Como transformar padrão RJ11 para digital

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Como transformar padrão RJ11 para digital

Mensagempor joao » 30 Jan 2007 19:49

Ola pessoal,

Quem conhece um pouco de telecomunicações sabe que o RJ11 tem dois fios, que até onde eu sei, são os DS0s.
Gostaria de saber como eu faço para transformar os dados desse conector num padrão digital, parecido ao que acontece aos PABX da vida.
Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

A idéia é conseguir quase fazer um PABX.
Ou seja, ter uma linha de telefone numa ponta e dai tres pessoas conseguirem se falar em conferencia. Para isso eu entendo que tem que ter 3 entradas RJ11 sendo que uma conecta na linha de telefone e mais dois que se conectam nesse carinha que transforma em digital.

é assim mesmo pessoal?

obrigado pelas dicas!
João
joao
Byte

Mensagempor Peters » 31 Jan 2007 07:47

Porquê digital?
Não entendi sua colocação?

O RJ11 é somente um interface física (conector). Vc tá pensando em transmitir banda-base via cabo telefônico? É isso?

Essa conferência que vc quer fazer, é o tempo todo? ou pretende fazer um comutador, para usar as linhas separadamente e em conjunto?
Peters
Byte

Mensagempor pbernardi » 31 Jan 2007 08:07

Olá joão,

A linha telefônica digital e a analógica são totalmente diferentes - embora usem o mesmo conector RJ11. Na verdade, o padrão digital não é muito difundido no Brasil, portanto, quase todas as linhas existentes são analógicas.

Quer sabe se uma linha é analógica? Coloque um telefone normal nele. Uma linha analógica não aceita telefone digital e vice-versa.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor KrafT » 31 Jan 2007 08:13

Basta ligar os 3 telefones em paralelo... Se o telefone for de marca boa, o nível de áudio não vai ser muito prejudicado com a carga adicional.

Mas isso é tão simples que com certeza não é isso que o colega quer...

Para transformar um telefone, ou linha telefonica de analógico para digital, vc precisa de um modem ou codec, o povo usa chips da Zarlink (Antiga Mitel) e um processador que gerencie esses dados. Poic vc passa a ter pacotes distribuídos no tempo em time-slots e alquem tem que encaixar todos os dados no tempo certo. Novamente há chips que fazem isso.

A conferencia, é mais chata de fazer em digital, pois a distribuição dos pacotes complica um bocado. Tem fabricante nacional que usava um processador só para conferencia.

Mas, a moda agora é gerenciar tudo via DSP, pois o software sai mais em conta que chips dedicados. Mesmo assim vc não vica livre dos CODECS de alta velocidade. Não vá querer amostrar voz com o ADC de um PIC...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Muito Obrigado pelas dicas

Mensagempor joao » 01 Fev 2007 07:21

Mas o que eu estava querendo saber era o que o Kraft falou...
Então, essas centrais de PABX da china normalmente usam DSP?

Mas pelo o que eu entendi, teria que ter um Mitel(eu conhecia por mitel! :)) ligados nas pontas RJ11 e um DSP controlando o fluxo de dados desse mitel?

Dai o Mitel faria todo o controle referente a transformar os dados em TimeSlot e converter novamente para Audio?

Estou correto nesses dados?

Obrigado,
João
joao
Byte

Peters

Mensagempor joao » 01 Fev 2007 07:26

Desculpe que eu só via a sua pergunta agora.

Padrão digital eu digo que é transformar o Audio em binario. Assim teria como gravar dados, por musica, fazer conferencia, essas coisas.

Para deixar mais claro a idéia, se vocês puderem me explicar a idéia de um PABX simples, tipo com 2 troncos e 4 ramais, já seria útil.

Eu entendi que se liga nas entradas os Mitel, e dai na outra ponta é um DSP que vai controlar esses fluxos. Por sinal, se eu for querer gravar a conversa dessas pessoas em uma ram, eu conseguiria com o DSP? Ou teria que ter mais algum chip auxiliar?

Obrigado,
João
joao
Byte

Mensagempor KrafT » 01 Fev 2007 07:46

Bom, vc tem que ter uma interface para a linha:

- Se for linha digital HDSL, o modem da operadora entrega para vc o link E1. Aí voce precisa converter os canais E1 para teu barramento interno. Pode ser só com DSP ou chip dedicado mais mcu ou dsp.

- Se for linhna analógica vc vai ter que igualmente converter para teu barramento digital interno.

- Existem outros tipos de links, tipo RDSI e afins, mas esses eu nunca trabalhei.

Essas duas coisas, envolvem um hardware e software extremamente complicado, além de não ser barato.

Do lado do telefone, se for analogico, vc vai ter que converter teus dados digitais internos para analogicos de modo que o telefone funcione.

Se for digital, vc vai ter que ter um ramal digital, ou seja, um link digital proprietario da tua central para teu telefone.

E vc vai ter que desenvolver teu telefone digital...

Esse tipo de desenvolvimento demanada de ferramentas caras, uma equipe grande. Enfim muito conhecimento e muito dinheiro.

Mesmo que usando esses chips dedicados, isso não é tarefa para um home só.

PS: Eu só trabalhei com manutenção de PABX Digital, não tenho capacidade nem de projetar um PABX analógico de 1 linha e 4 ramais, por isso estou te passando a idéia básica da coisa, mas passar para a implementação é impossível.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor joao » 01 Fev 2007 08:26

Se for analógico, como eu converteria os dados para analógico depois que eles são processados pelo DSP?
não seria via o próprio mitel?

obrigado,
joão
joao
Byte

Mensagempor KrafT » 01 Fev 2007 08:30

KrafT
Dword

Mensagempor zielpunkt » 08 Fev 2007 17:48

João,

Me parece que vc está querendo fazer coisas distintas ou confundindo um pouco(!) as coisas: uma coisa seria um circuito de controle e chaveamento para executar as funções de um PABX comum (basicamente isso), o que é feito por meio de uma chave analógica (não sei se é o tal Mitel que vc fala...) - entra audio analogico <-> sai audio analogico - , controlada por um MCU genérico, sendo este auxiliado por uma série de CIs dedicados (como DTMF decoder) ou vulgares e placas de troncos e ramais. Outra coisa, e bem diferente, é querer digitalizar audio analógico para gravá-lo, editá-lo, etc.

A primeira parte, mesmo que bastante complexa, seria mais simples de realizar - desde que conheça bem os princípios de sinalização e comutação telefonica, o hardware e o software exigido pela aplicação (não é pouca coisa!). Já a outra situação, onde vc fala até em DSP, já é assunto bem complexo e talvez um pouco distante da realidade de quem está começando, que me parece ser o seu caso (desculpe se estou enganado).

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 12 Fev 2007 01:20

tem duas boas opcoes:

http://instruct1.cit.cornell.edu/course ... REPORT.htm
http://www.rowetel.com/ucasterisk/hardware.html

a primeira eh um excelente exemplo de PBX analogico, bem compreensivel o projeto, faz a comutacao usando chaves analogicas CMOS. a segunda eh um PBX digital baseado em asterisk e, claro, eh bem mais complexo.
msamsoniuk
Dword

Obrigado a todos!

Mensagempor joao » 13 Fev 2007 14:30

Obrigado pela ajuda pessoal, acho qeu agora está ficando mais clara a idéia.

Vamos pegar como exemplo o primeiro link do nosso amigo Marcelo Samsoniuk:

Nessa central "caseira" temos td para um PABX, certo, comutação, tronco, transferencia e bla, bla,bla...
Agora, digamos que eu queira ter uma música de espera, ou então uma pequena secretária eletrônica na minha central.
Eu tenho obrigatoriamente que trabalhar com sinal digital correto? Não existe outra maneira de se gravar isso a não ser que eu tivesse uma fita cassete para tocar/gravar o som! :)

Muito bem, agora como eu colocaria esses dados na central? Eu imagino o DSP como um telefone, ou seja, uma entrada do tronco. Aonde que todas as chamadas fossem redirecionadas para a conversa ativa. Assim, poderíamos tocar/gravar o som.

Agradeço a todos porque eu realmente queria achar alguns links sobre central analógica, mas agora quero ver como conseguiria colocar as features de play/record de conversa ou chamada de espera nessas centrais analógicas.

muito Obrigado,
João
joao
Byte

Re: Obrigado a todos!

Mensagempor KrafT » 13 Fev 2007 14:32

joao escreveu: Não existe outra maneira de se gravar isso a não ser que eu tivesse uma fita cassete para tocar/gravar o som! :)

Errado. o ISD4004-16 grava 16 minutos de áudio analógico.
KrafT
Dword

Mensagempor joao » 14 Fev 2007 10:56

Ahhh!
Então...
Entendi...
É assim que funciona as secretárias eletrônicas mais baratas? Elas tem un desses carinhas internamente?

Obrigado, isso vai ajudar em muito as minhas pesquisas...

[]'s João
joao
Byte

Voltar para Telecomunicações