albertorcneto escreveu:Ola MOR_AL,
Talvez esteja ensinando o padre a rezar a missa, mas nao custa relembrar....
Alberto. Não se preocupe com este detalhe. Sempre estarei disposto a ouvir e aprender. Aliás esta diretriz me norteia há muito tempo.
"
Qualquer componente tem um fator Q que eh relacionado a frequencia de ressonancia do proprio componente. Por causa disso, um indutor construido para determinada frequencia pode trabalhar como capacitor em outra frequencia e vice-versa. Quanto maior a frequencia de trabalho, maior eh o problema com isso."
Ok!! Deste detalhe eu estou ciente.
"
Bom, o DJ sugeriu trabalhar com frequencias menores que 50 MHz. E talvez seja interessante isso, porque a frequencia de 27 MHz tambem pode ser usada para uso particular, e existem diversos application notes, inclusive de coisas simples como mouses, para esta frequencia. Devem ter inclusive o layout da antena na propria placa (PCB antenna). Fora isso, quanto menor a frequencia, maior o alcance. 27 MHz teria um alcance 16 vezes maior que a 433 MHz."
Eu não havia considerado este ponto. Significa que, com uma antena menor que lâmbida / 4, a transferência da potência irradiada cai, mas com uma frequência menor, para a mesma potência gerada pelo transmissor, há um alcance maior, devido à atenuação da RF no meio (ar). A tendência é a de compensação. Obviamente que não é compensada. Mas o detalhe é que você mencionou que um mouse usa a RF em 27MHz para transmitir a informação ao PC, e a sua antena transmissora deve caber dentro dele. A contrapartida é que o transmissor (mouse) ficaria até cerca de 1 ou 2 metros do receptor (PC). Restaria saber se o mesmo procedimento funcionaria para cerca de 15 metros. Pode ser viável.
O ponto negativo, é que, como nesta faixa de 27MHz há melhor transmissão, e maior quantidade de transmissores, os receptores ficam mais sujeitos a "ruídos" gerados por outros transmissotes. Já com frequências da ordem de 433MHz, acredito que o ambiente seja mais "limpo" desses ruídos.
Estes foram os dois fatores que me induziram a migrar para os 433MHz. O tamanho da antena, que você apresentou uma informação interessante, e a "sujeira" de RF nas regiões de frequências bem mais baixas.
"
Bom, eu nao sei o que voce quis dizer com "apenas pelo desafio", mas se o desafio for trabalhar com frequencias mais altas, tipo 433 MHz, voce pode pesquisar sobre microstrip waveguides. Isso significa basicamente que voce pode construir componentes passivos no proprio PCB, apenas mudando a geometria e caminho das trilhas. Eh muito interessante, apesar de ser dificil. Nao trabalho diretamente com isso, mas com algo parecido. Se quiser mais informacoes, estou a disposicao."
Quis dizer o seguinte:
Gostaria de poder fazer algo com frequências mais altas, porém as dificuldades aumentam (conhecimento teórico, prático, equipamento, material). Sei que os equipamentos necessários para se fazer qualquer coisa, nestas frequências tão altas, são caríssimos. Mesmo que eu venha a rever minha teoria (já faz muito tempo que estudei isso), ainda assim esbarraria nos equipamentos.
Talvez, usando uma frequência mais apropriada para os meus equipamentos, e aumentando a redundância do protocolo de comunicação, seja possível fazer algo.
Valeu pelas dicas e disposição em me ajudar.
Obrigado.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain