Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 06/04/2006 : 15:19:53
--------------------------------------------------------------------------------
Gostaria de maiores esclarecimentos sobre a criação de novos componentes no Eagle. Estou precisando criar o símbolo e o encapsulamento de dois componentes, um microcontrolador e um circuito tensão de referência. As dúvidas são as seguintes:
1 - Fiz os procedimentos para a geração do novo componente. Criei o simbolo, criei o encapsulamento e depois "Device". No entanto, quando adiciono o símbolo do componente no esquemático o mesmo possui a descrição PS1...PS7 em seus terminais. Como faço para substituir essa descrição por outra?
2 - Como o encapsulamento do microcontrolador é um DIP8, seria possível aproveitar o encapsulamento de outro componente já implementado? Como fazer?
Desde já agradeço,
Wesley
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 06/04/2006 : 15:51:04
--------------------------------------------------------------------------------
Ola Nitron / Wesley
1) Para mudar os nomes dos terminais, você deve escrever os nomes desejados em SYMBOL utilizando o comando NAME.
2) Para copiar um encapsulamento para sua biblioteca, faça da seguinte forma:
a) Abra a sua biblioteca.
b) Utilizando o CONTROL PANEL do EAGLE, "navegue" pelas bibliotecas até achar o encapsulamento desejado.
c) Clique com o botão direito sobre o encapsulamento e selecione COPY TO LIBRARY.
RAWeigel
RJ
Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 08/04/2006 : 00:36:52
Infezlimente não obtive sucesso. Quero copiar somente o "Package" e não toda a biblioteca. Se alguém puder ajudar.
Desde já agradeço
Wesley
Maurício
Conselheiro
Brazil
1512 Posts Posted - 09/04/2006 : 19:19:59
digamos que vc queira copiar um encapsulamento que está na biblioteca 74xx-us, por exemplo.
abra a biblioteca através do painel de controle e abra o componente que vc quer copiar.
no botão DISPLAY, selecione ALL, ae com a ferramenta GROUP selecione o componente; com a ferramenta CUT (a tesoura), clique com o botão direito sobre o componente.
feche a biblioteca, abra a de destino e "cole" o componente nesta biblioteca com o botão PASTE. pronto!
isso daí é o que eu faço. ainda não arrumei método melhor.
[]'s
RETI.
MSN: maucsa@hotmail.com
"Amigos vem, amigos vão. Inimigos se acumulam."
Edited by - Maurício on 09/04/2006 19:24:21
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 10/04/2006 : 08:08:20
Olá Nitron,
O processo descrito pelo maurício também é valido, porém veja se com a figura abaixo fica mais fácil enteder o que eu expliquei.
http://img87.imageshack.us/my.php?image=neweagle7yo.jpg
RAWeigel
RJ
Maurício
Conselheiro
Brazil
1512 Posts Posted - 10/04/2006 : 15:34:30
ah, RAWeigel!!
blz !!!
esse seu método ae é muito mais melhor de bão !!
agora é que eu saquei !! a minha versão aqui é a 4.09, por isso que não tinha esse comando ae !!
eu não consigo fazer isso dae que vc faz !!! ehehehehhe
[]'s
RETI.
MSN: maucsa@hotmail.com
"Amigos vem, amigos vão. Inimigos se acumulam."
Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 20/04/2006 : 00:28:15
Continuo tentanto, mas ainda não consegui.
"a) Abra a sua biblioteca.
b) Utilizando o CONTROL PANEL do EAGLE, "navegue" pelas bibliotecas até achar o encapsulamento desejado.
c) Clique com o botão direito sobre o encapsulamento e selecione COPY TO LIBRARY."
Até aqui tudo bem. Agora, ao copiar essa biblioteca deverei colar na área de trabalho aonde estou fazendo o encapsulamento?
Acredito que esteja faltando algum detalhe. Não seria melhor eu copiar umas das bibliotecas com o encapsulamento desejado renomear o arquivo, modificar o símbolo e fazer as novas conexões?
Desde já agradeço
Wesley
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 20/04/2006 : 08:14:35
Nitron,
Acho que o único detalhe que falta é voltar a sua biblioteca (passo A) e confirmar que o novo encapsulamento está lá. Depois é só ir em DEVICE e fazer a conexão dos terminais.
O Mauricio disse que na versão 4.09 não tem este procedimento. Qual versão que você está usando?
RAWeigel
RJ
Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 20/04/2006 : 17:27:34
A minha versão é a 4.15 freeware.
Da primeira vez:
1 - Abre a minha biblioteca;
2 - Naveguei pelo CONTROL PANEL do EAGLE e selecionei a biblioteca desejda;
3 - Retornei à área de trabalho onde estava montando o encapsulamento e tentei "colar";
4 - Ocorreu um erro. Não me lembro da mensagem.
Da segunda vez:
1 - Abre a minha biblioteca;
2 - Naveguei pelo CONTROL PANEL do EAGLE e selecionei a biblioteca desejda;
3 - Retornei à área de trabalho onde estava montando o simbolo e tentei "colar";
4 - No entanto, copiou tanto o encapsulamento quanto o simbolo da biblioteca desejada.
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 21/04/2006 : 09:25:30
Haaaaa!
Acho que está faltando clicar no lugar certo.
Vamos utilizar a figura de alguns "Posts" acima como exemplo.
Quando você abre uma biblioteca, a "V-REG-MICREL.LBR" como no exemplo, encontramos primeiro a estrutura do "DEVICE" onde temos o "PACKAGE" e o "SYMBOL". Repare que o ícone ao lado parece 4 portas lógicas.
Mais em baixo, onde o ícone parece um CI é onde está somente o "PACKAGE".
É este que você tem que copiar.
RAWeigel
RJ
Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 21/04/2006 : 20:19:50
Agora eu entendi. Estava tentando copiar o ícone em que aparece as 4 portas lógicas. Mas um problema ainda persiste. A opção "COPY TO LIBRARY" está desabilitada no meu Eagle.
Wesley
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 22/04/2006 : 08:12:35
Olá Nitron,
Você está com a "SUA" biblioteca "aberta"?
RAWeigel
RJ
Nitron
Aprendiz
Brazil
32 Posts Posted - 22/04/2006 : 22:18:10
Até que em fim deu certo. RAWeigel, gostaria de te agradecer pela paciência que você teve comigo. Não acredito que uma coisa tão fácil se tornou tão dificil.
Mais uma vez, obrigada.
Wesley
RAWeigel
Aspirante
Brazil
177 Posts Posted - 23/04/2006 : 17:02:49
quote:
Mais uma vez, obrigada.
Wesley
Por nada. Só não deixe o Eagle te levar a loucura (hehehehe).
RAWeigel
RJ