por xultz » 31 Out 2010 23:04
Não tem mistério, se tiver um plano numa net (por exemplo, GND) numa face e tiver outra embaixo desta, de mesma net, basta chamar P V (Place Via), aperta TAB se quiser mudar a dimensão dela, e coloca no lugar que desejar. Ela vai deixar tudo verde enquanto não clicar (porque a via não tem net associada, a menos que você especifique qual é apertando TAB, mas isso é muito chato), mas assim que clicar ela deixa de ficar verde, assume a net do polígono e fica tudo certo.
Tinha um comando para colocar várias vias de uma vez, a uma distância especificada entre elas, mas não achei mais este comando, acho que nem tem mais, porque ele não faz muito sentido mesmo. Eu acho melhor colocar na mão, nos locais que acho mais adequando.
Eu sempre marco a opção "Complete tenting" nestas vias para fechar a máscara de solda, na placa ela mal aparece, fica só o furinho ligando os planos.
Uma boa dica para ver como a placa vai ficar a respeito destas opções é ver a dita em 3D (é só apertar a tecla 3 que ele vai prá 3D, e 2 volta prá 2D). Prá que isso fico legal, redefina o board shape para ficar bem no entorno da placa (Design -> Board Shape -> Redefine board shape). Eu fiz um esquema de cores que ficou bem realista. Para isso, vendo a placa em 3D, clique na tela L para abrir a janela de layers, clique na cor do Core e selecione preto, e puxe o slide de Opacity todo prá direita. Mude o top e solder mask para verde (eu gosto do 222), e deixe o Opacity mais ou menos em 60% prá direita. Eu deixo o copper amarelo mesmo, mas se quiser escolher um cinza claro prá ficar parecido com estanho, fique a vontade. E se quiser mudar a cor do silk, fica a critério também. Dessa forma, a placa fica bem realista em relação ao que vai ser fabricado.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.