Tenho 2 PCs no mesmo ambiente, que vou identificá-los como PC1 (meu) e PC2 (da dona bronca). Os PCs encontram-se separados por alguns metros.
Anteriormente eles compartilhavam uma impressora jato-de-tinta e outra Laser.
A conexão era feita por fios e conectores por meio de portas paralelas. Haviam duas chaves seletoras, uma selecionava a impressora e a outra o PC. Entre as chaves seletoras havia um cabo.
O sistema funcionava, mas apresentava um inconveniente. Apesar do fio passar junto da parede, era uma solução "porca".
O tempo passou. Agora possuo uma impressora com conector USB e um modem VivoZap em gabinete. Este também com conector USB.
Hoje, tanto a impressora, como o modem se encontram junto ao PC1, com suas conexões instaladas. Quando é necessário que o PC2 se conecte à internet, tenho que desconectar o fio de alimentação e o cabo USB (vide sistema existente), e mudo o modem de local. É uma operação que envolve um trabalho chato. É necessário me "entocar" num local apertado e com um emaranhado de fios. Para usar a impressora de algo existente no PC2, eu salvo o arquivo em um pendrive e transfiro para o PC1.
O sistema existente e o proposto é apresentado na figura abaixo:

A minha intenção é substituir o sistema existente pelo proposto. Na verdade eu poderia usar apenas dois blocos Tx, Rx, USB. Um para o PC em uso e o outro para selecionar ou a impressora ou o modem.
O conjunto Tx, Rx e USB seria constituído por um transmissor de RF com entrada em níveis do padrão USB, um receptor na mesma frequência do transmissor, e com o sinal recuperado em nível USB.
Tanto o transmissor como o receptor seriam "burros", ou seja, sem qualquer software. Na realidade deveria haver duas frequências portadoras (full-duplex), ou um comutador que habilitasse ou o Tx, ou o Rx (half-duplex). Os níveis USB seriam convertidos em RF, e vice-versa. Desta forma tamto os PCs como a impressora e o modem "pensariam" que há um cabo físico com 4 fios. Os conectores USB destes aparelhos forneceriam a alimentação ao respectivo módulo Tx, Rx, USB.
Com esta idéia, saí a procura de algo que fosse um transceptor, com alta taxa de transferência e conexão USB. Achei o "Adaptador Wireless USB 54 Mbps", usado em redes entre internet e PCs. No meu caso não seria necessário o "Roteador" (acho que é este o nome).
Comprei duas unidades, para ver se funcionava, montei, liguei e... nada

Pergunto. Alguém já abriu um adaptador destes para ver se dá para usar apenas o transmissor e o receptor? Ou se há uma solução simples que não precise passar cabo pela parede? Ou se conhecem um "Comutador USB"?
MOR_AL