Wlkie-Talkie ( como melhorar ? )

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Wlkie-Talkie ( como melhorar ? )

Mensagempor andre_luis » 06 Set 2009 11:40

Srs,

Comprei um Walkie-Talkie de brinquedo para meus filhos.
Porém, o alcance é muito curto ( tipo, uns 20metros ).

Gostaria de melhorar a performance dele.
Notei que o transistor na saída, antes do indutor da antena, é um encapsilamento plástico TO-92, com a inscrição :
H
9018

Alguem conheçe algum transistor um pouco melhor que eu pudesse substituir ?

obg.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 14:31

André.
Você pode aumentar o alcance:
1 - Com uma antena de 1/4 do comprimento de onda. Se a frequência for de 27MHz, dão 2,8 metros. Nesse caso, apenas aumente a antena até um tamanho prático.
2 - fazendo passar mais corrente de polarização no transistor de saída. Geralmente há um resistor de emissor limitando esta corrente. É provável que o transmissor seja feito com apenas um transistor, sendo o próprio transistor oscilador. Só não aumente muito a potência, porque pode sobreaquecer o transistor, ou terminar a carga da fonte muito rápido.
3 - Aumentando a tensão de alimentação. Pode queimar o transistor, além de, provavelmente, não haver espaço.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Set 2009 15:18

P(Tx) + G(ant) - Aten. Espaço + G(ant) = Nível Sinal do Receptor

Tudo em dB

Isso é o bom, fácil de medir e calcular, por outro lado esse é o mal.
Explico: Se dobrar a Potência do Transmissor resultará um aumento de apenas 3 dB no Sinal do Receptor.

Sem ter dados fica difícil opinar, mas se o receptor, sem sinal do transmissor,
esta apresentando muito pouco ruido, então seria o caso de aumentar a sensibilidade
dele.
E teria a vantagem de consumir menos Energia que aumentar a potência do TX.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Set 2009 16:14

Tenho um par da motorola, alcance 1Km, vendo por R$250 o par,auhauh.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor migleo » 06 Set 2009 16:44

Boa tarde amigos!
Quando eu trabalhava e brincava com RF eu usava uma formulazinha prática para ver o nivel de recepção que era
+- assim:

nivel de Rx= pot tx (em dbm)+ganho da antena tx (em db)-20log da distancia (em Km) - 20 log da freq (em GHz) - 92,46 db + ganho da antena rx

Não dava muita diferença do nível medido com o equipamento alinhado e funcionando.

Minha sugestão é comprar algo motorola que realmente funciona gastando no máximo 180,00, mas se quiser passar raiva pode tentar substituir por 2N4427 se o transistor usado for bipolar e NPN.
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Mensagempor andre_luis » 06 Set 2009 17:27

Pessoal,

Obrigado pelas dicas. Mas acho que poderia ficar com a última sugestão mesmo. A idéia de aumentar a antena, implicaria em pendurar uma haste maior num produto que já está todo protegido em plástico.

Trata-se de um brinquedo - com cara de chinês - que é bem parecido com um Walkie-talkie da Motorola. Custou meros R$ 39,00 ( o par ), que ainda paguei muito por ter sido numa loja de brinquedo de shopping-center.

A propósito nem tem cristal, o que significa que não tem FI, e o circuito é bem pequeno, sendo provavelmente uma topologia tipo Galena. Também, não tenho instrumentação para trabalhar com RF. Só queria fazer uma troca de componente para 'vitaminar' a potencia de saída.

Dei uma pesquizada nesse 2N4427, mas o prêço é os olhos da cara. O mínimo que encontro tá na faixa dos 30 reais por unidade.

Acho que vou deixar pra lá esse brinquedo.

Obg.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tiago_ime » 29 Abr 2010 14:08

Rapaz, quando era criança fiz um projeto da revista eletronica total, que era um TX de FM q tinha um bom alcance. Sei q pela faixa de frequencia, ele requeria uma antena menor qua para a faixa de PX ( 27MHz ). Ele usava como base para o oscilador um transistor NPN 2N2218. Ele é barato e talvez ajude no tuning do seu walkie talkie.
tiago_ime
Bit

Mensagempor andre_luis » 30 Abr 2010 13:31

Tiago,

Obrigado, mas já devolvi o brinquedo pros moleques e nem sei se ainda está inteiro.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Telecomunicações