Bugs do PADS LAYOUT 2007 ( Mentor Grafics )

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Bugs do PADS LAYOUT 2007 ( Mentor Grafics )

Mensagempor andre_luis » 17 Mar 2010 12:01

Pessoal,

Estou trabalhando agora pesado com essa ferramenta, e até então eu tinha a informação de que esse CAD era o "supra-sumo" do design de PCI.

Realmente, tem recursos muito interessantes e eu já estava começando a gostar, mas após descobrir um bug, fiquei preocupado, se não é uma ferramenta pouco-confiável como outra qualquer.

Seguinte :
Eu não estava conseguindo de jeito nenhum realizar um update (import netlist) do footprint (Decal) do componente da Library para o PCB, e após tentar de tudo ( renomear componente, copiar componente, renomear pinagem, xingar, etc... ), foi somente movendo o pad do componente de posição, que associou corretamente a pinagem no PCB.
Depois obviamente, retornei o pad a posição correta, e após novos updates, manteve essa nova posição correta.

Minha preocupação, é se há outros problemas e truques que eu não saiba.
Alguem tem outros fatos observados que mereçam ser comentados ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 17 Mar 2010 13:59

Eu nunca usei o Pads, mas posso te garantir que não há software sem bug, com exceção do Windows Vista.
Minha pergunta é: você reportou este bug para o fabricante? Qual foi a reação deles?

Pergunto porque esses dias atrás estava experimentando um CAD mecânico, simples, barato. Baixei o trial. Estudei os tutoriais. Beleza. Decidi desenhar minha primeira peça, um encapsulamento DIP de 8 pinos.
Desenhei um cubo, modifiquei os valores de tamanho, beleza. Rotacionei algumas vezes (estava me acostumando com a interface ainda), beleza.
Desenhei outro, coloquei as mesmas medidas do anterior. Ele teimava em ficar uns 30% menor que o primeiro. Clicava em um e em outro, e o programa dizia que tinham as mesmas medidas. Desenhei um terceiro, e o primeiro teimava em ficar uns 30% maior.

Mandei o arquivo pro fabricante, expliquei o problema, e queria saber o que eu estava fazendo de errado. O fabricante disse que por algum motivo o primeiro elemento estava corrompido, talvez devido às rotações que fiz. Perguntei então se era algo que eu fiz errado ou se era um bug no programa. Ele disse que eu não havia feito nada errado, mas aquilo não caracterizava um bug. Como não? perguntei, e ele disse que quando outros clientes reportavam a mesma coisa, eles diziam que bastava apagar o elemento com tamanho incorreto e desenhar de novo, que o problema desaparecia.
Ou seja, o cara é um sabonete. A ferramente, inconfiável. Como posso ter certeza que nenhum dos elementos na peça estão com dimensão deformada? E para piorar, o fabricante sequer disse que iria analizar o bug, e corrigir na próxima versão, ele tentou me convencer que não havia bug.
Desisti do programa, e comecei a testar outro...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Mar 2010 07:59

xultz escreveu:...Eu nunca usei o Pads, mas posso te garantir que não há software sem bug...

É....eu só não esperava encontrar esse bug no PAD2007 tão cêdo assim, já na 3a semana de uso intensivo.

No Protel99 ( que já tem seus 11 anos de idade ), foi apenas depois de 5 anos de uso que descobri algo que nem chegava a ser um bug, mas uma deficiencia do programa - como ja discutimos em outro tópico.

Resumindo, essa história de que o Mentor Graficos é o "bam-bam-bam" do pedaço está se caracterizando puro folclore.

A propósito, como comentou um colega aqui do fórum, o suporte no Brasil é uma caca, e além disso, a liçenca veio da sede da empresa que fica em outro país, e nesse caso, acredito que poderia ser reportado somente pela sede da empresa.

