placas muiticamada

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

placas muiticamada

Mensagempor cortex » 03 Mar 2011 21:58

Olá pessoal! eu utilizo o eagle para desenvolvimento de meus projetos, e sempre me atendeu muito bem até hoje. mas agora com microcontroladores de muitos pinos preciso desenvolver placas multicamadas, qual o melhor programa para desenvolver placas multi camadas? como é o desenvolvimento? primeiro faço o roteamento de todas as vias depois o programa roteia automaticamente as trilhas? como é feito o processo de desenvolvimento de placas com varias camadas??

obrigado!
cortex
Byte

Mensagempor dreher » 04 Mar 2011 08:26

Eu ja trabalhei numa empresa que usava placas multicamadas. Elas eram desenhadas no eagle mesmo. o projetista la utilizou 1 layer interno para GND e 1 para 5V, e os layers externos para sinais. era uma placa bem particular, pois tinha uns 5cmX1m, ai precisava de sinais de alimentação muito bons na extremidade, e com trilhas a tensão chegava em 4V. Para desenhar no eagle ele renomeou o layer 2 para GND e o 15 para VCC. E quando gerou os gerber, avisou la na empresa que ele mandou fazer que eram multilayers. Na versão nova do eagle ja vem um job para gerar os gerbers de placas com 4 layers.
dreher
Byte

Mensagempor cortex » 04 Mar 2011 08:46

valeu dreher!! no caso, existe algum programa que desenha o circuito automaticamente a partir do roteamento? ja tentei no eagle mas fica uma porcaria e ele não roteia tudo. Se é assim que se faz penso eu, ou tenho que fazer mesmo tudo na unha?
cortex
Byte

Mensagempor xultz » 04 Mar 2011 09:01

Tem programas que autoroteiam bem, como o PADS da Mentpr Graphics, mas eles custam uma fortuna.
Programas barartos como o Eagle ou Altium têm um autoroteador que é completamente inútil.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor cortex » 04 Mar 2011 09:22

pois é xultz já tentei fazer no eagle ficou uma bosta, sem falar que ele é burro não consegue rotear tudo, só para placas pequenas bem simples! o jeito vai ser fazer na unha mesmo! afemaria!!
cortex
Byte

Mensagempor andre_luis » 04 Mar 2011 09:23

cortex,

Eu pessoalmente não gosto de utilizar o autorouter dos CADs de design de Layout.
As placas que já vi sendo feitas assim, sempre apresentavam alguma inconsistencia, seja devido á falta de configuração pelo desenhista, seja pela decisão do programa por um caminho esquisito para a trilha.

Existem roteadores profissionais que custam muito caro, mas é necessário muita experiencia do camarada para configurar e confiar na lógica de decisão do programa.

Se sua placa possui barramentos de alta frequencia, relês, potencia, clocks, analógicos, sugiro voce mesmo routeá-la.

Sobre a decisão de fabricar em multicamadas, vai depender da sua avaliação acerca da densidade de conexões.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor cortex » 04 Mar 2011 09:33

andré,

a duvida é mesmo por buscar o conhecimento, vejo o pessoal falando em placas de 8 camadas, e pensava que o camarada num desenhou tudo isso na unha, mas pelo jeito sim, hehe! vou ficar com minhas placonas dupla face mesmo!kkkk
cortex
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )