como iniciar em RF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

como iniciar em RF

Mensagempor kreis » 04 Jun 2007 15:46

Preciso transmitir dados via Radio Frequencia para uma distancia de 2 km como devo iniciar meu projeto?

desde jah agradeço...
kreis
Bit

Mensagempor phophollety » 04 Jun 2007 22:54

Bom, antes de mais nada tem que definir que tipo de dado vai transmitir, se é digital ou analógico, se é digital, quandos níveis vai ter, se decidir-se por 2 níveis 0 e 1 tem que ter em mente que VOCÊ NÂO PODE DE MANEIRA ALGUMA TRANSMITIR UM PULSO QUADRADO por que isso causa uma bagunaça absurda na banda (quanto menor o pulso, maior a banda), depois tem que definir qual tipo de modulação vai usam, AM, FM, PCM, QAM, enfim, ai já tem uma idéiazinha. Legal ,agora é partir para a geografia, qual tipo de relevo tem, quais obstáculos, para poder ter uma noção da potênca e do tipo de antena que vai ter que usar.. (claro, além de imaginar como o sinal vai chegar no receptor), feito isso, pode começar a pensar no circuito oscilador, cristal com dobradores de bobina? PLL? Oscilador livre? Ai passamos a etapa de modulação e finalmente, etapa de potência.

Feito isso e depois de muitos cálcuos e transformadas disso e daquilo, pensemos no receptor, que tipo de sinal eu vou receber? Será que o meu sinal vai chegar muito estragado do outro lado? Quanto? Será que vou precisar de um código corretor de erros? E assim vai indo, não dá para descrever muito o que deve fazer com tão poucos dados que disponibilzou...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 05 Jun 2007 12:07

eu diria que a melhor forma seria vc comprar um modulo transceptor comercial (por exemplo: http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/P ... odule.html) e utilizar uma boa antena direcional.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor phophollety » 05 Jun 2007 15:53

BOm, mais fácil é, sem dúvidas, mas ele disse que queria fazer.. bom. sei lá
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Jun 2007 19:28

Realmente é preciso saber qual o objetivo, teorico/prático, um caso/produção em série, comercial/caseiro,...

RF é trabalhoso, para funcionar bem e para não gerar interferências.

Se a finalidade não for didática, recomendaria um módulo comercial.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Jun 2007 13:02

acho q independe, pq no fim das contas vc precisa testar tudo e o ponto de partida eh montar um par de transmissores e receptores comerciais para ver se os layers superiores de comunicacao estao ok.

passando nisso, vc pode comecar implementando seu proprio receptor e calibrando ele em funcao do transmissor comercial, ateh que seu receptor tenha as caracteristicas de recepcao compativel com um receptor comercial. entao vc pode passar para o transmissor, testando ele tanto com seu receptor quanto com o receptor comercial.

a vantagem de vc montar compativel com um padrao comercial eh que existem especificacoes mais detalhadas que vc pode seguir e garantir q seu transmissor respeite um pouco mais as antenas alheias a sua volta :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor phophollety » 06 Jun 2007 16:39

Fica muito difícil espeficar corretamente, o que eu comentei no começo do tópico é algo muito geral...

Uma coisa é enviar um simples tom DTMF pelo ar, outra coisa é fazer broadcasting de video usando WCDMA, bem diferente....

Então se o nosso colega der mais infos, fica legal..

Eu acho que um ótimo ponto de partido para trabalhar com modulação FM e banda de transmissão de até uns 8KHz é se basear em transmissores de rádios amadores, pode ser um antigo Control, Patrulheiro, Telepath, ou um mais atual Alico, Kenwood, Yaesu, estudar o esquemático deles ensina muito coisa, ainda mais na parte de recepção, aquele cicuitos com bifet tem uma sensibilidade ótima, algo de 0,7uV e uma NSR muito bons....

