GPS - O que funciona no Brasil?

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

GPS - O que funciona no Brasil?

Mensagempor Abuda » 29 Ago 2012 17:34

Olá pessoal,

Estou precisando de um sinal de GPS que me dê posicionamento com erro dá ordem de 0.1m e estava lendo a respeito.

Quanto mais leio mais confuso fico.

Vamos pegar um exemplo pra ficar mais fácil de entender.
Se tenho um sistema que me garante no máximo 2m de erro, significa que qualquer dia que eu for verificar a mesma posição ele me dará uma nova posição na pior das hipóteses a 2m de raio da primeira medição, porém minha dúvida está no seguinte se fico parado na mesma posição o GPS fica dando posições sempre neste raio ou sendo a medida feita com poucas horas de diferença ele me daria com um erro menor que os 2m.

Em resumo, durante uma hora parado fico recebendo posições que estão no raio de 2m ou neste tempo relativamente curto o raio seria menor?

Pelo o que vi o ideal seria ter uma base fixa RTK que vai me dar um erro na casa dos 20mm, ok essa eu entendi.

Existem alguns sistemas como SBAS, EGNOS e etc que podem entregar dados de 0.1 a 0.6m, mas pelo o que vi estes sistemas não foram feitos para atender a America do Sul, tem algo do tipo que funcione no Brasil?

E o tal do L band, é a mesma coisa que RTK ou seja preciso comprar uma base?

E os sinais pagos como funciona isso, tem algum sinal deste tipo para o Brasil?
Abuda
Byte

Mensagempor brasilma » 29 Ago 2012 17:47

Topografos atualmente utilizam sinal de GPS para medir lotes (entre outras coisas), e conseguem uma precisão similar a que comentou.

Não sei como funciona, se sinal pago ou fonte de referência adicional, porem ai está mais um caminho para você pesquisar.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EvandrPic » 29 Ago 2012 22:22

Usando DGPS (Differential Global Positioning System) é possível obter precisão na casa dos cm...

Procure sobre isso ( DGPS - Differential Global Positioning System ) no google.

http://en.wikipedia.org/wiki/Differential_GPS
http://www.vivasemfio.com/blog/dgps-dif ... ng-system/
EvandrPic
Dword

Mensagempor xultz » 30 Ago 2012 09:37

O sistema de GPS é muito preciso, o erro que ele apresenta é proposital. Porém ele pode ser removido, mas só os militares americanos conseguem isso. Eu ouvi falar de um GPS de topografia que ele tinha que ficar meia hora parado para dar a posição. Custava uma fortuna. Se ele se mexesse nesse meio de tempo a mais de 1m/s, ele travava e só destravava na fábrica, depois de explicar prá eles por que ele se mexeu.
O motivo disso é óbvio, é para não usarem o GPS prá guiar mísseis.
Um paliativo é o supracitado DGPS, onde uma base fixa e com posição conhecida recebe o sinal do GPS e calcula o erro, um GPS na proximidade vai ter o mesmo erro e então você compensa e tem uma leitura muito precisa.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Abuda » 31 Ago 2012 09:15

Já uso DGPS até porque ele já vem habilitado em todos os receptores.

DGPS é o que dá o erro máximo de 2,5m isso obviamente depende da sua distância da base de referência.

Quanto mais perto menor é o erro.
Abuda
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 31 Ago 2012 09:49

não tem mais erro no GPS, era um erro de 30m (se não me engano) mas foi removido há alguns anos.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor EvandrPic » 31 Ago 2012 13:25

Não sou expert mas pelo que já li o DGPS permite margem de erro na casa do centímetros.
Os receptores geralmente possuem DGPS mas não adianta se não tiver o transmissor DGPS (estação de referência) que fará a minimização do erro.
Você precisa deste equipamento com posicionamento preciso que informará ao receptor de GPS o fator de correção aumentando a acuracidade deste.

This Claas system can provide a GPS accuracy of 4–6 cm.
Imagem
http://en.wikipedia.org/wiki/Differential_GPS

10 DGPS -DIFERENTIAL GPS (GPSDIFERENCIAL)
O GPS Diferencial – DGPS – é um processo que permite ao usuário civil obter uma precisão de 2 cm a 5 m, pelo processamento contínuo de correções nos sinais. As correções são transmitidas em Freqüência
Modulada ou via satélite e são disponíveis em alguns países através de serviços de subscrição taxados.
Podem também ser transmitidas por um segundo receptor ou por faróis de navegação localizados num raio de 100 km do usuário. Em ambos os casos, é necessário ter uma antena receptora DGPS conectada ao receptor GPS convencional
http://minx.com.br/manual_GPS.pdf

Abuda escreveu:Já uso DGPS até porque ele já vem habilitado em todos os receptores.

DGPS é o que dá o erro máximo de 2,5m isso obviamente depende da sua distância da base de referência.

Quanto mais perto menor é o erro.
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 31 Ago 2012 13:39

Historicamente o posicionamento relativo só com código foi designado por DGPS (Differential GPS), no entanto existem autores que aplicam esta designação a posicionamentos com observação da fase, outros preferem designar o DGPS com fase por CPD (Carrier Phase Differential). Alerto o leitor a ter muito cuidado na interpretação das várias terminologias usadas.

O posicionamento relativo com fase em tempo real tem sido designado por RTK (Real-Time Cinematic). Para aplicações sem ser em tempo real termos como posicionamento Estático, Rápido-estático, cinemático, pseudocinemático ou para-avança podem ser usados.

Se soubermos a localização de um receptor, podemos comparar os valores obtidos com os valores teóricos e deste modo calcular correções às medições as quais podem ser usadas para corrigir as medições dos outros receptores que estão em pontos desconhecidos.

O receptor na posição conhecida é chamado receptor base ou de referência, o receptor ou receptores que estão em posições desconhecidas são chamados “rover”.

O receptor de referência calcula as medições para cada satélite, baseando-se na sua posição que é conhecida e na localização instantânea de cada satélite.

Depois compara os valores calculados com as medições reais. A diferença entre esses valores dá-nos a correção para cada satélite, a qual vai ser transmitida ao outro receptor. O rover pode então calcular a sua posição com muito melhor precisão.
Imagem
Laboratório de topografia GPS

7.1.1 – Sistema DGPS

É baseado na medição da distância receptor-satélite através da observação do código. Se as correções forem transmitidas desde o receptor de referência para o(s) Rover(s) em tempo real (normalmente via rádio), então o sistema é geralmente designado por DGPS ou DGPS em tempo Real.

Se não necessitamos de trabalhar em tempo real as medições da base e do rover são gravadas e mais tarde transferidas para um computador para depois ser efetuado o cálculo.

Esta técnica é usualmente designada por DGPS em pós-processamento. Nestes métodos de posicionamento baseados na observação do código os resultados são instantâneos, mas não são precisos.
...

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYZEAA/apostila-gps
EvandrPic
Dword

Mensagempor Abuda » 01 Set 2012 10:11

Recebo o sinal de DGPS e ele é usado, quem diz isso é o GPS.

O erro sempre fica na cada de 1,5m a 3m.
Abuda
Byte

Voltar para Telecomunicações