Altium Designer - Componentes e Bloco de Componentes

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Altium Designer - Componentes e Bloco de Componentes

Mensagempor rocknroll » 22 Jun 2012 10:03

Senhores,

Tenho um módulo Wifi e estava criando o componente no Altium.

O problema é que este módulo vem com uma barra de pinos e não poderá ser soldado na placa, e neste caso terei que colocar um conector femea e um torre para conectar e fixar este componente na placa.

Ai veio um detalhe... Como terei que inserir este outro conector e a torre, não posso criar um footprint ou coponente único já contendo tudo, porque vou ter problemas para gerar a BOM.

Preciso que o conector femea, a torre e o módulo em si, saiam como itens separados na BOM.

Eu sei que posso criar um simples conector e depois inserir o módulo e a torre como itens mecanicos e com isso sairiam na BOM... O problema é que isso gera uma possibilidade de erro, uma vez que ambos poderiam ser esquecidos e não estarem presentes no esquema elétrico.

Existe alguma forma de criar um bloco de compoentes que eu insira 3 componentes nele e possa inserir este bloco no meu esquema?

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor xultz » 22 Jun 2012 10:24

A única ideia que me vem à cabeça é criar um esquemático na hierarquia. No Altium, você pode criar um esquemático, e transformar ele num componente. É muito útil quando você tem um bloco de circuito que se repete várias vezes na placa. Se pensar sob o ponto de vista de um código-fonte, ele é uma sub-rotina. Nesse esquema você colocaria o módulo, o(s) conector(es), a torre, parafuso, porca, etc. E joga para fora do esquemático todas as linhas do módulo. No teu esquema principal, você usa esse esquemático como se fosse um componente.
O chato é que tem que lembrar que sempre que for usar este módulo, deve inserir o esquemático hierárquico, e não a peça da biblioteca. É uma solução meio jaguara, mas funciona.
No site do Altium tem um vídeo, procura por hierarchical que você acha, ele mostra como fazer esse trem.

Afora isso, não consegui pensar em nada mas prático.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rocknroll » 22 Jun 2012 10:59

É cara, complicado...

O F*** é que uso este módulo em alguns projetos e neste caso ter que inserir cada componente as vezes enche o saco...

Estou vendo que é mais facil criar uma folha de esquema para cada módulo, salva-las como arquivos separados e dar um Ctrl+C Ctrl+V quando precisar... rs

Valeu pela ajuda, vou dar uma estudada na sua sugestão.
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Re: Altium Designer - Componentes e Bloco de Componentes

Mensagempor andre_luis » 22 Jun 2012 21:38

Uma possibilidade que já usei num outro programa, era "congelar" os componentes na placa.
Nunca usei em placas superpostas, mas acreio que funcione, e se tiver essa opção no Altium, saira na mesma BOM.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )