Bom!
Resolvi!
Agora posso sintonizar o oscilador em qualquer faixa, até uns 700MHz.
Como foi?
Com relação ao fato do oscilador manter uma frequência de oscilação quase fixa em 700MHz, mesmo alterando o capacitor de sintonia.
Havia um choque (indutor) no emissor do transistor. Sua finalidade era de criar uma maior impedância na frequência de oscilação. Com isso o capacitor de realimentação positiva, entre o coletor e o emissor, podia ter seu valor reduzido. Isso aumenta a impedância de carga do coletor, aumentando o Q do circuito, reduzindo a distorção harmônica do sinal (melhora a senóide).
Acontece que esse choque, a meu ver, criava uma ressonância série com o capacitor de realimentação, que mantive fixo. Isso gerava a oscilação, com valor quase fixo, em 700MHz. O circuito sintoniozado de coletor, com baixo Q, gerava outras frequências também, mas o sintonizado série "limpava" tudo, ou quase tudo, realimentando muito mais em 700MHz.
Já quase "chutando o balde" e desistindo de tudo, tive uma atitude desespera.. err, tive a brilhante idéia de retirar o choque e curtar os dois pontos. Tchanthan ... Abriu-se a porta da caverna de Alí Babá e foi revelado o tesouro. O oscilador passou a oscilar "pianinho".
Cada capacitor de disco de cerâmica, que colocava em // com o trimmer e o indutor de filete da PCB, permitia um ajuste suave da frequência. E a faixa de ajuste diminuia com o aumento do valor do capacitor. E uma surpres... err, e uma constatação com o que fora projetado. No mostrador do frequencímetro, três dígitos ficavam fixos. O quarto variava muito pouco. Alterei a tensão de alimentação, de 4,8V para 5,2V e a frequência paradinha no seu lugar.
Mas e aquele papo de que o capacitor de cerâmica, a partir de uma determinada frequência, vira um indutor?
Isso continua valendo!
Ocorre que, quanto menor o valor do capacitor, maior é esta frequência de transformação. Com o capacitor fixo de sintonia (cerâmico) com valor com menos de 10pF, essa frequência ficou maior que os tais 433MHz.
Aí tudo funcionou corretamente!
Quero aproveitar e agradecer a todos vocês que participaram deste tópico. As dicas, algumas mesmo não utilizadas aqui, certamente serão anexadas às inúmeras, necessárias para se entender mais um pouco de PCB em VHF/UHF.
Abraços.
MOR_AL