Enfim, mais um mito desfeito.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Mar 2010 14:31

se fosse como vc esta argumentando, o mentor nao teria 1/4 do mercado de ferramentas EDA, atras somente da cadence e synopsys:

http://www.edacafe.com/images/press/user1_figure1.gif

eh claro que quando falamos em ferramentas EDA o negocio vai um pouco adiante do trivial! conheco tres empresas que usam mentor para esquematico e layout justamente pq usam tambem os modulos para simulacoes termicas e eletromagneticas.

tem mais tres outras diferentes q eu conheco que usam o mentor para desenvolvimento e simulacao de ASICs digitais e analogicos, o que por si eh uma industria complicada onde o cara tem que acertar de primeira, pq nao existe como fazer um prototipo antes e testar.

visto por este angulo e somando o fato de nao ser possivel verificar com o suporte tecnico, realmente fica dificil aceitar a conclusao que vc obteve ae... eu mesmo usei muito pouco o mentor e certamente nao usaria ele hoje para esquematico e layout pq jah estou acostumado com outra ferramenta.

mas coincidentemente eu estou indo agora a tarde para um curso de simulacao de transistores MOS com o mentor, depois posso passar as impressoes que tive.

andre_teprom escreveu:
xultz escreveu:...Eu nunca usei o Pads, mas posso te garantir que não há software sem bug...

É....eu só não esperava encontrar esse bug no PAD2007 tão cêdo assim, já na 3a semana de uso intensivo.

No Protel99 ( que já tem seus 11 anos de idade ), foi apenas depois de 5 anos de uso que descobri algo que nem chegava a ser um bug, mas uma deficiencia do programa - como ja discutimos em outro tópico.

Resumindo, essa história de que o Mentor Graficos é o "bam-bam-bam" do pedaço está se caracterizando puro folclore.

A propósito, como comentou um colega aqui do fórum, o suporte no Brasil é uma caca, e além disso, a liçenca veio da sede da empresa que fica em outro país, e nesse caso, acredito que poderia ser reportado somente pela sede da empresa.

Enfim, mais um mito desfeito.

+++
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 19 Mar 2010 15:24

Marcelo, ou estou muito enganado, ou o gráfico não é de market share, é revenue share, o que quer dizer mais prá onde o dinheiro tá indo do que o tamanho do mercado.
Mas posso estar muito enganado...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Mar 2010 22:58

nao complique! :D

para calcular o potencial de mercado vc normalmente pega o faturamento de todo mundo e soma, indicando quanto de dinheiro o pessoal realmente gasta com isso. daih para pegar o market share, vc divide isso pelo faturamento da sua empresa e com isso obtem a sua participacao de mercado.

obviamente a parte gorda do mercado EDA eh justamente o segmento de ASICs, motivo pelo qual a synopsys aparece no topo.

xultz escreveu:Marcelo, ou estou muito enganado, ou o gráfico não é de market share, é revenue share, o que quer dizer mais prá onde o dinheiro tá indo do que o tamanho do mercado.
Mas posso estar muito enganado...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Maia » 20 Mar 2010 10:28

Na firma que estou trabalhando fomos obrigados a passar a usar o Expedition. Tô achando uma bela porcaria que nem de longe justifica os 23000 Euros que pagaram pelas licenças. Somos 4 usando (licenças flutuantes) e em todos os computadores são frequentes os travamentos, perdas de bibliotecas e um monte coisas malucas. As únicas coisas boas que ele deve ter, segundo dizem, são as simulações, que não temos as licenças mesmo pagando esse preço. Tava muito mais feliz usando o Eagle.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 20 Mar 2010 14:31

vc roda o expedition no unix ou windows?

o unico software EDA q eu vi dar problemas em unix eh o ISE da xilinx, mas provavelmente pq estou usando uma versao um pouco antiga e ainda tem arestas de ter sido mal portado do windows.

ontem comecei um curso com o ic studio da mentor e nao foi muito diferente do que eu jah esperava. ele roda veloz tanto na rede local quanto tunelando o display X remotamente via internet:

http://sites.google.com/a/darklife.org/ ... edirects=0

no inicio a galera apanhou um monte e muitos desistiram hehehe mas na verdade eh pq estavam fazendo simulacoes sem nexo e muito longas, algumas demoraram 50 minutos para rodar!

depois q cheguei em casa, acessei remoto e refiz tudo passo a passo, corrigindo as mancadas, daih as simulacoes passaram a rodar em menos de 1 segundo... agora eh soh mandar para a TSMC fazer o chip! :) hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Maia » 21 Mar 2010 09:41

Windows Vista e XP. Buga nos dois.
Maia
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 21 Mar 2010 13:03

Maia escreveu:Windows Vista e XP. Buga nos dois.

daih tem um fator importante: sistema operacional. nao costuma ser muito popular usar windows no caso de ferramentas EDA em geral.

exceto por uma empresa (onde usam mentor apenas para conferir esquematicos q vem de outras empresas), todas as outras q eu vi usarem mentor o fizeram em workstations ou servidores unix, tanto para PCBs quanto para ASICs, e nunca vi ninguem reclamando! quer dizer, estamos falando de situacoes onde os custos de um erro sao imensos. eu estou comecando a usar o ic studio da mentor apenas agora (com unix, claro) e a impressao foi muito boa, pois ateh o momento nao tive nenhum problema. e a comodidade de poder usar de qq lugar do mundo eh muito melhor do que eu esperava para um software cuja licenca esta presa em um servidor fixo.

comparativamente, posso citar o caso do ISE da xilinx, cuja versao para windows roda mal, muito mal. pense em algo que vai travar pelo menos uma vez nos proximos 60 minutos e que pelo menos uma vez por semana vai truncar todos os seus arquivos de trabalho, o que te obriga a fazer backups diarios. tudo isso por um erro de avaliacao: instalei uma versao antiga dele no windows e no linux. a versao do linux (um port inicial) dava muito mais pau ainda, fiquei com a versao windows e soh me ferrei! agora estou tentando migrar para o linux para me livrar dos problemas, vamos ver o que acontece... todo mundo me falou que a versao linux eh muito mais estavel.

se o ISE da xilinx realmente funcionar melhor no linux, soh vou confirmar um fato: windows soh serve para games! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Maia » 21 Mar 2010 19:50

Então é o caso de uma empresa desonesta. Se o SO é ruim e o programa não roda bem com ele pra que que vende então? Diz que só roda em UNIX e pronto. Não acredito que o problema seja do SO. Tenho vários outros programas EDA e outros, também bem pesados, e não tenho tido problema algum rodando no Windows.
Mas cada um tem suas experiências e opiniões.
Abraço,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 21 Mar 2010 22:44

hoje eu testei o ISE da xilinx o dia todo no linux e, ao contrario do irmao for windows dele, nao travou nenhuma vez. eu errei na avaliacao dele para windows pq testei em uma maquina virtual e ao que parece realmente nao funciona direito em funcao de bugs na maquina virtual. mas rodando em uma maquina dedicada com linux, funcionou muito melhor que no windows! :)

nem vou entrar nesse merito de desonestidade pq daih teriamos muito a discutir sobre desonestidade, imoralidade, falta de etica, corrupcao e outros podres que a microsoft acumula e que andam fazendo a alegria de muitos advogados por aih hoje em dia. melhor pensar nas vantagens que vc tem ao migrar para linux:

http://www.reichel.net/opensource/linuxtop10.html

ou, de forma um pouco mais comica:

http://www.whylinuxisbetter.net

lembrando que a melhor coisa no linux nem eh o preco, mas sim o fato de espelhar o melhor de 40 anos de tecnologia unix. acho que o negocio do windows definitivamente eh games e olhe lah! :)

Maia escreveu:Então é o caso de uma empresa desonesta. Se o SO é ruim e o programa não roda bem com ele pra que que vende então? Diz que só roda em UNIX e pronto. Não acredito que o problema seja do SO. Tenho vários outros programas EDA e outros, também bem pesados, e não tenho tido problema algum rodando no Windows.
Mas cada um tem suas experiências e opiniões.
Abraço,
Maia
msamsoniuk
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )