GPRS ainda funciona ?

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

GPRS ainda funciona ?

Mensagempor tronico » 16 Abr 2019 15:57

Ola a todos, faz tempo que não me manifesto por aqui.

Estou em um projeto que será necessário efetuar ligações telefônicas e trocar algumas mensagens com um servidor.
Pensei, já que terei que usar um modem GSM para fazer as chamadas porque não usar GPRS para efetuar a conexão e a troca de mensagens com o servidor!
Faz tempo que usei o SIM900 por exemplo e sei que me atenderia através da comunicação serial.

Um distribuidor de soluções embarcadas me informou que eu deveria optar por um modem 3G ou 4G já que em muitos lugares o GPRS já não funciona mais ....

Essa informação procede ?

Alguma sugestão de módulo GSM ou 4G ?
tronico
Byte

Re: GPRS ainda funciona ?

Mensagempor tcpipchip » 16 Abr 2019 19:04

u-blox sara!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 17 Abr 2019 22:26

Hoje eu perguntei prum engenheiro que atua na área de maquininhas de pagamento no estado de SP e ele me garantiu que o GPRS vai longe
pamv
Word

Mensagempor B-EAGLE » 18 Abr 2019 11:47

Ta aí uma coisa que não consigo achar informação conclusiva, quanto tempo o GPRS dura ainda...

As vezes aparece alguém de uma operadora ou outra falando que já não estão dando manutenção em GPRS, outros falam que é a partir de 2020, outros 2025, etc...

Mas apesar disso, tudo GPRS que conheço está funcionando...
B-EAGLE
Word

Mensagempor mrgadotti » 18 Abr 2019 17:45

Ouvi a mesma informação de um distribuidor e parece que 2020 vão desligar... Ou somente estão querendo vender modens 3G/LTE
mrgadotti
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Abr 2019 09:02

Lá nos Estados Unidos onde existe LTE o GPRS não funciona, talvez aqui fique igual.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

GPRS ainda funciona ?

Mensagempor rafael » 20 Abr 2019 13:52

Tenho certeza que o GPRS ainda vai durar muitos anos... até porque as torres já estão com essa tecnologia nativa funcionando.

O que realmente me preocupa eh a questão do bloqueio da Anatel para IMEIs não registrados... acredito que em breve todos que precisam desenvolver com gprs2G/3G/4G e etc vai ser obrigado a homologar o produto... não importa se está usando uBlox, Telit ou um SIMxxx da vida.

Acho que a tendência é usar SigFox, NB-IOT e etc... soh não consigo saber como anda a coberta dessas tecnologias... ainda está tudo muito “verde” acho eu.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
/***************************************
Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
e-mail: rafael@tewac.com.br
***************************************/
rafael
Nibble

Mensagempor tronico » 08 Jul 2019 17:17

Analizando de um outro ponto, a respeito do desligamento do GPRS (2G)

Pesquisando um pouco descobri que as chamadas de voz ocorrem hoje em 2G e 3G, mesmo um Smartphone estando conectado a uma rede 4G.
A tecnologia de voz sobre 4G (LTE) se chama VoLTE (Voice Over LTE). Utiliza os 700MHz que estão sendo liberados da TV analógica. Esse serviço é recente e está em expansão lenta, são poucas cidades que o possuem e não sei se todas as operadoras já estão usando. Além disso o Smartphone tem que ser compatível também. Através do aplicativo Network Mode é possível descobrir se seu aplicativo é compatível.

Deve ser por isso que o desligamento em massa do 2G não começou ainda. Claro tem o impacto sobre os equipamentos M2M, rastreadores, centrais de alarme e outros, que dependem da rede 2G. Nenhuma operadora se posiciona mas creio que está na hora de se preocupar com isso.
tronico
Byte

Voltar para Telecomunicações