Moderadores: andre_luis, 51
MOR_AL escreveu:Djalma.
Entendi e não entendi. Entendi o procedimento, porém não visualizei a necessidade. Estes retângulos não poderiam ser substituídos por retângulos de cobre da própria placa de CI? O plano terra seria a outra face da placa. Como você pode notar, ainda tenho que aprender como evitar (ou reduzir) os efeitos de componentes espúrios, gerados em montagens com RF.
MOR_AL
egipts escreveu:Olá, tá ficando legal essa discussão... rs
Bom, discordo um pouco sobre a parte final em dois pontos:
"A tensão existente no coletor vai ser realimentada positivamente para a base (via capacitancia entre base e coletor)."
Isso só aconteceria, ao meu ver, se a resistência de base fosse bem maior, já que o valor dessa capacitância é bem pequeno.
egipts escreveu:"Se o valor de C2 não fosse grande, a ponto de não curtar o resistor de emissor lá na frequência de ressonância, então o SAW não seria necessário, uma vez que a realimentação positiva ocorreria via emissor. Como há o SAW, muito mais estável que o circuito sintonizado, o capacitor C2 deve ter a função de curtar o resistor de emissor."
Confesso que não entendi bem o que tá escrito nessa parte, ficou meio confuso, principalmente porque o SAW oscila sozinho. Pelo que me consta ele não precisa de capacitores adicionais para oscilar.
...
EDSONCAN escreveu:...Trimmer variam com temperatura e vibração na epoca colocavamos um pequeno pedaço de terminal de resistor sobre a bobina na parte dos componentes da pcb com uma ponta no gnd e a outra sem conectar em nada, movendo sobre a bobina voce provoca desvio de frequencia, depois e cola quente.Edson
MOR_AL escreveu:Olá pessoal.
Finalmente cheguei a um ponto em que posso dizer que entendo o funcionamento do receptor Super Regenerativo.
Deu trabalho mas valeu a pena. Esse assunto já estava atravessado na minha mente há mais de 20 anos e eu sempre quis entendê-lo e projetá-lo, mas faltava conhecimento.
Seguem algumas figuras do "dito-cujo".
Diagrama do receptor (433MHz) até a deteção do sinal em V01 (ainda analógico, não digital).
Montagem da parte de RF do receptor (até V0). O restante foi montado em ProtoBoard.
Nível do sinal analógico com o transmissor a 10m (dentro de casa não tinha mais espaço). O sinal é do canal 2 do osciloscópio (200mV/divisão) e a saída é em V01. O transmissor foi aquele alarme de automóvel/chaveiro.
Como afirmei antes, não vale a pena montá-lo, pois por cerca de R$15,00 já tem pronto, com melhor layout e menor para vender.
Valeu apenas para eu aprender a projetar um receptor Super Regenerativo.
Valeu pelo aprendizado.
Caso alguém tenha alguma pergunta que eu saiba responder, é só perguntar, ok?!![]()
[]'s
MOR_AL
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante