por xultz » 30 Abr 2013 15:41
Bom, então vou supor que você não manja entende nada...
A primeira coisa a fazer é adicionar mais camadas na tua placa. No Altium, com a placa na tela, clica com o botão direito e seleciona "Options -> Layer Stack Manager"
Vai abrir uma janela, onde provavelmente vai mostrar um desenho de uma placa em perspectiva representando somente o Top e o Bottom. À esquerda do desenho, vai estar escrito "Top Layer ->" e embaixo "Bottom Layer ->". Clica em "Top Layer" (para selecionar), e clica no botão "Add Layer" duas vezes, e você vai ver que ele adicionou duas camada no meio da placa. Clica Ok.
De volta à janela de roteamento do Altium, veja abaixo as abas de camadas. Observe que entre a aba Top Layer e Bottom Layer, há duas abas chamadas Mid-Layer 1 e Mid-Layer 2. Da mesma maneira que você usava o Top e Bottom para rotear, agora pode usar ais estas duas camadas, igualzinho que nem você sempre fez. Se você quiser fazer uma placa com ainda mais layers, ao invés de ter clicado duas vezes no botão Add Layer, bastava ter clica mais vezes. Quase sempre as placa são feitas em numero par de camadas, mas eu já fiz placa com 3 camadas apenas (Top, Bottom eu um Mid), mas isto é exceção, o normal é a placa ter 4, 6 8 camadas e assim por diante. Observe que quanto mais camadas, mais cara ela fica.
Quando você gerar os arquivos gerber, o arquivo das camadas interiores se chamam *.G1, *,G2 e assim por diante.
O básico é isso, se quiser dicas de estratégias de roteamento multilayer, é só perguntar.
De nada.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.