Configuração de Módulo GPRS SIM300

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Configuração de Módulo GPRS SIM300

Mensagempor marram28 » 27 Set 2008 16:32

Por favor, alguém sabe como se escreve a linha de comando AT+CIPCSGP para que o módulo SIM300 (SIMCOM) possa ser configurado para operação em GPRS com o APN: claro.com.br, usuário: claro e senha: claro?
Estou usando o HyperTerminal e tentei de várias formas lendo pelo manual do módulo, mas não estou conseguindo. Grato.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor mamga » 27 Set 2008 18:50

Olá,

Já Tentou assim: at+cipcsgp=1,"claro.com.br","claro","claro"?

Apesar que nunca usei esse comando... eu utilizo esse: AT+CSTT="claro.com.br","claro","claro" para configurar o APN.

Estou começando a fazer testes com esse modulo também, quem sabe nao possamos aprender junto...
mamga
Nibble

Mensagempor marram28 » 27 Set 2008 20:14

mamga escreveu:Olá,

Já Tentou assim: at+cipcsgp=1,"claro.com.br","claro","claro"?

Apesar que nunca usei esse comando... eu utilizo esse: AT+CSTT="claro.com.br","claro","claro" para configurar o APN.

Estou começando a fazer testes com esse modulo também, quem sabe nao possamos aprender junto...

Oi, tudo beleza?
Consegui encontrar esse comando AT+CSTT logo depois de ter postado a minha dúvida e consegui configurar para a Claro.
Meu número da Claro é um pré-pago e o atendente de uma loja me disse que para acesso ao GPRS basta inserir créditos como se fosse para ligações de voz. Estou meio na dúvida se é isso mesmo, já que não disponho de um número pós-pago.
Ainda não consegui fazer o modem GPRS acessar a rede. Assim que digito o comando ATD*99***1# ele mostra uma mensagem CONNECT (o led de conexão pisca bem rápido) e depois de alguns segundos aparece a mensagem NO CARRIER.
Como o manual não explica de forma detalhada todos os comandos devo estar deixando de fazer alguma outra configuração.
Se vc descobrir como fazer para acessar de um pré-pago, por favor me explique como proceder. Obrigado.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor mamga » 28 Set 2008 08:07

Td tranquilo... Bom eu tenho aqui dois módulos desse com dois Claros pós-pagos, mas até onde eu sei não existe diferença no funcionamento dos dois para gprs desde que o pré tenha creditos.
O manual é realmente bem fraco, mas não entendi o porque de utilizar esse comando ATD..., até onde sei para GPRS não utilizaria ele. Você pode entrar com os seguintes comandos para testar:

AT+CREG=1
Deve retornar "OK"
AT+CSTT="claro.com.br","claro","claro"
Retorna "OK"
AT+CIICR
Retorna "OK"
AT+CIFSR
Aqui retorna o ip do seu módulo caso esteja na rede, se não retornar é pq tem algo de errado. Até esse ponto eu fiz com os meus módulos e funcionou certinho.

O proximo passo, que eu ainda não testei seria, tentar uma conexão com o comando AT+CIPSTART="TCP","END. IP","PORTA" e transferir dados com o AT+CIPSEND. Vou tentar testar isso ainda hoje.
mamga
Nibble

Mensagempor marram28 » 28 Set 2008 12:04

mamga escreveu:Td tranquilo... Bom eu tenho aqui dois módulos desse com dois Claros pós-pagos, mas até onde eu sei não existe diferença no funcionamento dos dois para gprs desde que o pré tenha creditos.
O manual é realmente bem fraco, mas não entendi o porque de utilizar esse comando ATD..., até onde sei para GPRS não utilizaria ele. Você pode entrar com os seguintes comandos para testar:

AT+CREG=1
Deve retornar "OK"
AT+CSTT="claro.com.br","claro","claro"
Retorna "OK"
AT+CIICR
Retorna "OK"
AT+CIFSR
Aqui retorna o ip do seu módulo caso esteja na rede, se não retornar é pq tem algo de errado. Até esse ponto eu fiz com os meus módulos e funcionou certinho.

O proximo passo, que eu ainda não testei seria, tentar uma conexão com o comando AT+CIPSTART="TCP","END. IP","PORTA" e transferir dados com o AT+CIPSEND. Vou tentar testar isso ainda hoje.

