altium x 3D

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

altium x 3D

Mensagempor rcakto » 04 Out 2011 13:38

seguinte, baixei no site da samtec um arquivo 3D para por no altium, mas os formatos sao .igs, .step e .x_b .... alguem saberia me dizer o que eu faco agora para colocar na minha lib que estou criando??
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 04 Out 2011 16:49

Use o .step.
Você precisa adicioná-lo no footprint do bicho. Dentro do editor do footprint, visualizando em 2D, clica P B (de Place Body), seleciona Embed STEP, acha o arquivo e cola no desenho. Muda prá 3D e veja se precisa ajustar a posição.
Tem uma video aula no site do Altium que explica bem certinho como fazer esse processo.
Geralmente esses arquivos step dos fabricantes vêm sem cor, e aparecem cinza ou branco no Altium. Se quiser colorir, abre o step no SolidWirks, aplica cores às faces e salva como .step de novo e coloca de novo no footprint.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 05 Out 2011 01:35

rapa... suei mas concegui... tinha de apertar o 3 e mudar o angulo do objeto.. mas fico perfeito agora...
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 08 Out 2011 19:48

Bom... achei um site com muitos modelos 3D de alguns fabricantes... tem de componente de eletronica a parafusos... parece mais para ser utilizado no Solidwork, mas a maioria dos arquivos são .step

www.3dcontentcentral.com
rcakto
Word

Mensagempor rocknroll » 14 Out 2011 22:57

Rcakto,

Existem basicamente 2 formas de trabalhar com arquivos STEP no Altium.

Primeira

A primeira opção é utilizar uma antiga ferramenta disponível desde o Protel, que é a Legacy 3D. Neste método, você poderá criar um biblioteca 3D e quando criar o componente na biblioteca do esquematico, pode além do footprint, definir os objetos 3D (dentro da biblioteca) que podem associar-se com este componente.

A vantagem deste método, é que você pode associar diversos objetos 3D a um único componente, permitindo que vc escolha entre as opções disponíveis. EX: Leds de diferentes cores, cristais comuns ou Low profile, etc. Vc poderá selecionar os componentes assim como seleciona diferentes footprints.

Outra vantagem é que você terá um biblioteca 3D, facilitando o gerenciamento dos objetos.

Através do Legacy é possivel exportar o arquivo da Placa e os componentes usados para STEP, permitindo assim a integração com software como o SolidWorks. É possível inclusive exportar as trilhas e serigrafias, porém o resultado deixa a desejar e convenhamos que tais exportações não são necessárias. Componentes, placa e furos, já são suficientes para qualquer profissional trabalhar.

Segunda

A seguda forma surgiu nas últimas versões do Altium Designer, Q é a opção apertando a tecla número 3.

Diferente da opção acima, esta não usa uma biblioteca. Você deve adicionar os objetos STEP durante a elaboração do Footprint. O objeto é classificado como Component Body e deverá ser inserido em um layer mecanico.

A grande vantagem deste método é que o Altium poderá usar este objeto STEP para definir as áreas de placement dos componentes, evitando assim a colisão de componentes. Esta colisão é configurável através das Regras de layout.

Outra vantagem deste método é a qualidade visual. No método anterior, a exibição da placa em 3D é fraca (gráficamente). Nesta opção é possível exportar um pequeno vídeo com diferentes vistas de sua placa.

Outra vantagem deste método é a opção de inserir objetos STEP externos. Isso é muito legal quando você tem que considerar caracteristicas de onde a placa será inserida. Você pode importar, por exemplo, o gabinte onde a placa será alocada e com isso verificar o correto posicionamento dos componentes.

Quando tratamos de componentes, o objeto será inserido como "embutido", ou seja, uma vez inserido no componente, você não precisará do arquivo STEP fonte evitando eventuações quebras de links.

Já para objetos STEP externos, são inseridos de forma linkada, ou seja, se você deletar o arquivo STEP de origem ocorrerá um erro. Mas isso tem seus motívos, a ídea de utilzação de arquivos STEP externos é principalmente para verificações mecanicas, onde caso haja uma alteração no arquivo de origem (linkado) o Altium lhe avisará sobre a mudança e permitira que você atualize os objetos externos modificados.

Uma desvantagem deste método é o tamanho final da sua biblioteca. Como os arquivos STEP constumam ser detalhados, facilmente sua biblioteca passará da casa dos MB. Atualmente estou criando uma biblioteca que todos os footprints tem seu correspondente STEP e já passei da casa dos 20MB.

Procurei alguns links na internet para que você possa visualizar os dois métodos, porém não encontrei versões de imagem geradas pelo Legacy.

De qualquer forma você pode fazer um teste rápido. Abra uma placa sua aperte o botão 3 e veja o resultado. Para ver o legacy, procure em Tools>Legacy Tools> Legacy 3D View (em versões mais novas). Nas versões mais antigas do Altium, acho que esta opção está no menu View.

Quaquer dúvida é só falar. Espero ter ajudado.

Abraço

PS: Uso o site que você citou a muitos anos e hoje encontramos uma vasta gama de componentes eletrônicos em 3D com ótima qualidade.
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor rcakto » 15 Out 2011 00:13

rocknroll, vlw, nem sabia da existencia do legacy, mas estou fazendo a minha propria lib com o footprint e o step junto... so preciso do 3D caso seja necessario ter uma ideia de como ira ficar visualmente a placa....

eu so to apanhando para saber como faco para especificar ma distancia exata... tipo, o indutor tem de estar a 10cm da fonte.... a trilha de alimentação tem de ficar a 7cm de distancia de um determinado barramento.....
rcakto
Word

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )