Layers

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Layers

Mensagempor Larissa » 14 Mar 2011 14:51

Eu terminei de fazer as ligaçoes no pcb, agora vou fazer as layers e gostaria de algumas dicas de qual layer usar , pois é a minha primeira placa. Na minha placa faço uso de vias e duas cores de linha, duas layers seria o ideal?qual a melhor?
Larissa
Nibble

Mensagempor chrdcv » 14 Mar 2011 15:40

Penso que seria justamente o contrário Larissa, primeiro defina quantos layers utilizar (geralmente usam-se pares), depois de decidir quantos layers, juntamente com quais camadas serão legadas o plano de referências (terra digital, analógicos, etc) e alimentação é que se começa a "popular" o PCB (caso manual ou o estabelecimento de regras no SCH para que a mesma possa ser populada segundo critérios estabelecidos). Somente após começa o roteamento manual e/ou automático.
chrdcv
Dword

Mensagempor Larissa » 14 Mar 2011 15:56

mas há algum problema se eu fizer ao contrario?
Larissa
Nibble

Mensagempor xultz » 14 Mar 2011 17:46

A decisão de quantos layers vai ter placa depende de vários fatores.
O primeiro é o custo: se tua placa tem uma restrição severa de custo, a tendência é tentar de todo jeito fazer em um layer só. Prá isso, a placa precisa primeiro ser simples (usando componentes complexos pode tornar impossível o roteamento), e ela tende a ter uma dimensão maior.
Se o custo não é super hiper problemático, e você tem restrição de tamanho (ou seja, a placa precisa ser o menor possível), aí você vai fazer com pelo menos 2 layers (também chamado de face dupla).
Agora, se tua placa é muito densa, com componentes SMD muito pequenos e você tem uma restrição de tamanho muito grande, aí tua placa vai ter que ter pelo menos 4 layers (sendo dois layers externos, que ficam nas faces visíveis da placa) e mais dois layer internos.
Então, é um jogo de custo x tamanho. Quanto mais layers você tiver, fica mais fácil de rotear, mas a placa fica muito mais cara, e rotear em face simples é uma arte que pouca gente topa fazer.
Assim, como esta é a tua primeira placa, é 99% de chance que face dupla seja suficiente para você (ou seja, somente top e bottom).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )