Há um tempo atrás, solicitei suporte aqui no fórum sobre como fazer o parâmetro de numeração das páginas funcionar no Altium Designer. Meu problema na época era que criei um template nos mesmos moldes dos templates já existentes no software, nomeando os parâmetros da mesma forma (sem alterar uma única letra). Mesmo seguindo este processo, a numeração automática simplesmente não funcionava.
A solução para este problema foi simples e confesso que frustrante... Tive que pegar um template pronto e dar um Ctrl+C Ctrol+V no parâmetro de numeração e copiar para meu template... Passou a funcionar...
A partir daí criei um template personalizado, contendo parâmetros personalizados (utilizados para uma melhor organização). Os novos parâmetros funcionam perfeitamente e considerei o template pronto...
Passei por uma fase de total ócio para projetos... Fiz somente placas de uma folha, onde o template atendeu sem problemas... Pois bem, este ócio acabou e um projetinho surgiu junto com suas 18 páginas.
Após aplicar o template nas 18 páginas me veio a pergunta... Como preencher todas as páginas ao mesmo tempo???? No final somente um dos parâmetros era personalizado para cada página, todo restante deveria ser repetido uma a uma.
Claro que não perdi meu tempo preenchendo todos os parâmetros em cada página e foi ai que reparei em um pequeno detalhe. Os parâmetros configurados em “Document Options...” são locais, pertence exclusivamente a aquela folha de esquema, e portanto necessitam ser preenchidos em cada folha.
Neste caso, para você preencher automaticamente os mesmos parâmetros em cada folha do seu esquema elétrico, os parâmetros utilizados devem ser configurados em “Project Options...”.
Então fica a dica...
Para você criar um template personalizado, crie localmente (Document Options) somente parâmetros específicos para cada folha, parâmetros que diferem entre as folhas.
Para criação de parâmetros que são repetidos, preveja o parâmetro (ex: “=nomedoprojeto”) porém não inclua este parâmetro em Document Options, deixe ele ali sozinho. Neste casos prefira criar parâmetros com nomes diferentes dos defaults do Altium. Por exemplo: Revisão... Este parâmetro já está presente em Documents Options, mas será preenchido em cada folha com o mesmo valor. Neste caso crie um parâmetro revisão com nome diferente, tal como: “=revisaododocumento”, assim quando você for preencher este parâmetro, não gerará conflitos.
Uma vez criado seu novo template com parâmetros locais incluídos em seu template e registrados em Document Options, assim como criados os parâmetros de projeto, aplique este template em um projeto.
Feito isso inclua em Project Options (aba parametros) os parametros que serão preenchidos em todas as folhas do seu esquema. Neste exemplo, crie o parâmetro “=revisaododocumento”. Feito isso todas as suas folhas serão preenchidas automaticamente, onde os únicos campos que ficarão sem preenchimento, serão os definidos em Document Options, os quais obviamente deverão ser preenchidos de forma manual em cada folha.
Se alguém souber outra forma, mais simples, de fazer estas tarefas, por favor me avise. Fico surpreso que apesar de ser usuário de Altium desde sua versão DOS (protel) há 13 anos, consigo ter dúvidas que ao meu ver são tão primárias...
Abraço a todos.