rocknroll escreveu:Não entendi bem a pergunta cara... Como assim distancia entre pads?
Já fiz várias placas usando encapsulamentos como TQFP e QFN, nunca tive problemas...
Olá rocknroll,
Realmente, talvez eu tenha sido pouco específico mesmo...
Olha, quando eu soldo SMD, eu apenas aqueço os pinos do CI e o próprio estanho da placa - eventualmente faço reforço - já é suficiente para soldar os PAD's, e o trabalho como um todo fica bem limpo. Se for montado em máquina pick-and-place, entao, nem precisa de acabamento.
Já, quando soldo resistores thru-hole, a mao, ou em de onda de solda, sempre ficam alguns pontos de soldas que parecem estar 'frios', pois fica com formato de uma 'bolha'. Quando esses PAD's estao posicionados muito proximos, essas 'bolhas' se unem entrando em curto.
Nao se trata de nivelar-por-baixo, adaptando o layout à deficiencia na montagem, mas na prática nao é recomendado utilizar os mesmos 12/13 mils que adotamos nos CI's SMD's, que sao uma Excessao.
Tanto é, que outra prática comum, é - quando se realiza o plano-de-solda, muda-se as regras para 40mils.
Trilhas de 8 mils, nao sao problematicas p/ baixa tensao, uma vez que o estanhamento é por atmosfera quimica, além de que o verniz, garante a isolacao entre ambas.
Ha....Sobre sua sugestao, existe um outro fórum na Micropress, onde muitas dúvidas especificas na área de layout tem sido postadas. Eu participei e gostei muito.
Brigadão.
+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."