Virei a madrugada fuçando esse manual da SIMCOM e também um outro da TELIT que é um pouco mais completo e depois de muito tentar consegui receber um primeiro endereço IP da Claro (189.95.75.5) após usar os comandos que você mencionou acima. Reiniciei o modem, refiz todos os procedimentos e consegui um outro IP. O número de discagem ATD*99***1# eu vi no site da claro junto com os outros parâmteros de APN, usuário e senha. Mas após executar esse comando retornou um código de erro CME ERROR 2.
Cheguei a tentar o CIPSTART mas retornou outro códio de erro que não me lembro qual foi.
Eu não tenho dois modems, por isso estou tentando usar uma porta TCP aberta do meu ADSL para conexão com o HyperTerminal. O modem estou usando em outro computador também usando o HyperTerminal. Gostaria de conseguir mandar uma mensagem texto de um terminal para o outro. Qualquer novidade eu te aviso. Valeu!
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor mamga » 29 Set 2008 08:37

Olá,

E ai conseguiu transferir dados? Eu não tive tempo ainda para testar...
mamga
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 29 Set 2008 08:51

bom dia, para poder mandar algum dado pelo gprs, terão de usar a pilha tcp/ip, as informações tem de encapsuladas, por isso é utilizado a rede dial-up para conexões em gprs, este procedimento ativa a pilha tcp/ip.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor marram28 » 29 Set 2008 11:22

Sergio38br escreveu:bom dia, para poder mandar algum dado pelo gprs, terão de usar a pilha tcp/ip, as informações tem de encapsuladas, por isso é utilizado a rede dial-up para conexões em gprs, este procedimento ativa a pilha tcp/ip.

[ ]'s
Sergio

Mamga, ainda estou tentando mas não consegui.
Prezado Sérgio, por favor você poderia dizer quais os comandos em sequência que devem ser enviados ao SIM300 para que se possa ter acesso ao GPRS? Que tipo de resposta o módulo envia para o terminal quando se consegue sucesso no acesso? Grato.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Sergio38br » 29 Set 2008 11:52

Vcs estão comunicando pela porta serial???

tente o comando "at+cgdcont=1,"ip","claro.com.br", depois disque pelo atd "*99***1#"
[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor mamga » 29 Set 2008 12:50

Isso que não estou entendendo, pq discar? a comunicação nao é estabelecida diretamente pelo endereço ip?

Por exemplo, o endereço ip do meu PC é o 200.200.200.200 e no meu PC tenho um software com um socket aberto esperando conexão na porta 35000... Com o módulo devidamente configurado eu deveria utilizar o comando AT+CIPSTART="TCP","200.200.200.200","35000", uma vez que a conexão foi estabelecida utilizo o comando AT+CIPSEND... isso foi o que eu entendi pelo manual... não fiz o teste na pratica ainda...

Será que entendi errado, ou esse comando ATD é realmente necessario?
mamga
Nibble

Mensagempor marram28 » 29 Set 2008 13:49

Sergio38br escreveu:Vcs estão comunicando pela porta serial???

tente o comando "at+cgdcont=1,"ip","claro.com.br", depois disque pelo atd "*99***1#"
[ ]'s
Sergio

Sérgio.
Estou utilizando a porta serial com o HyperTerminal a 115200bps para controlar o SIM300.
O campo "ip" a que você se refere é exatamente o endereço IP do computador que estou tentando conectar ou apenas uma referência ao protocolo IP?
No manual diz que não é necessário inserir o APN, no caso "claro.com.br". Você conseguiu conectar inserindo o APN mesmo assim?
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Sergio38br » 29 Set 2008 14:39

Não o campo é a literal ip mesmo, o sistema vigente no Brasil necessita de usuario e senha, para conectar o sistema gprs à internet através de um servidor existente na operadora. Mesmo estando com o sistema gprs ativo , não necessariamente vc vai ter conectividade, o gprs é apenas um meio de transporte, o metodo usado para enviar ou receber qualquer coisa através dele necessita da pilha tcp/ip.

Veja este link http://www.basic4ever.com/tcpipchipn.shtml

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor marram28 » 29 Set 2008 15:51

Sergio38br escreveu:Não o campo é a literal ip mesmo, o sistema vigente no Brasil necessita de usuario e senha, para conectar o sistema gprs à internet através de um servidor existente na operadora. Mesmo estando com o sistema gprs ativo , não necessariamente vc vai ter conectividade, o gprs é apenas um meio de transporte, o metodo usado para enviar ou receber qualquer coisa através dele necessita da pilha tcp/ip.

Veja este link http://www.basic4ever.com/tcpipchipn.shtml

[ ]'s
Sergio

Sérgio.
Eu consigo receber o IP da Claro (ex: 189.95.111.188), porém quando termino de excutar o comando AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br" e em seguida o ATD*99***1# o terminal apresenta uma mensagem de erro (CME ERROR: 2) que no manual quer dizer "phone-adaptor link reserved". Você saberia dizer do que se trata?
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Sergio38br » 29 Set 2008 16:55

vc estava em modo de dados ou modo de comando?

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Sergio38br » 29 Set 2008 17:17

Sergio38br
Word

Próximo

Voltar para Telecomunicações