Transmissão de Dados

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Transmissão de Dados

Mensagempor JeanPaul » 24 Jan 2013 11:05

Olá pessoal,

Estou trabalhando em um projeto onde preciso fazer a comunicação entre dois dispositivos microcontrolados. As distâncias podem variar de 20 a 500 metros no máximo. A rede será composta por um mestre que fará a leitura de um ou mais escravos. Os escravos precisam ter a possibilidade de pedir a atenção do mestre no caso de algum tipo de alarme. Os dados são valores de tensão, corrente e temperatura que serão atualizados a cada segundo.

Bom, sempre trabalhei com SPI e I2C para pequenas distâncias, mas não tenho experiência nenhuma com distâncias maiores. Algum dos amigos pode me direcionar para a melhor solução?

Pesquisei alguns protocolos como o RS232, que acho que não me atende pela distância, RS485 e CAN, mas não tenho certeza qual seria a melhor opção para o meu caso. Existem outras opções?

Desde já agradeço por qualquer ajuda!

[]’s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Mensagempor brasilma » 24 Jan 2013 11:41

O RS485 irá atender, ele é projetado para distâncias de até 1.200m.

Você consegue até 10Mbits para pequenas distâncias e 100K à 1.200m.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 24 Jan 2013 11:47

Tem n opções, desde Ethernet, redes sem fio, fibra óptica, etc...

Mas o mais barato é RS485. Se teus escravos precisam avisar o mestre sem poderem ser "pooleados", o CAN é uma boa solução.

Eu faria RS485.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor JeanPaul » 25 Jan 2013 12:43