Problema com módulos Xbee

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Problema com módulos Xbee

Mensagempor Gabrielvin » 05 Mar 2011 15:55

E ai pessoal?

Passei boa parte da tarde de ontem (sexta) tentando fazer dois XBee (da Digi, antiga MaxStream) conversarem através de dois uC PIC16F628A. Configurei ambos os pics para serial 232, pino TX sendo o A3 e RX o A2. Com fio a comunicação se deu 100%: um dos pics enviava, de 1s em 1s uma mensagem e o outro recebia e mostrava em lcd. 100%. Mas quando liguei o XBee em ambos, nada funcionou. Usei a ligação mostrada no site do Rogercom: http://www.rogercom.com/ZigBee/ZigBeePag02.htm
Ver figura 18 do site. Usei LM317 pra fazer a regulagem dos 3.3V. Nem sinal de vida. Como o Pedro disse e o rogercom também, teoricamente deveria funcionar, certo? Os Xbee vieram como estavam de fábrica, não configurei nada. Deveria funcionar, não? Vi duas pessoas e o site do RogerCom dizerem que pra comunicação desse tipo os módulos já vem prontos... Mas nada funcionou. A ligação é simples, um colega meu que estava me ajudando também conferiu tudo, estava tudo certo...

Semana que vem um amigo irá me arranjar um Max232 e irei tentar fazer a ligação mostrada nesse site (http://byteeater.files.wordpress.com/2009/09/xbee1.png) para fazer alguma configuração com eles, mas como foi dito, pelo menos a comunicação UART deveria funcionar sem problemas, certo? Ou eu preciso configurar ele pro modo AT ANTES de usar? Será que estou muito longe?

Um abraço, fiquem com Deus,
Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor Gabrielvin » 05 Mar 2011 15:59

Pessoal, antes do XBee tentamos usar aqueles modulos RR3 e RT4 de 433Mhz para transferência, mas não funcionou também. Se alguém já fez uso de comunicação serial com estes módulos, poderia dizer, resumidamente, se é só ligar o RT4 no TX de um PIC e o RR3 no RX do outro, além da alimentação, ou se preciso de mais alguma coisa? Temos também aqueles CIs que fazem a conversão paralelo->serial->transmissão->serial->paralelo. Como os dados são seriais, usamos apenas um dos canais para transmitir e receber, mas mesmo em 300bps não funcionou. Alguma dica?

Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Mar 2011 16:56

Cara,

Vem pronto para comunicação de fábrica, mas não quer dizer que não tenha que configurar nada.

Tem que setar a os identificadores deles, exemplo:

ID Xbee1: 1234
ID para quem vai enviar: 5678

ID Xbee2: 5678
ID para quem vai enviar: 1234

De cabeça não sei o nome dos campos que vc seta.

A velocidade deve ser a mesma em ambos, tem que configurar também.

Abraço,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Mar 2011 16:58

Leia a configuração de cada Xbee e coloca aqui.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Gabrielvin » 05 Mar 2011 18:50

Olá Jorge, tudo bem?

Obrigado pela explicação!

1. O ID deles eu olho na parte de baixo do módulo?

2. Usando o MAX232 com um PC com serial (vide circuito cujo link foi no primeiro post) e o hyper terminal ou o programa X-CTU eu consigo configurar normalmente? Ou preciso mesmo de um módulo com USB para fazê-lo, tipo o CONN-USB que o RogerCom vende?

De qualquer maneira, não estou com os Xbee aqui, só voltarei a vê-los na quinta-feira. Mas seria bom já ter essas informações até lá!

Muito obrigado mais uma vez!

Fique com Deus,
Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Mar 2011 19:16

Gabrielvin escreveu:Olá Jorge, tudo bem?

Obrigado pela explicação!

1. O ID deles eu olho na parte de baixo do módulo?

Não, vc programa o ID de cada XBee.

2. Usando o MAX232 com um PC com serial (vide circuito cujo link foi no primeiro post) e o hyper terminal ou o programa X-CTU eu consigo configurar normalmente? Ou preciso mesmo de um módulo com USB para fazê-lo, tipo o CONN-USB que o RogerCom vende?

Pode usar o MAX232 na serial mesmo e X-CTU mesmo. O módulo CONN-USB é apenas um conversor USB-Serial, eu tenho alguns desses módulos aqui, porque facilita e muito. Mas pode usar a serial tranquilo.

De qualquer maneira, não estou com os Xbee aqui, só voltarei a vê-los na quinta-feira. Mas seria bom já ter essas informações até lá!

Muito obrigado mais uma vez!

Fique com Deus,
Gabriel.

Qualque coisa pergunta.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor cfreund » 08 Mar 2011 12:02

Xbee Series 1 ou Xbee Serias 2.5?
cfreund
Word

Mensagempor Gabrielvin » 11 Mar 2011 01:45

Montei o circuito que consta nas figuras acima (com MAX232), mas não deu certo. Amanhã tentarei de novo, pois pude ficar apenas 1h brincando com isso. Fiz a ligação do max232 entre o pc e o xBee, enviei os comandos +++ dentro de 1s de intervalo, sem apertar o enter depois disso (depois fiz apertando o enter) mas não deu certo. A serial do PC está boa, testei, bem como testei 2 max232 diferentes. Usei a fonte de 3.3V, liguei os terras em comum, enfim, aparentemente estava tudo certo.

Segundo o Rogercom: "Para configurar um XBee/XBee-Pro, precisamos usar somente os pinos 2-TX, 3-RX e o GND do módulo", em sendo assim, eu posso usar o próprio uC para programá-lo, não? Os pinos de controle de fluxo, CTS, RTS, DTR, não precisam ser usados para configuração do módulo? Vocês que já brincaram com o módulo podem confirmar esta informação?

Enfim, amanhã terei mais tempo para brincar com o módulo. Espero trazer-lhes boas notícias!

Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor cfreund » 11 Mar 2011 09:29

repetindo a pergunta:

Xbee Series 1 ou Xbee Serias 2.5?

Já comparou teu módulo com as fotos do site? São idênticos?

e outra:

Você não deve alimentar o max232 com 3.3v. E sim com 5v.
para fazer a conversão do TX do MAX232 (5v) para o RX do Xbee (3v3), monte aquele divisor resistivo do site da rogercom.
cfreund
Word

Mensagempor Gabrielvin » 11 Mar 2011 16:08

Olá meus caros, tudo certo?

Finalmente consegui fazer com que o PC conversasse com a Serial. Mas tem um problema!

Eu mando +++, ele responde OK.

Eu configuro o ATDL pra 5000, OK. Checo pra ver se ele realmente configurou, digitando apenas ATDL e ele retorna 5000. Perfeito até aqui.

O problema é quando vou mandar o ATMY. O endereço padrão do ATMY segundo o datasheet é 0, mas no módulo, quando digito ATMY ele me retorna FFFE. Quando tento configurar o ATMY, por exemplo, digitando ATMY 5001, ele retorna ERROR. Testei dois módulos XBee diferentes e em ambos tudo isso ocorre. Usei o hyperterminal, rscom (do rogercom) e o xctu, e o resultado é o mesmo que narrei acima.

Alguém tem idéia do que pode ser isso? Será que falta fazer mais alguma coisa?

Estou usando apenas Tx e RX, além do GND em comum com o PC. Acho que a ligação está correta senão eles não conversariam.

Quanto à pergunta se o meu é a versão 1 ou 2 do XBee, é a 2.

Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor cfreund » 11 Mar 2011 16:12

esse site n serve pra vc.
na versão 2, configure pelo XCTU.
cfreund
Word

Mensagempor Gabrielvin » 11 Mar 2011 16:25

Sim, testei pelo XCTU e também não deu certo.

Estou lendo em um fórum inglês (http://forum.sparkfun.com/viewtopic.php ... e05038e51a) que parece que eu tenho de pegar o ID que o fabricante determiou pra cada XBee através do comando atsh (parte alta) e atsl (parte baixa) e jogar esses números no atdh e atdl do outro xBee, e fazer o vice-versa. Isso procede, entendi corretamante?

Gabriel.
Gabrielvin
Bit

Mensagempor cfreund » 11 Mar 2011 16:28

nunca trabalhei com o serie 2, mas vi que tem perfis que definem o uso.
Deve-se escolher rede ponto-a-ponto ou algo do tipo.
cfreund
Word

Voltar para Telecomunicações