Erro interpretação DTMF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Erro interpretação DTMF

Mensagempor uakiti pires » 12 Mai 2011 09:52

Olá estou com um problema na leitura de sinal DTMF para a tecla/dígito "2"

.. meu sistema tem um módulo GSM SIM340DZ que capta o sinal de voz da chamada e envia para um decodificador DTMF HT9170 que por sua vez faz a comunicação com um PIC16F877A onde toda vez que o sinal DTMF é enviado uma interrupção é ativada e minha rotina segue

porém por algum motivo não consigo ter uma estabilidade na recepção do sinal da tecla "2" , todas as outras funcionam mas essa só funciona casualmente ( se não funcionasse nunca tudo bem mas as vezes ela funciona ) .. a taxa de erro é de 70% para telefones e 40% para celulares

já tentei reconfigurar o volume do módulo GSM celular mas não surtiu efeito e quando o volume fica abaixo de 30% as outras teclas além da número 2 também começam a dar defeito

.. se alguém já tiver passado por isso ou sabe o que pode ser ou como eu posso tentar debugar o erro peço que me ajude

t+
...respire seus últimos suspiros antes do domínio dos robôs...
uakiti pires
Bit

Mensagempor xultz » 12 Mai 2011 11:27

Há uns 5 anos atrás (talvez um pouco mais) eu fiz um projeto de acionamento DTMF via celular e desisti, um engenheiro da Vivo me disse para esquecer essa idéia, porque eles estavam estreitando cada vez mais a banda do canal de voz prá caber mais assinantes por ERB. Se a voz do fulano do outro lado parecer de um robô, eles não estãoenm aí, desde que consiga entender o que está falando. Mas o DTMF, acaba indo pro saco...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Re: Erro interpretação DTMF

Mensagempor andre_luis » 12 Mai 2011 18:43

uakiti

Verifica se o oscilador do decoder está na frequencia certa.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor marcelo campos » 12 Mai 2011 20:44

Tem também um detalhe: os Holtek HT9170 são clones mal feitos do antigo Mitel / atual Zarlink MT8870 que estes sim decodificam bem.

Aqui na empresa uso muito estes CIs em equipamentos profissionais e já foram testados e não dá certo mesmo os Holtek, além de serem mais sensíveis ao nível de sinal, quando o sinal ruído piora um pouco ou para de decodificar ou sinaliza número errado nas mesmas condições em que um Zarlink funciona 10.

Sou capaz de apostar que o problema é este...

Zarlink original tem também na CircuitNew: 11 3337.6400

boa sorte
marcelo campos
Word

Mensagempor uakiti pires » 06 Jun 2011 11:18

Poxa valeu pelas dicas .. vou verificar o oscilador e também tentar mudar o chip para o MT8870 porque é muito estranho essa instabilidade.

Fazendo uma verificação cheguei a conclusão que o problema é no HT mesmo só não sei o que causa isso, já tentei ajustar os valores do filtro diferencial mas não teve alterações.

Depois eu volto e comento se deu certo.

t+
...respire seus últimos suspiros antes do domínio dos robôs...
uakiti pires
Bit

Voltar para Telecomunicações