Qual o melhor software para EDA?

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Qual o melhor software para EDA?

Mensagempor FabioSom12 » 19 Jan 2010 07:21

Salve,

Estou recomeçando a brincar com eletronica e queria saber qual o melhor programa pra desenhar placas.
Eu usava o Tango, mas busco algo mais pratico e agradável.

Agradeço se os colegas que conhecem pudessem falar mais a respeito do "Kicad", "Proteus" e "Altiun" que me aparentaram ser os mais usuais.
FabioSom12
Nibble

Mensagempor xultz » 19 Jan 2010 07:35

Eu tenho a impressão, por meio de conversas com colegas em alguns cursos e eventos, que o CAD mais usado atualmente é o Altium. Que é o CAD que uso no meu trabalho, não por minha opção.
Assim, se você quer aprender um CAD e pretende usar este conhecimento no mercado de trabalho, o Altium é uma boa opção.
Agora, se pretende usar um CAD para finalidades particulares, existem outrs opções. Se você pretende comprar o CAD, eu particularmente acho que o Altium custa caro para o que oferece (principalmente a qualidade). Se quiser economizar de verdade, o Kicad é uma ótima opção, por ser livre. Mas se você não pretende comprar e deseja obter uma versão "alternativa" do programa, além do Altium pode experimentar o OrCAD, Allegro ou até mesmo algum CAD da Mentor Graphics.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor chipselect » 19 Jan 2010 08:41

não conheço o Proteus, só ouvi falar.

Aprendi bem pouco o Altium. A biblioteca possui bastante coisa, tem muito Wizard tipo Windows pra qualquer um usar, tem bastante atalho de teclado pré configurado que agiliza muito o serviço, tem uma pancada de menus e submenus que acaba confundindo o iniciante, tem opção pra muita coisa. Tem tanta configuração que o próprio Altium fica meio doido quando vc erra em alguma coisa ou acontece algum pau dentro do sw, ele muda algumas config sozinho quando acontece algum evento estranho, e até você aprender onde configura ele pra ficar igual antes demora um pouco. As ferramentas do Altium são interessantes.

O kicad eu usei menos, a biblioteca não é grande, não é tão produtivo, mas não custa nada, o Altium custa "só" R$35 mil. Os menus do Kicad são bem modestos, o sistema de biblioteca do Kicad é meio ruim de usar, mas vc não tem 1 milhão de opções para achar o recurso que vc quer mexer e eu não vi o Kicad mudar um parâmetro do ambiente sozinho uma única vez, coisa que o Altium gosta muito de fazer. Não tem tanta ferramenta quanto o Altium.

Quanto ao roteamento automático, não testei do Kicad, o do Altium é um parto usar, vc abre uma árvore de regras de roteamento, gasta um bom tempo configurando o treco, e ele roteia igual bêbado. Sinceramente não sei usar esse recurso do Altium de forma eficiente.

O Cadsoft Eagle é legal, tem muita coisa na internet, custa relativamente barato, é mais fácil de usar que o Kicad, é menos produtivo que o Altium pra fazer plaquinha, mas cabe no bolso.

Eu gostava do Winboard/Windraft, é antigo, apanha feio desses outros ai e era da época do windows 3.11...

Eu gosto de usar o Altium porque ele é mais "janelas" que o kicad.
chipselect
Word

Mensagempor xultz » 19 Jan 2010 09:08

O Altium tem uma biblioteca grande, mas acho ruim de navegar e pesquisar. Além de várias inconsistências que me fizeram perder placas.
Por estes motivos, tomei uma decisão que já havia tomado usando outros CADs: ignorei a biblioteca do Altium e criei uma minha, do zero. Assim, sob este ponto de vista, e para mim, a biblioteca do Altium não tem nenhuma serventia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 19 Jan 2010 09:10

Sempre achei que o melhor software é aquele que vc melhor se adapta.
Dos que você listou, pouco eu conheço do Proteus, possui uma biblioteca bacana, tem um simulador para microcontrolador que particularmente gosto, não é difícil de utilizar e tem um livro se não me engano de uma editora Mexicana que detalha o uso do simulador Proteus. Roteamento com ele o mais chato eu acho que é a escolha do encapsulamento de componentes, por exemplo para potenciômetro de placa não encontrei nenhum! mas o componente para o esquema tem. Se não me engano no modo de roteamento ele tem um recurso de visualizar a placa em 3D, mas sem muita definição.

Como foi comentado do Eagle, esse eu fucei bastante, tem uma biblioteca de componentes muito extensa, é de fácil "suporte", tem um simulador para circuitos bem razoável, porém não tem simulador de software para microcontrolador, tem uma interface bem amigável (mas poderia ser um pouquinho melhor), roteamento é fácil e configurar também não é difícil, não tem falta de encapsulamentos como o Proteus, e o principal .. é barato e até mesmo FREE dependendo da tua atividade com ele. Porém mesmo sendo barato tudo tem um preço, uma versão Free vc tem limitador de tamanho de placa (máx 8 x 12 cm) e de vias (top e botton), uma sheet por arquivo, mesmo assim melhor e mais "produtivo" que outros que tem no mercado. Uma coisa que ele tem que achei bem interessante é o chamado ULP, que são rotinas feitas por usuários para algumas funcionalidades, como por exemplo converter arquivos do Eagle para o Protel ... (se fosse Proteus era uma mão na roda pra mim!!), ou um outro que cria o contorno do cobreado para usinagem CNC ... um outro que em conjunto com um renderizador pode gerar imagens bem reais da placa confeccionada, não que seja cruscial ou fundamental, porém pode ajudar muitas vezes no desenvolvimento, na "compactação" do lay-out.
_blackmore_
Dword

Mensagempor FabioSom12 » 19 Jan 2010 09:15

Valeu pelas dicas.

