Dicas para o PCB, please.

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Dicas para o PCB, please.

Mensagempor icaro51 » 27 Jul 2007 18:19

Pessoal depois de ficar muito contente de fazer meus primeiros pcbs as coisas mudaram, infelizmente um deles me deu muita dor de cabeca (nao sei onde errei, mas sei que errei) tive problemas para gravar o PIC (muitos)
Gostaria de saber onde encontro algum tuturial ou se alguem pode me dar algumas dicas para fazer um bom PCI.
Entre o que eu ja descobri, nao fazer curvas de 90º, colocar capacitor de desacoplamento nos cis, nao usar trilhas tao grandes (usei .25 e deu varios curtos nos pinos dos cis) falando nisso qual o melhor tamanho para usar para alimentar o circuito e para enviar sinais?
Qualquer ajuda ou dica de material e muito bem vinda.
Desde ja agradeco,
Icaro
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 31 Jul 2007 14:56

Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor icaro51 » 31 Jul 2007 20:54

Ola RAWeigel, valeu pelos links, tenho muita coisa a mudar, principalmente meu GND, meu eu tava fazendo uma caca com ele, talvez por isso 2 placas minhas nao oscilaram.
Ainda tenho uma duvida, em varios artigos li sob fazer uma "cama" sobre o cristal, eu so estou utilizando no momento placas com uma camada, desse modo o cristal acaba ficando do outro lado, de qualquer maneira essa "cama" e valida mesmo do outro lado ou nao interfere em nada?
Para falar a verdade estou pensando em mudar para resonadores (mais baratos) mas a pergunta ainda e valida.
Braco,
Icaro
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 13 Ago 2007 11:17

Olá Icaro,

Mais uma contribuição do Andre Teprom em outro post.
http://www.cirvale.com.br/downloads.htm (Veja dicas para Clientes).

Quanto a sua dúvida, ainda não achei nada a respeito, mas quando achar posto aqui.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor andre_luis » 13 Ago 2007 11:50

Olá Richard,

Fico lisonjeado com suas referencias, meu camarada.

Bom, mas uma possibilidade que talvez esteja 'avacalhando' com o Icaro, seja o plano de terra. Quando não se faz um Layout de placa 'amarrado' à um netlist de um circuito, existe a possibilidade do camarada inadvertidamente criar 2 ou mais planos de terra sem interconectá-los. Não sei se é o caso em questão, mas vai como uma dica. A menos que se tenha paciencia para conferir todo o routeamento detalhadamente, deve-se evitar desenhar layouts dessa maneira.

A respeito do último link, embora o tivesse indicado, eu já discordo de alguns parametros sugeridos. Pessoalmente prefiro padronizar as furaçoes em 0,8mm e 1,0mm ( 32mils e 39mils ). Diametros de 0,6mm sao complicados.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )