Pseudo-Rede

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Pseudo-Rede

Mensagempor MOR_AL » 09 Out 2008 16:30

Olá amigos. Tudo bem?

Tenho 2 PCs no mesmo ambiente, que vou identificá-los como PC1 (meu) e PC2 (da dona bronca). Os PCs encontram-se separados por alguns metros.
Anteriormente eles compartilhavam uma impressora jato-de-tinta e outra Laser.
A conexão era feita por fios e conectores por meio de portas paralelas. Haviam duas chaves seletoras, uma selecionava a impressora e a outra o PC. Entre as chaves seletoras havia um cabo.
O sistema funcionava, mas apresentava um inconveniente. Apesar do fio passar junto da parede, era uma solução "porca".
O tempo passou. Agora possuo uma impressora com conector USB e um modem VivoZap em gabinete. Este também com conector USB.
Hoje, tanto a impressora, como o modem se encontram junto ao PC1, com suas conexões instaladas. Quando é necessário que o PC2 se conecte à internet, tenho que desconectar o fio de alimentação e o cabo USB (vide sistema existente), e mudo o modem de local. É uma operação que envolve um trabalho chato. É necessário me "entocar" num local apertado e com um emaranhado de fios. Para usar a impressora de algo existente no PC2, eu salvo o arquivo em um pendrive e transfiro para o PC1.
O sistema existente e o proposto é apresentado na figura abaixo:
Imagem
A minha intenção é substituir o sistema existente pelo proposto. Na verdade eu poderia usar apenas dois blocos Tx, Rx, USB. Um para o PC em uso e o outro para selecionar ou a impressora ou o modem.
O conjunto Tx, Rx e USB seria constituído por um transmissor de RF com entrada em níveis do padrão USB, um receptor na mesma frequência do transmissor, e com o sinal recuperado em nível USB.
Tanto o transmissor como o receptor seriam "burros", ou seja, sem qualquer software. Na realidade deveria haver duas frequências portadoras (full-duplex), ou um comutador que habilitasse ou o Tx, ou o Rx (half-duplex). Os níveis USB seriam convertidos em RF, e vice-versa. Desta forma tamto os PCs como a impressora e o modem "pensariam" que há um cabo físico com 4 fios. Os conectores USB destes aparelhos forneceriam a alimentação ao respectivo módulo Tx, Rx, USB.
Com esta idéia, saí a procura de algo que fosse um transceptor, com alta taxa de transferência e conexão USB. Achei o "Adaptador Wireless USB 54 Mbps", usado em redes entre internet e PCs. No meu caso não seria necessário o "Roteador" (acho que é este o nome).
Comprei duas unidades, para ver se funcionava, montei, liguei e... nada :( . O PC identificou um novo hardware. Não era para identificar este novo hardware. O que ocorre é que o "Adaptador Wireless USB 54 Mbps" não é "burro". Há um gerenciador interno, além do transmissor e receptor que eu queria.
Pergunto. Alguém já abriu um adaptador destes para ver se dá para usar apenas o transmissor e o receptor? Ou se há uma solução simples que não precise passar cabo pela parede? Ou se conhecem um "Comutador USB"?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Sergio38br » 09 Out 2008 16:47

Ja pensou em usar um roteador wireless???

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Out 2008 17:03

Sergio38br escreveu:Ja pensou em usar um roteador wireless???

[ ]'s
Sergio

Tem roteador Wi-Fi com entrada para WAN pela USB(seu modem) e entrada para Impressora USB. Dê uma procurada.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor helton » 09 Out 2008 17:51

Cabo ethernet crossover ?
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Out 2008 18:03

Aproveita então que comprou estes adaptadores Wi-Fi e liga cada um em cada PC, depois no PC1, liga a impressora e o modem USB da VIVO. Em seguida configura o PC1 para IP fixo e para "compartilhar a internet através deste PC". Mande compartilhar a impressora no PC1

Vai no PC2 e configure para conectar a internet pelo gateway e coloca o IP do PC1.

Vantagens:

-O PC1 e o PC2 irão compartilhar impressora e internet, ainda acrescentou a possibilidade de compartilahr arquivos.

