Módulos Tx Rx

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Módulos Tx Rx

Mensagempor MOR_AL » 07 Dez 2007 10:39

Olá pessoal! Tudo bem?!

Estou pensando em fazer um controle remoto via rádio, mas tenho algumas dúvidas com relação à escolha do módulo Tx Rx.

Meu projeto tem as seguintes diretivas:

0 - Módulos prontos. Sem necessidade de ajustes (equipamentos) ou aquisição de componentes difíceis de se encontrar.
1 - Tamanho da antena menor ou igual a 10 cm. Isso dá uma frequência mínima de 750 MHz.
2 - Taxa de transferência de dados: Menor ou igual a 100 b/s
3 - Alcance (Tx-Rx): 10 metros.
4 - Preferência a módulos encontrados no comércio local
5 - Custo reduzido (essa nem precisava mencionar :lol: ).
6 - Tamanho reduzido.

Agradeço pelos comentários.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor zielpunkt » 08 Dez 2007 09:23

E aeh, Moral.

A Cika (http://www.cikaeletronica.com/) revende uns módulos da Wenshing (http://www.wenshing.com.tw/English/index.asp), mas não sei se será fácil de encontrar na frequencia que deseja. O mais comum no mercado é na faixa de 433Mhz. Quanto à taxa de tx de 100bps - quase código morse(rs) - e 10 m de alcance, acho que qualquer coisa atinge isso.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Dez 2007 13:56

Olá Zielpunkt.

Valeu pela dica. Vou investigar!

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_bcs » 10 Dez 2007 15:35

Cara, a "TATO" tem uns módulos muito bons!! Já trabalhei com eles e funcionam muito bem! É só você jogar o dado no canal serial dele que ele transmite. Só que transmite nas frequenciasconvencionais de RF: 433Mhz e 315Mhz. Você não pode pegar qualquer frequencia e sair transmitindo por aí não!
Os rfPIC's funcionam bem e vc consegue um range maior de frequencias, mas a modulação é diferente. Esses transmissores convencionais funcionam em OOK, ou seja, só utiliza a alimentação quando tem 'bit 1'. Consome pouquissima energia!
Bom, espero ter ajudado!
Valeu!
andre_bcs
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 10 Dez 2007 18:09

Olá andre_bcs.

Obrigado pela dica. Vou dar uma olhada.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor jao » 24 Jul 2009 12:03

andre_bcs escreveu:Cara, a "TATO" tem uns módulos muito bons!! Já trabalhei com eles e funcionam muito bem! É só você jogar o dado no canal serial dele que ele transmite. Só que transmite nas frequenciasconvencionais de RF: 433Mhz e 315Mhz. Você não pode pegar qualquer frequencia e sair transmitindo por aí não!
Os rfPIC's funcionam bem e vc consegue um range maior de frequencias, mas a modulação é diferente. Esses transmissores convencionais funcionam em OOK, ou seja, só utiliza a alimentação quando tem 'bit 1'. Consome pouquissima energia!
Bom, espero ter ajudado!
Valeu!

Os módulos realmente são bons, porém basta lembrar o seguinte, primeiro: na "TATO" geralmente as coisas são mais caras um pouco tentem no "www.soldafria.com.br", existem outras lojas também, mas tenho me dado muito bem com as compras lá.
Segundo (e mais importante) a taxa de transmissão máxima que esses módulos aguentam é de 2KBps (2000bps), muito baixa, mas para aplicações simples resolve.
jao

Voltar para Telecomunicações