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Então... Tava lendo que muito aplicativos e jogos pesados, se não todos, tem seu core programado numa linguagem decente tipo C++ e depois o resto é feito com scripts...
Como programação nesse nível não é coisa do meu dia a dia, fico curioso. Por exemplo, houve um tempo que a linguagem de script do Autocad era o Autolisp e dava para fazer coisas legais nele, mas como a própria suite do Autocad pode fazer uso do Autolisp?
Vejo que tem jogos que usam LUA, ou suas próprias linguagens de script. É evidente que tem vantagens nisso, se não não seria feito, mas minha mente de programador assembly tende à pensar que em vez de criar a linguagem e seu interpretador, tudo poderia estar no código do programa "principal".
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 25 Mai 2015 21:32
por vtrx
Quando voce cita 'jogos pesados',voce quer dizer mau programado e por isso 'pesado' ou cheio de detalhes e muito código? Eu acho ineficiente C++ e scripts em jogos,quero dizer,mau otimizado.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 25 Mai 2015 21:51
por Rodrigo_P_A
Geralmente somente tarefas relacionadas somente a ações do usuário, e é mais fácil manter uma equipe de programação para mexer com scripts do que com c++, além de não precisar recompilar para testar a lógica.
outra coisa é, geralmente são scripts pequenos e não pesam no processamento, e se pensar em tempo de resposta humana e na velocidade dos processadores, o tempo para interpretar é irrisório.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 25 Mai 2015 22:10
por KrafT
vtrx escreveu:Quando voce cita 'jogos pesados',voce quer dizer mau programado e por isso 'pesado' ou cheio de detalhes e muito código? Eu acho ineficiente C++ e scripts em jogos,quero dizer,mau otimizado.
Puizóia... Qualquer jogo decente tá com vários Giga bytes, mas eu não sei julgar a qualidade de seus códigos. Creio que possam ser otimizados se reescritos em assembly
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 08:24
por xultz
Qualquer programa escrito, por exemplo, em java, poderia ter sido escrito em assembly. A diferença é que o código que levou 5 dias prá fazer em java, levaria 5 meses prá ser feito em assembly. Uma empresa que faz um game precisa de otimização de pessoal. Ou seja, conseguir o produto o mais rápido possível com o menor número de programadores possível. Isso é custo + time-to-market, e isso tem uma influência absurda no plano de negócio. Um game poderia ser otimizado em assembly? Poderia, mas faz mais sentido sob o ponto de vista de negócios deixar ele mais pesado e lançar mais rapidamente, e deixa o cliente gastar os tubos num hardware prá rodar a bagaça.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 08:33
por mastk
Adiciono o fato que a era dos grandes jogos eh coisa do passado. Se vc tiver um jogo simples e divertido tende a ter lucros melhores que grandes investimentos e com isso, varios gigantes do passado ja cairam, eu mesmo quero trabalhar com jogo para IOS e Android (cospindo no chao).
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 12:58
por mastk
Por acaso, jogo feito em cima de biblioteca de terceiros, acho que em termos de programacao nao ha muita coisa frente a versao anterior, mas o trabalho artistico foi grande.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 13:13
por Red Neck Guy
Eu acho que bem naquela ideia: A equipe senior faz a engine aí utiliza linguagens pro target. A equipe que cria a "aplicação" utiliza a engine "via scripts".
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 13:17
por mastk
Me intriga como as interfaces sao feitas, aplicativos por TCP/IP, ou se compila tudo em um pacote soh, ou eh por memoria partilhada. Na epoca em que os video games eram importantes, tinha que se compilar o mesmo jogo para PSx, XBOX e PC.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 13:21
por KrafT
É, mas isso não se aplica só para jogos... Ao que eu saiba o MS Office também funciona assim, bem como quase tudo que se faz hj e não caiba num PIC12C508.
Acho que o Aquino tende a estar correto.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 13:32
por mastk
Nao sei os senhores, mas eu era bem feliz com o meu XT de 8,66Mhz e 640KB de RAM, ate acreditei na frase do Gates que isso era o bastante para qualquer pessoa, dado que qualquer aparelho hoje bate os supercomputadores de uma epoca atras, eh bem plausivel peder desempenho para ter um bom time-to-market, tambem nao sei se a maior parte do dinheiro nao vai para arte e musica, quando se investe nisso se usa o mesmo material por 10 anos ou mais, o Guilt Gear eh um exemplo disso e agora eles usam a Unreal Engine no video acima, creio que terei GG com esses graficos ate o comeco de 2030.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 21:51
por eletroinf
Sou da opinião que, em termos de software, a piora constante é tal que a evolução do hardware as vezes não acompanha...
Outra linguagem que está sendo muito usada é Python. É estranho aqueles códigos nos quais a identação conta... acho a maior lambança... tipo, fica uma zona aquilo.
Mas tem lib pra jogo, tradução pra vhdl, verilog, etc, etc... e o negócio é interpretado!
Mas usar identação como delimitador de blocos é vomitório.
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 26 Mai 2015 22:11
por KrafT
Poisé... Foi-seo tempo de escovar bits... Lembro que o incrível Supaplex cabia num disquete!
Mas volatndo para os jogos, gosto de ver e rever esse trailer, sonhando que não seja só CGI:
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 27 Mai 2015 21:58
por vtrx
Qualquer programa escrito, por exemplo, em java, poderia ter sido escrito em assembly. A diferença é que o código que levou 5 dias prá fazer em java, levaria 5 meses prá ser feito em assembly. Uma empresa que faz um game precisa de otimização de pessoal. Ou seja, conseguir o produto o mais rápido possível com o menor número de programadores possível. Isso é custo + time-to-market, e isso tem uma influência absurda no plano de negócio. Um game poderia ser otimizado em assembly? Poderia, mas faz mais sentido sob o ponto de vista de negócios deixar ele mais pesado e lançar mais rapidamente, e deixa o cliente gastar os tubos num hardware prá rodar a bagaça.
Que radiacal...não pensei que iam pular do C++ para Assembly,achei que iriam citar C
Re: Uso de linguagens de Script
Enviado: 27 Mai 2015 22:09
por KrafT
A parada do assembly foi brincadeira... Foi se o tempo do Atari aonde o processador tinha que processar o jogo somente durante o retorno do traço do CRT.