Desvantagens:
-Geralmente o reconhecimento da impressora no PC2 irá demorar e tem uns macetes, mas depois é fácil usar.
-O PC1 tem que ficar ligado o tempo todo para o acesso do PC2.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 09 Out 2008 20:04

Olá a todos.

Respondendo:

Olá Sergio38br
Ja pensou em usar um roteador wireless???

Eu pensava que o roteador wireless serviria apenas para conectar os PCs na internet, não incluindo a impressora. Estou errado? Além disso eu acho que, com um roteador devo manter sempre um PC ligado, mesmo que queira usar o outro. :?: Vou verificar.

Olá Jorge_Francisco
Tem roteador Wi-Fi com entrada para WAN pela USB(seu modem) e entrada para Impressora USB. Dê uma procurada.

Vou investigar. Grato.

Olá Helton
Cabo ethernet crossover ?

Vou investigar. Se Cabo ethernet crossover não for "via" cabo, é uma possibilidade. Grato.

Jorge_Francisco
-O PC1 tem que ficar ligado o tempo todo para o acesso do PC2.

Esse seria um problema.

Na verdade estes adaptadores devem transmitir em uma frequência F1 (para o roteador) e receber via outra frequência F2 (do roteador). Isso evita a interferência entre transmissão e recepção. Acredito que, por este motivo, fazer um link de comunicação com dois adaptadores (sem o roteador) seria inviável, mesmo que eu retirasse a parte de gerenciamento e deixasse apenas o transmissor e receptor.

A minha idéia era simplesmente retirar o adaptador de um PC e levar ao outro. No caso de impressora e modem, faria o mesmo. Tal procedimento seria bem mais simples.

Vou estudar as sugestões de vocês e avaliar as opções.
Grato a todos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Out 2008 21:23

O melhor seria pegar uma solução pronta. Então um roteador Wi-Fi seria uma ótima alternativa. Compartilhar a internet do Vivo Zap ou Claro 3G(meu caso) é facil, mas deixo um PC(gateway) ligado o tempo todo, mas geralmente tem alguém neste PC. Quando não há ninguém trago o modem para o meu Notebook. A impressora também é compartilhada com este PC, então para usar a impressora também é necessário que o PC fique ligado.

O roteador com entrada USB que eu vi é da RedeAir, mas custa R$600,00 nas lojas da Tim, ou mais barato no mercado livre. O servidor da impressora eu já vi, mas não lembro onde. Algumas impressoras possuem saida para rede( como as Sharp ), aí é só ligar no roteador.

Bom, abrir um adaptador e tentar aproveitar o rádio é complicado, nunca vi ninguem fazer, então não direi que é impossível.

Sobre conflito de frequência, os equipamentos WiFi funcionam na frequência de 2.4Ghz(alguns em 5Ghz), claro que esta é a frequencia central, mas imagina uma rede com 100 PCs, pois é, isto existe e funciona perfeitamente(ou quase) ligados em um unico roteador,e apesar de algumas colisões, funcionam.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor albertorcneto » 10 Out 2008 04:03

O Jorge_Francisco ta certo. O melhor eh conectar os dois computadores usando os adaptadores wireless que voce ja comprou. Se eles funcionarem nos 2 PCs que voce tem, pronto! Eh so configurar uma rede ad-hoc. Esse tipo de rede nao precisa de roteador. E o modem e a impressora podem ficar ligados em um computador e compartilhados na rede.

Se nao souber fazer isso, posso tentar dar uma explicacao superficial. Ou entao voce me diz o seu sistema e tudo mais, e a gente tenta junto.
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 10 Out 2008 10:00

Ola MOR_AL,

O que vc precisa eu acho que é isso:
http://www.quebarato.com.br/classificad ... 55221.html

E é claro, um roteador wireless.

Minha sugestão:
1 - Compra esse carinha e um roteador wireless;
2 - Liga a impressora USB neste carinha e pluga a saida ETHERNET na entrada do roteador(Deixa um do lado do outro, dai nem vai aparecer o fio.)
3 - Os computadores ficariam conectados a rede internet e ao modem via WIRELESS.
4 - Para imprimir, é só procurar a impressora na rede e mandar imprimir.
Ficaria algo deste tipo:

COMP1 MODEM/IMPRESSORA COMP2

Sem cabo entre cada um desses carinhas e a impressora ficaria totalmente independente de um computador estar ligado ou nao.
:)

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 10 Out 2008 10:46

Nossa! Esse cara aqui na Alemanha custa menos de 30€, fora taxa de entrega. Sei disso porque um colega de trabalho acabou de encomendar um, tem umas 2 ou 3 semanas.

joao escreveu:Ola MOR_AL,

O que vc precisa eu acho que é isso:
http://www.quebarato.com.br/classificad ... 55221.html

E é claro, um roteador wireless.

Minha sugestão:
1 - Compra esse carinha e um roteador wireless;
2 - Liga a impressora USB neste carinha e pluga a saida ETHERNET na entrada do roteador(Deixa um do lado do outro, dai nem vai aparecer o fio.)
3 - Os computadores ficariam conectados a rede internet e ao modem via WIRELESS.
4 - Para imprimir, é só procurar a impressora na rede e mandar imprimir.
Ficaria algo deste tipo:

COMP1 MODEM/IMPRESSORA COMP2

Sem cabo entre cada um desses carinhas e a impressora ficaria totalmente independente de um computador estar ligado ou nao.
:)

[]'s
albertorcneto
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 10 Out 2008 10:51

Olá joão,

Foi este adaptador mesmo que eu estava falando, mas ele serve somente para a impressora, mas não funciona sempre. Quanto ao modem, não funciona neste adaptador, infelizmente o modem só funciona no router com entrada para wan USB, uma pena.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Out 2008 13:13

Olá pessoal.

Estive observando as sugestões de vocês, e são caminho para prováveis soluções. Aliás, desde já agradeço a todos pelo auxílio. Porém (há sempre um porém né :) ), eu estipulei algumas diretivas para este meu sistema, pois uma solução bem simples seria colocar um cabo USB com 4 ou 5 metros e alguns cabos USB com 1 metro. Atentem que minha taxa de acesso à internet é de apenas 115kbps.

1 - Como, basicamente, o sistema vai substituir apenas um cabo USB com 5 metros, a solução terá que ser simples e com um custo reduzido.
2 - Normalmente não há conflito de compartilhamento na internet e na impressora, pois a utilização é doméstica. Por isso a utilização é quase que exclusiva de apenas um PC. Este fator implica em:
a) Não deverá possuir um computador ligado apenas para fazer o sistema funcionar.
b) Não deverá possuir um roteador, uma vez que tecnicamente não seria necessário.
3 - O sistema possui a finalidade de resolver o problema, porém, devo usar a solução para aumentar meus conhecimentos sobre o assunto. Em outras palavras. O sistema é caseiro, não há uma necessidade de resolver o problema em tempo hábil e com profissionalismo.

Baseado nas diretivas e motivos expostos, pensei em uma solução de acordo com a figura a seguir:
Imagem

Esta possível solução teria as seguintes características:

1 - O sisteminha funcionaria em modo full-duplex, ou seja, comunicação nos dois sentidos e ao mesmo tempo.
2 - Ele substituiria o cabo USB mais longo de 5 metros.
3 - Sua implementação seria (acredito) menos custosa que outra qualquer (via rádio).

Na verdade pensei em usar aqueles módulos Tx e Rx, com frequências em UHF, mas teria que atentar para a taxa de transmissão e recepção destes módulos.
Acredito que haveria uma eletrônica necessária ao circuito do conversor de níveis USB-Entrada do Tx, e Saída do Rx-USB.
A parte do aprendizado seria implementar tal conversor e ter mais afinidade com estes módulos UHF.

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor joao » 10 Out 2008 13:48

Ola MOR_AL,

Eu estou vendo o seu método proposto e este último e ainda não consegui entender o seguinte:

1 - Aonde está a impressora? Basicamente, atualmente, nós temos que a impressora está ligada em um comp, não é? Acho eu que no seu desenho de sistema proposto, não vai rolar a impressora como uma antena RX, uma vez que o grande problema desse carinha que vc comprou(USB/wireless) é que ele necessita de drivers! E a sua impressora IDEM! Eu entendi a sua idéia de modificar a paradinha, mas acho eu que não é assim tão simples, por que o mesmo para funcionar precisa de drivers que não tem como a sua impressora saber quais são.