Eu começaria estudando os caras...
phophollety
Dword

Mensagempor kreis » 06 Jun 2007 17:13

Desde ja agradeço a ajuda...
O que eu realmente quero é um módulo comercial que tenha um alcance de pelo menos 2 km...

O que eu quero fazer é:
Eu tenho um microcontrolador "pegando" em um baja: rotação, velocidade, temperaturas, etc. e mostramdo num lcd no painel do carro.
Eu quero transmitir esses dados (digitais) para fazer a telemetria do carro. Não tem obstáculos, é em campo aberto.
Sou muito inesperiente na transmição de sinais e quero algo fácil de implementar.

obrigado.
kreis
Bit

Mensagempor phophollety » 06 Jun 2007 18:35

Humm, pode fazer o clássico, usar um desses tranmissores em 433,920MHz que custam por volta de R$30,00 o par (mas é só monodirecional)

Ou se quiser, tente adaptar um motorola talkabout, acho que se usar 9600bps com protocolo eia 232, vai ficar legal. mas use paridade.. pq vai ter perdas de sinais...

Também seria legal implementar um código corretodr de erros básico...
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 06 Jun 2007 19:13

Talk-about não foi feito para ficar transmitindo ininterruptamente além disso mesmo em campo aberto, mas com o movimento do carro, interferências, vão haver interrupções no sinal, então isso deve ser previsto no protocolo de recepção com um tratamento apropriado.
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 07 Jun 2007 01:23

verdade brasilma, não foi feito. mas pode fazer modulações periódicas e com o carro em movimento um código corretor de erros se faz muito nescessário...

Se não quiser usar um talk e bolar seu próprio transmissor eu acho que neste caso seria legal usar PSK (Phase Shift Key) ou FSK(Freq Shift Key(FM)), fugiria de ASK (Amplitude Shift Key (AM)) a menos que usem QAM (quadratre amplitude modulation. ASK + PSK)

Como a velocidade é baixa, faça um código correto de erros, algo bem básico, com média matemátia, por exemplo, para transmitir um bit de 1, envie pulsos com 70% do dutycycle e se for 0 envie 30%, algo assim.. (legal também é usar 66% e 33%)

Isso já ajuda muito!

Mas só se lembre de não transmitir pulsos quadrados! Isso é muito importante (ainda mais se for FSK!)

Quer fazer um e bem feito? Nunca montei, mas tive muito interesse, dica quente hein! Tá PRONTO!

http://hem.passagen.se/communication/fm_pll_vco.html

FM, 88-108MHz, pode fazer duas placas dessas e mudar um pouco vco, transmita em 220MHz, acho que é uma boa freq livre (não transmita entre 100MHz e 120MHz assim como entre 154MHz e 175MHz)
phophollety
Dword

Mensagempor kreis » 08 Jun 2007 12:04

E quanto aos modulos comerciais?
Tem algum problema?
Ruido Interferencias?
Gostaria de usar um... Li algo em: http://www.rogercom.com e me pareceu bem simples e pratico... o problema é so o alcance...]
Valeu.
kreis
Bit

Mensagempor brasilma » 08 Jun 2007 13:34

A vantagem dos módulos comerciais é sua estabilidade, precisão no comprimento de onda e menor nível de interferências.

Porem não dispensam um sistema de correção de erros.
brasilma
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 16 Jul 2007 11:24

eu to usando o kit da Chipcon, que vem módulos prontos com o chip CC1100 (transceiver) para "espetar" na placa de desenvolvimento, que tem um C8051F340 pra controlar tudo...

o CC1100 tem potência de até 10dBm, testei com a antena (não direcional) que vem no kit mesmo, a 10dbm de saída, alcançou 470m +- com -85 dbm..
acredito que com uma boa antena direcional alcance os 2km....

esse chip é meio chatinho de configurar, são muitos parâmetros, mas também dá pra fazer de tudo, é realmente muito bom!
B-EAGLE
Word

Voltar para Telecomunicações