por Ricardo_Franco » 20 Mai 2007 20:07
Ola Rodrigo.
Eu utilizei uma vez um sistema deste, e foi a mesma tortura, mas consegui me acertar com a operadora TIM.
Funciona assim:
Um celular trabalha com o que eles chamam de IP realmente dinâmico, pois cada vez que você liga para um aparelho o IP muda, de um minuto para o outro, logo temos um problema, Como sabemos em qual IP iremos transmitir?
Uma das idéias é fazer um pooling usando um SMS, mas de qualquer forma você precisaria contratar uma operadora para enviar/receber dados, logo o mais inteligente a fazer é contratar um acsses point, no caso eu utilizei o da TIM.
Não fui eu quem comprou o plano, mas na época eu corri atraz de tudo, se não me engano ficava em torno de R$45,00 por mês, com a cota de 20MBytes/mês.
Depois que você envia para o acesses point, ai fica facil, pois você vai ter um IP para enviar/receber dados de seu módulo. Inclusive, é possivel fazer um software de alto nivel e acessar os dados do módulo pela internet, é muito legal o sistema pronto.
mas tome cuidado na escolha do módulo GPRS, pois alguns são compativeis com o protocolo GPRS, mas não tem o Stack Pointer implementado.... ai meu amigo, você terá que escreve na unha.... foi o que aconteceu comigo utilizando o módulo TC-32 da Siemens..... depois optei por usar o TC-63 que ja vem tudo prontinho, (inclusive um núcleo ARM-7 com 10 I/O digitais para você integrar algum hardware).
Boa Sorte.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web:
www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162