2 - Digamos que vc conseguiu fazer um carinha: USB/Wireless que não tem nada a ver com o que vc comprou. Ok? Ele é apenas um carinha que transmite dados via wireless. O problema está no outro lado(PC), pois o PC vai ter que reconhecer o teu adaptador USB como sendo alguma coisa, mas não acredito que poderá ser como impressora e sim como algo que transmite dados via wireless, para poder instalar ele. O que acontece é que ele não sendo identificado como impressora, não vai instalar os drivers da impressora para poder usar ela! :D

Maaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssssss...

A eletrônica é incrível e sempre existe um mas. Se você conseguir fazer um carinha que simplesmente seja um receptor RX/TX, acho que a sua idéia poderá rolar. Ou seja, nada de drivers e coisa e tal. Vc simplesmente vai receber um sinal no rx e enviar ele para o outro lado e pronto. Apenas isso. Claro que nunca poderá mandar documentos ao mesmo tempo pelas duas impressoras. Acho que o grande porém está na velocidade que vc teria que conseguir enviar. Pois como o comp teria que reconhecer como "um cabo" USB, vc teria que mandar em alta velocidade, pq senào ele iria dizer que a impressora estaria ausente. Sentiu o drama?

Minha humilde opinião. Compra um router com suporte a impressora USB. Parece que o roteador DLink DI-704UP aceita este tipo de operação.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Sergio38br » 10 Out 2008 14:07

Massssssssssssssssssssssssssss... não se esqueça que a porta usb necessita ser inicializada por algum dispositivo e la vem driver....

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor MOR_AL » 10 Out 2008 15:29

Vamos lá.

João.

Comprei os dois adaptadores, mas como são idênticos não funcionariam. Um não pode "falar" diretamente com o outro.
Veja minha última figura. Um adaptador seria um dos lados (um Tx e um Rx). Vamos esquecer, por enquanto, o gerenciamento todo. O outro adaptador seria o outro lado da figura.
Para haver comunicação sem interferência, deveria haver duas frequências envolvidas. Uma para cada sentido. F1 para um sentido e F2 para o outro. Caso o valor de F1 fosse idêntico ao de F2, o receptor junto ao transmissor receberia o sinal de duas fontes, a do Tx junto a ele e a do Tx remoto. Primeiramente haveria uma saturação do sinal recebido do transmissor adjacente. O controle automático de ganho (CAG) do receptor não conseguiria ajustar o ganho do receptor para não haver esta saturação. Depois haveria conflito de dados, pois haveriam dois transmissores transmitindo na mesma frequência. É o caso de interferência de rádios piratas nas rádios normais.
Independentemente da parte gerenciadora dos adaptadores, este fato inviabiliza a solução com apenas adaptadores. Daí que entendi porque não funcionaram.
Aí parti para a opção da última figura. Nesta opção não haveria a necessidade de drive ou de gerenciamento. Explico melhor ( ou melhor, explico) :D
O PC vai "pensar" que há uma impressora ou um modem fisicamente conectado à sua porta USB. Pois tudo que a parte de cima da minha última figura faz, é transferir todos os níveis de sinal USB para o outro lado (impressora ou modem). Já o lado de baixo da figura faz a mesma coisa, porém no outro sentido. Assim, com excessão da alimentação, tudo que é transmitido de um dos lados vai chegar ao outro lado. Desta forma tudo se passa como se houvesse um cabo USB. As alimentações para o Tx e o Rx viriam do PC, de um lado, e do periférico que estivesse no outro lado.
João. A resposta à pergunta "Onde estaria a impressora" (e todo o conjunto), encontra-se na primeira figura.

Sergio38br.

O PC "veria" o periférico que fosse conectado ao outro lado. Impressora ou modem. O periférico "veria" o PC. Desta forma haveria comunicação, pois os drivers da impressora e do modem já estão instalados no PC.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Telecomunicações