por xultz » 23 Mar 2011 17:44
Bom, vou dizer como eu faço, mas não sei se é o certo.
Eu crio o esquemático colocando as coisas nos devidos VCCs e GNDs. E não interligo um no outro. Porém, antes de começar a rotear, eu estabeleço uma estratégia de ligação desses fulanos, geralmente eu interconecto-os bem perto da fonte de alimentação, mas isso pode variar. Por exemplo, se pegar um AD de instrumentação, interessante ter um AGND e um AVCC para a parte analógica da medição e um DVCC e DGND para a parte digital, e essas alimentações devem se encontrar debaixo do AD.
Tendo a estratégia na cabeça, eu desenho a placa deixando as referência sem conexão uma com a outra. Depois que a placa está inteirinha roteada, eu mudo no esquemático e conecto os VCCs e GNDs, faço a conexão no ponto que previamente tinha imaginado, gero os gerbers e saio correndo pro bar.
Quanto a usar os planes, há várias correntes de pensamento. A mais tradicional e repartir tudo: no plane de GND, tem uma área para o analógico e uma parte para o digital, e assim por diante. Porém, já vi um outro texto condenando esta prática, defendendo que muito mais importante que fracionar o plano, é tomar cuidado com o caminho que a corrente faz para sair da fonte até um componente, a corrente de retorno não toma o caminho mais curto, ela faz o caminho exatamente embaixo da trilha de alimentação. Neste caso, o placement faz muito mais diferença do que o jeito que é desenhado o plane.
Ou xeja, essa é uma pergunta sem resposta direta, só uma análise mais cuidadosa do teu projeto prá te dizer qual a melhor estratégia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.