desta ordem. Eu mesmo não possuo tal conhecimento, porém conheço as dificuldades desta empreitada.

Há um longo caminho entre o seu conhecimento e o que você quer fazer.
Além disso, mesmo que você monte seu circuito, serão necessários equipamentos caríssimos, para fazer um trabalho nestas frequências. Na verdade são poucos os laboratórios que possuem tais equipamentos.
Por este fato é que a maioria dos projetos nesta faixa de frequência já vem pronto. Você pode encará-los como uma "caixa preta", que faz o que ela se propõe a fazer.
A curto prazo, tente copiar os circuitos das revistas. O layout da placa não deve ser alterado, pois nestas frequências qualquer pequena alteração gera um indutor ou um capacitor que pode fazer com que o circuito não funcione.
A um prazo maior, encare seu intento como uma escada, onde cada degrau corresponde a um ramo da eletrônica que você deve dominar. Não se esqueça que um dos degraus desta escada é o acesso aos equipamentos que mencionei.

Boa sorte.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Telecomunicações