por phophollety » 04 Jun 2007 22:54
Bom, antes de mais nada tem que definir que tipo de dado vai transmitir, se é digital ou analógico, se é digital, quandos níveis vai ter, se decidir-se por 2 níveis 0 e 1 tem que ter em mente que VOCÊ NÂO PODE DE MANEIRA ALGUMA TRANSMITIR UM PULSO QUADRADO por que isso causa uma bagunaça absurda na banda (quanto menor o pulso, maior a banda), depois tem que definir qual tipo de modulação vai usam, AM, FM, PCM, QAM, enfim, ai já tem uma idéiazinha. Legal ,agora é partir para a geografia, qual tipo de relevo tem, quais obstáculos, para poder ter uma noção da potênca e do tipo de antena que vai ter que usar.. (claro, além de imaginar como o sinal vai chegar no receptor), feito isso, pode começar a pensar no circuito oscilador, cristal com dobradores de bobina? PLL? Oscilador livre? Ai passamos a etapa de modulação e finalmente, etapa de potência.
Feito isso e depois de muitos cálcuos e transformadas disso e daquilo, pensemos no receptor, que tipo de sinal eu vou receber? Será que o meu sinal vai chegar muito estragado do outro lado? Quanto? Será que vou precisar de um código corretor de erros? E assim vai indo, não dá para descrever muito o que deve fazer com tão poucos dados que disponibilzou...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.