CONEXAO DOS 2 PLANOS DE TERRA

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

CONEXAO DOS 2 PLANOS DE TERRA

Mensagempor tcpipchip » 30 Out 2010 18:37

Durante a colocação do polygon pour, como faço para ele ligar os 2 planos de terra com vias no ALTIUM ?
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Re: CONEXAO DOS 2 PLANOS DE TERRA

Mensagempor andre_luis » 31 Out 2010 10:15

A simples nomeação dos planos com o mesmo nome não funciona ?
No Protel99 eu faço desse jeito.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 31 Out 2010 10:43

Cortar uma PCI virgem (ainda existe?) em 6 partes e
fazer uma caixinha blindada fica ótimo
Dupla face melhor ainda

Mas, plano de terra ...

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rcakto » 31 Out 2010 11:21

djalma, acredito que voce conheca como malha de terra, ja escutei falarem com os 2 nomes, tanto plano como malha de terra...

malz tcpip, mas não concegui usar o ALTIUM direito.. ate que fiz o esquema certinho, mas nunca descobri como converter o esquema para PCB igual no eagle... so se tivese de fazer do ZERO a placa.. 2 trabalhos não da...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor tcpipchip » 31 Out 2010 13:32

no proteus, protel 99, orcad e eagle funciona otimo! mas é bom saber no altium....
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 31 Out 2010 23:04

Não tem mistério, se tiver um plano numa net (por exemplo, GND) numa face e tiver outra embaixo desta, de mesma net, basta chamar P V (Place Via), aperta TAB se quiser mudar a dimensão dela, e coloca no lugar que desejar. Ela vai deixar tudo verde enquanto não clicar (porque a via não tem net associada, a menos que você especifique qual é apertando TAB, mas isso é muito chato), mas assim que clicar ela deixa de ficar verde, assume a net do polígono e fica tudo certo.
Tinha um comando para colocar várias vias de uma vez, a uma distância especificada entre elas, mas não achei mais este comando, acho que nem tem mais, porque ele não faz muito sentido mesmo. Eu acho melhor colocar na mão, nos locais que acho mais adequando.
Eu sempre marco a opção "Complete tenting" nestas vias para fechar a máscara de solda, na placa ela mal aparece, fica só o furinho ligando os planos.
Uma boa dica para ver como a placa vai ficar a respeito destas opções é ver a dita em 3D (é só apertar a tecla 3 que ele vai prá 3D, e 2 volta prá 2D). Prá que isso fico legal, redefina o board shape para ficar bem no entorno da placa (Design -> Board Shape -> Redefine board shape). Eu fiz um esquema de cores que ficou bem realista. Para isso, vendo a placa em 3D, clique na tela L para abrir a janela de layers, clique na cor do Core e selecione preto, e puxe o slide de Opacity todo prá direita. Mude o top e solder mask para verde (eu gosto do 222), e deixe o Opacity mais ou menos em 60% prá direita. Eu deixo o copper amarelo mesmo, mas se quiser escolher um cinza claro prá ficar parecido com estanho, fique a vontade. E se quiser mudar a cor do silk, fica a critério também. Dessa forma, a placa fica bem realista em relação ao que vai ser fabricado.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 01 Nov 2010 18:53

Ok, farei manualmente. So falta isto. Obrigado.
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 03 Nov 2010 09:04

Uma pergunta XULTZ...voce cria um terra analogico para o chip ethernet / rj45 ou usa o mesmo terra digital do processador principal ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 03 Nov 2010 09:18

Fiquei curioso agora.

Por acaso, acabei de finalizar uma placa super lotada de componentes onde na versão anterior o único plano GND isolado era o ETH, e acabei decidindo ( baseado na intuição ) incorporá-lo ao plano GND geral.

Será que existe alguma característica nessa transmissão que gere muito ruido eletro magnético ? Será ainda que o GND da ETH deve ser isolado ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 03 Nov 2010 09:43

Eu ja fiz umas 7 placas diferentes com ethernet...nunca tive problemas...mas....com o DM9161AEP eu nao sei....entao optei por o terra comum por historico...
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 03 Nov 2010 18:30

Eu nunca desenvolvi para ethernet, mas se disser que chip usou posso dar uma olhada na solução.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )