dados via rede eletrica

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

dados via rede eletrica

Mensagempor denis neves » 06 Ago 2007 13:38

i aew pessoal tudo baum?!?

eu to tentanu enviar dados analogicos por uma rede eletrica de 220V...

eu usei os 60Hz da rede como se fosse a portadora...

ja obtive algum resultado mas ainda nao é o esperado!!!

alguem tem alguma ideia de um bom jeito de se fazer isso?!?
denis neves
Byte

Re: dados via rede eletrica

Mensagempor andre_luis » 06 Ago 2007 14:31

O calcanhar-de-aquiles desse tipo de comunicação é a adequação dos consumidores pendurados na rede eletrica às normas.

Um exemplo disso são as fontes-chaveadas. Os projetistas enfatizam a filtragem da saída, mas desconhecem na sua maioria que a filtragem da entrada da fonte tem a finalidade de proteger a rede eletrica do ruido gerado pela propria fonte.

Por isso, a eficiencia da sua cominicacao vai depender do meio em que seu equipamento está trabalhando.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 06 Ago 2007 14:43

http://www.mundodosconectores.com.br/pr ... talhes.htm

bom não sei se é o seu caso.. Mais é baratinho esse carinha. Dependendo da aplicação compensa fazer uma cotaçãozinha.

Rede eletrica pra vóz. eu ta tentei de umas trocentas maneiras mais todas sem o resultado que eu esperava, gastei tempo e dinheiro pra andar uns 20% de um produto final.

Eu simplesmente casquei fora, pois o buraco é mais embaixo do que eu pensava.

Principais problemas encontrados. Trafo de acoplamento TX/RX, ruidos eletricos, armônicos monstruosos, componentes que sejam precisos.

No meu caso eu montei um PLL pra tx na portadora de 455KHZ e modulação máxima de 5KHZ..

No RX, o mesmo PLL com frequencia de entrada mais 4mhz e depois em um mixer eu misturava novamente 4mhz pra ter um produto final de 455khz, este 455khz ia pra um discriminador por quadratura..

Resumindo AFF, credo nem quero lembrar.

http://www.wirelessbrasil.org/wirelessb ... de_02.html

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ivan » 06 Ago 2007 22:39

Procura no google por PLC(Power Line Carrier). A microchip tem uma AN sobre X10 , mas eh meio lento(ultrapassado). Tem coisas mais velozes...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor denis neves » 07 Ago 2007 08:26

valeu galera vcs me deram umas ideias ai!!! ah eu to com os mesmos problemas que o fabim falou mas eu vo continuá tentanu...qualquer resultado bom eu os comunico tá!!!

Braço
denis neves
Byte

Mensagempor Renato » 23 Jan 2010 13:01

Resgatando o assunto:
Alguém montou alguma coisa de PLC, com alguma novidade.
Algum chip no mercado que facilite construção desse tipo de link via rede elétrica com baixo custo ?
Renato
Byte

Mensagempor B-EAGLE » 23 Jan 2010 19:03

Renato escreveu:Resgatando o assunto:
Alguém montou alguma coisa de PLC, com alguma novidade.
Algum chip no mercado que facilite construção desse tipo de link via rede elétrica com baixo custo ?

não depende somente do meio e da qualidade da rede, a largura de banda que você vai precisar é um fator crítico também....

se for pra uma aplicação de controle ou telemetria só, pode usar portadoras com uma frequência bem mais baixa, pode adequar nos padrões do CELENEC A, vai ter um alcance bem maior do que portadoras de 100KHz+...

pra uma aplicação simples, pode usar o TDA5051, modula em ASK, não tem nada de correçao de erros nem nada, mas da pro gasto :)

pra fazer os circuitos de RX e TX dos modens, utilize componentes de qualidade e com uma margem de erro pequena, dão uma diferença bruta!
B-EAGLE
Word

Mensagempor denis neves » 25 Jan 2010 12:53

Larguei mão desse negócio...Como disse o Fabim "O buraco é mais em baixo do que eu pensava."

A rede elétrica aqui na minha região é mais suja do que pau de galinheiro !!!eahaaeaeha

Optei por fazer transmissão a RF msm...dá menos dor de cabeça !!!

Abraço,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor RAguiar » 11 Mai 2011 13:56

Esses "dados" que vcs tentam circular pela rede elétrica, nós eletrotécnicos sempre damos um jeito de retirar da rede (com banco capacitor, filtro de harmônicos, DPS, etc), pois no final das contas isso suja mais a rede (alguns aparelhos funcionam de forma equivocada e misteriosa), além das harmônicas já presentes nela...por isso que em determinados lugares esse sistema de usar a rede elétrica para trafegar dados não funciona corretamente.

Mesma coisa é a internet via rede elétrica, no final das contas cai da moda, enfim existe aí wirelles, fibra optica, etc, pra que correr o risco com 127V, 220V, 380V!
RAguiar
Byte

Mensagempor barboza » 11 Mai 2011 22:51

A NXP tb tem modem PLC.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Voltar para Telecomunicações