Eu estou meio perdido, pois na empresa que trabalhei usacamos tango dos e 2000(windows). Mas navegando pelo fórum vejo que são desatualizados.
Vi que o proteus tem suporte para simular pic achei bem legal, e o altium parece ser bem top, mas não sei se é "hi-end" no nosso mercado.

Por exemplo navegando pelos sites de fabricantes de PCI sinto que eles ainda estao no tempo do tango.
Sera que trabalhariam com um arquivo do kicad por exemplo?

http://www.tec-ci.com.br/orcamento.asp
Essa pede para informar o software de desenvolvimento.
_Tango DOS
_P. Cad
_Protel
_Tango 2000
_Areslite

http://www.micropress.com.br/portugues/gerber.asp
Essa instrui a gerar o gerber a partir destes software.
_Tango - DOS
_Accel EDA / P-CAD / Tango for Windows
_Winboard
_Protel - 98/99
_Orcad
_Eagle[/url]
FabioSom12
Nibble

Mensagempor _blackmore_ » 19 Jan 2010 09:20

Acredito que estão no tempo do "Tango" por que para eles o que importa é mesmo o arquivo .GRB ... o chamado Gerber, onde podem tirar todas as informações para a manufatura das placas, pouco importa se é Protel, Proteus, Tango, Pcad, OrCAD, Eagle, Altium ...
_blackmore_
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 19 Jan 2010 16:54

FabioSom12 escreveu:Valeu pelas dicas.

Eu estou meio perdido, pois na empresa que trabalhei usacamos tango dos e 2000(windows). Mas navegando pelo fórum vejo que são desatualizados.
Vi que o proteus tem suporte para simular pic achei bem legal, e o altium parece ser bem top, mas não sei se é "hi-end" no nosso mercado.

Por exemplo navegando pelos sites de fabricantes de PCI sinto que eles ainda estao no tempo do tango.
Sera que trabalhariam com um arquivo do kicad por exemplo?

http://www.tec-ci.com.br/orcamento.asp
Essa pede para informar o software de desenvolvimento.
_Tango DOS
_P. Cad
_Protel
_Tango 2000
_Areslite

http://www.micropress.com.br/portugues/gerber.asp
Essa instrui a gerar o gerber a partir destes software.
_Tango - DOS
_Accel EDA / P-CAD / Tango for Windows
_Winboard
_Protel - 98/99
_Orcad
_Eagle[/url]

Gerei os .PHO de cada camada de uma placa no Kicad e enviei pra Stick esses tempos aí, ficou 10!

Acredito que as outras empresas devem aceitar formatos gerados pelo Kicad sim!
B-EAGLE
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Jan 2010 17:40

Aqui na empresa fazemos no Eagle e enviamos para a Cirvale(empresa em MG).
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor tcpipchip » 19 Jan 2010 17:46

Gosto Altium pq ele quase importa muita coisa...pena que nao importa o EAGLE e PROTEUS e outros....

Outro bom...(por causa dos parceiros Chines), é o POWER PCB....

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor veioloko » 21 Jan 2010 07:19

Eu particularmente gosto do P-CAD mas este ja saiu de linha pois tem o altium designer
veioloko
Byte

Mensagempor lpagano » 05 Mar 2010 15:40

Um que eu gostei foi o Diptrace que tem uma biblioteca bem grande.
lpagano
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 05 Mar 2010 18:36

quando vc fala em simulador de circuitos no eagle, vc esta se referindo ao teste eletrico?

_blackmore_ escreveu:Sempre achei que o melhor software é aquele que vc melhor se adapta.
Dos que você listou, pouco eu conheço do Proteus, possui uma biblioteca bacana, tem um simulador para microcontrolador que particularmente gosto, não é difícil de utilizar e tem um livro se não me engano de uma editora Mexicana que detalha o uso do simulador Proteus. Roteamento com ele o mais chato eu acho que é a escolha do encapsulamento de componentes, por exemplo para potenciômetro de placa não encontrei nenhum! mas o componente para o esquema tem. Se não me engano no modo de roteamento ele tem um recurso de visualizar a placa em 3D, mas sem muita definição.

Como foi comentado do Eagle, esse eu fucei bastante, tem uma biblioteca de componentes muito extensa, é de fácil "suporte", tem um simulador para circuitos bem razoável, porém não tem simulador de software para microcontrolador, tem uma interface bem amigável (mas poderia ser um pouquinho melhor), roteamento é fácil e configurar também não é difícil, não tem falta de encapsulamentos como o Proteus, e o principal .. é barato e até mesmo FREE dependendo da tua atividade com ele. Porém mesmo sendo barato tudo tem um preço, uma versão Free vc tem limitador de tamanho de placa (máx 8 x 12 cm) e de vias (top e botton), uma sheet por arquivo, mesmo assim melhor e mais "produtivo" que outros que tem no mercado. Uma coisa que ele tem que achei bem interessante é o chamado ULP, que são rotinas feitas por usuários para algumas funcionalidades, como por exemplo converter arquivos do Eagle para o Protel ... (se fosse Proteus era uma mão na roda pra mim!!), ou um outro que cria o contorno do cobreado para usinagem CNC ... um outro que em conjunto com um renderizador pode gerar imagens bem reais da placa confeccionada, não que seja cruscial ou fundamental, porém pode ajudar muitas vezes no desenvolvimento, na "compactação" do lay-out.
msamsoniuk
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )