Página 1 de 1

TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 19 Fev 2018 16:52
por brasilma
Hello Colleagues,

Sempre desenhei minhas PCIs no Tango, porem isto está ficando um pouco complicado, instalei então o PCAD 2006.

No Tango minha produtividade era muito grande devido as sequencias de teclas para todas funções que sabia.

Ainda não consegui o mesmo resultado no PCAD :-(

Alguém já passou por isso? Qual foi o caminho?

Obrigadúuuuuuuuu

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 19 Fev 2018 19:51
por andre_luis
No Tango minha produtividade era muito grande devido as sequencias de teclas para todas funções que sabia.


Também sinto saudade desse "recurso", mas é só isso. Rapaz, isso é como comparar 2 maquinas de escrever elétricas na década 80 quando já havia sido lançado o computador pessoal. Olha, se aceitar minha sugestão, esqueçe essas opções aí; se for pra manter compatibilidade com XP, vai de Protel99, que já nasceu no Windows, é fácil de aprender e possui boa parte do DNA do Altium que é a bola da vez. Eu xinguei muito meu ex-chefe que em 2003 nos obrigou a migrar do Tango para o Protel, mas depois agradeçi, foi um ganho de produtividade fenomenal.

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 19 Fev 2018 21:32
por brasilma
Valeu André, estou estudando a questão!!!

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 19 Fev 2018 21:55
por KrafT
Não te arrependerás. Altium leva uma semana para carregar, mas é uma p* ferramenta (Desde que as bibliotecas sejam bem feitas).

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 20 Fev 2018 08:08
por mrgadotti
Comecei com Proteus e fui na sequência para Eagle seguido do Kicad. No trabalho estão usando Altium e acabei aprendendo o básico com meus colegas, tirando o $$ da licença :? é a melhor opção do mercado.

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 20 Fev 2018 08:13
por xultz
Eu uma vez cheguei à conclusão que é mais fácil e menos doloroso trocar de sexo do que trocar de software. Eu fiz MUITOs projetos usando gEDA e o PCB em Linux, eu era literalmente fluente nestes dois programinhas, conhecia absolutamente todos os cantinhos dos dois programas. Mas comecei a trabalhar numa empresa que usava Altium, e passei algumas semanas migrando. Hoje eu nem sei como começar um projeto no gEDA, nem sei se ele ainda existe. O Altium é uma ferramenta sensacional, é grande, tem milhares de opções, mas vale muito a pena dominá-lo.
Depois, fiz um curso de SolidWorks, no começo achei o negócio extremamente esquisito, mas depois que peguei o espírito da coisa... fiquei meio que viciado. Hoje, qualquer projetinho por mais simples que seja, eu sempre uso essa dupla dinâmica. Hoje eu paro e penso em projetos que fiz no século passado e penso "como consegui fazer isso sem Altium e SolidWorks?".

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 20 Fev 2018 08:34
por mrgadotti
Até já vi o pessoa na UFSC utilizando ferramentas online para fazer o layout de pcb como EasyEDA e Upverter... :shock:

Re: TANGO PCB x PCAD 2006

MensagemEnviado: 20 Fev 2018 16:00
por chrdcv
xultz escreveu:Eu uma vez cheguei à conclusão que é mais fácil e menos doloroso trocar de sexo do que trocar de software.


Que bom que vc se aceita agora "xultz" e que descobriu todo o teu potencial como transgênero!

Brincadeiras a parte, cheguei a utilizar o Altium9 ~ 10 durante cerca de 3 anos (de 2012 a 2015), e consegui fazer placas complexas, de oito layers, impedância controlada, barramentos de alta velocidade para DDR2, etc... Foi realmente surpreendente a curva de aprendizado e colocar em prática tudo o que era necessário para o projeto. A criação de regras e verificação das mesmas era uma coisa que sempre prezava, visto que diminuía e muito a chance de problemas futuros por inconformidades. Não cheguei a fazer integração com o Solidworks pq. não tenho experiência com projetos mecânicos e também pq. na empresa onde trabalhava, só tinha máquinas velhas -- imagina trabalhar no Altium utilizando uma máquina Core2 Duo, com 4GB de RAM e monitor CRT de 17". Era uma completa desgraça... mas como tinha que trabalhar, aceitei. Como diria uma prestadora de serviços sexuais conhecida: "pagando bem, que mal tem?".

Agora, presto mais serviços na área de software então, não uso mais Windowns (não tenho nádegas contra, apenas acho mais prático e fácil usar GNU/Linux). Entretanto, tem momentos em que quero fazer pequenos projetos de hardware e fico pensando em utilizar o kicad, principalmente agora pelo fato do mesmo ser mantido pelo pessoal dos laboratórios do CERN... Acho que vou começar a ver alguns vídeos no youtOba para aprender o mínimo...