Módulos ZigBee

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Módulos ZigBee

Mensagempor vinny » 10 Mai 2011 15:14

Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto com a necessidade de rede MESH. Procurando no oráculo (google! :P) e no forum, verifiquei que o mais utilizado ainda é o Xbee da Digi.

Procurei também por microcontrolador + transceiver 2.4GHz e achei vários que fornecem uma API da stack do ZigBee. A questão que o desenvolvimento se torna muito caro além de necessitar grande tempo de desenvolvimento.

A minha pergunta é se alguém conhece algum microcontrolador+transceiver que seja programável utilizando COMANDOS AT? Ou seria mais fácil e barato utilizar os XBee da Digi?

A idéia é que exista um processador que controle o hardware e o transceiver ou microcontrolador+transceiver seja um co-processador responsável apenas pela comunicação de RF.
vinny
Bit

Mensagempor xultz » 10 Mai 2011 16:17

Via AT, só os módulos Xbee. Dá uma olhada como está o fornecimento da Telit, e da Meshnetics, mas módulo rápido e fácil no Brasil é Digi.
Se você está pensando em produto e quer reduzir muito o custo total dele, pode implementar na tua placa um CC2530, mas a circuitaria de RF do balun é um parto prá fazer funcionar a contento, além de que vai ter que passar por todo o proceso de homologação na Anatel.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vinny » 10 Mai 2011 23:20

Poiseh estou pensando em produto, mas talvez para primeira versão ou versão de testes acho que o mais fácil mesmo seria os módulos Xbee, pra futuramente alterar para o CC2530, que pelas minhas pequisas foi a melhor documentação e suporte, e também o da nxp (jennics) JN5148. Porque o da Atmel (meshnetics) a documentação é muito pobre (minha opinião).

Brigadão Xultz.
vinny
Bit

Mensagempor marcelo campos » 12 Mai 2011 20:51

Um PIC 18F4520 + módulo RF MRF24j40ma sairia por um R$ 52,00 em baixa quantidade (2pares!), aí se puder colocar a pilha MiWi da Microchip fica mais simples que Zigbee, acha que te atende ?

Sinceramente pra produto mesmo, isto no que tenho feito, está valendo mais à pena usar este par: sai metade do preço de um Xbee e ainda uso o PIC pra fazer o que os circuitos precisam no processamento sem usar outro microcontrolador...

abraço
marcelo campos
Word

Mensagempor setyco93 » 13 Mai 2011 07:39

Eu uso um módulo com o MRF24J40 (Fractum Fbee) e um 18F4620, tem funcionado muito bem em curtas distâncias.
Estou fazendo teste com o MRF24J40MB da Microchip, este tem um alcance maior e atende as necessidades do projeto, mas não sei se este módulo é homologado pela ANATEL. Acho que não é... Alguem sabe?
Sergio

"Algo é só impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário." - Albert Einstein
setyco93
Nibble

Mensagempor marcelo campos » 13 Mai 2011 18:32

setyco93 escreveu:....Estou fazendo teste com o MRF24J40MB da Microchip,.... não sei se este módulo é homologado pela ANATEL. Acho que não é... Alguem sabe?

Até onde eu sei não, mas faz tempo que não entro no site da Anatel, entrando lá dá pra consultar a homologação por produto

abraço,
marcelo campos
Word

Mensagempor vinny » 22 Mai 2011 01:11

Eu tenho esse kit da microship aqui também. Talvez eu o use, mas mais tarde, utilizarei o Xbee por enquanto só pra prova de conceito. A linha da texas com cc2530 + cc2591 (acho eu, front-end) é muito interessante tbm!
vinny
Bit

Voltar para Telecomunicações